O anúncio faz parte de uma série de ações sustentáveis da têxtil ligadas ao cuidado com as águas
Para comemorar o Dia Mundial da Água (22 de março), a Santista Jeanswear, alinhada cada vez mais com a sustentabilidade, promove suas ações ligadas ao cuidado com os recursos hídricos, como a retirada total da anilina no tingimento índigo, entre outras ações que visam processos mais sustentáveis.
“Nossos denims são totalmente isentos dos compostos químicos perigosos, com o novo tingimento Zero Anilina. Desta forma, eliminamos seu envio à estação de tratamento de água e contribuímos para a redução dos riscos aos trabalhadores e consumidores finais. Reforçando o cuidado e responsabilidade com o planeta e às gerações futuras”, explica Sueli Pereira, Gerente de Comunicação e Moda da Santista Jeanswear.
A Santista também integra o programa ZDHC (Zero Discharge of Hazardous Chemicals), o Programa de Descarte Zero de Produtos Químicos Perigosos, uma iniciativa que busca eliminar o descarte de tóxicos, como ftalatos, metais pesados e fenóis, no meio ambiente. Realizando toda a gestão de produtos químicos através do reaproveitamento de soda e banhos de tingimento, reduzindo o descarte.
Além do Zero Anilina, a marca possui diversas iniciativas de manutenção da qualidade e economia de água. O projeto Acquasave® atinge uma redução de aproximadamente um milhão de litros de água por dia. Ainda no tratamento de efluentes, a empresa devolvea água mais limpa do que quando captada. A estação de tratamento de efluentes (ETE), presente na fábrica de Americana, é referência para a Cetesb, já que a estação devolve ao Rio Piracicaba água com remoção de 99% de carga orgânica processos biológicos e acima do índice estabelecido pela legislação ambiental vigente.
Outro fato interessante é a remoção de cor no efluentes, não estabelecida por lei no estado de São Paulo, mas praticada pela empresa, que estabelece como padrão de controle interno a remoção de 95% de resíduos na cor do efluente devolvido ao meio ambiente.