Primeira edição da Amarê Fashion aconteceu entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro com desfiles, salão de negócios, talks, palestras, concurso e shows musicais
Foto: DuuO / Edmar Wellington (Sebrae)
A primeira edição da AMARÊ (amarelo + ipê) FASHION – Semana da Moda Goiana, evento realizado entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, trouxe uma grande visibilidade à moda goiana, além de ter gerado grandes negócios aos participantes. Realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Sistema Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio GO) e Governo de Goiás. A Rodada de Negócios do evento estima movimentação de cerca de R$ 29,3 milhões, gerou 454 oportunidades de novos negócios, e contou com a presença de 85 empresas participantes. Cerca de 12 mil pessoas passaram pelo evento, que também recebeu representantes de países como Austrália, Itália e Estados Unidos, e de 11 estados brasileiros e Distrito Federal.
Os desfiles das treze marcas participantes e os três exclusivos com marcas do Mega Moda Park, shopping de moda atacadista localizado no polo de moda da Região da 44, em Goiânia, também chamaram atenção pela alta qualidade das coleções na passarela, fazendo com que a sala de desfile ficasse lotada todos os dias.
As marcas Carmezin, Dornelas Moda Íntima, Glamurosa Plus Size, Duuo, Praxedes, Ópera Fashion Moda Evangélica, Sarau, Maia, Amari Lingerie, Departamento Jeans, Amarelo Mix e Manga Rosa se apresentaram no line up principal. Já nas entradas exclusivas do Mega Moda foram apresentadas as marcas: Loja Meia Três, Bella Cora, Nobreza, Monalisa, Vicencia, Gata Bronzeada, Ella Collections, Luli Pit, La Lure, Episódio, Controverso, Burguês, Tulipa, LAF, Meire Moraes, Kallyman, e Valentina Joias.
O Espaço Slow Fashion, composto pelas marcas autorais Jacobina, Praxedes, Sarau, Farei Jóias, Aline Veran, Luciana Brandão, Duuo Moda, Thear Vestuário, O Rato Roeu, Pitaia Limited, proporcionaram ao público participante a oportunidade de um contato direto com os estilistas e a chance de conhecer melhor a história de cada marca.
Com apoio da Associação dos Empresários da Região da 44 (AER44), Associação dos Produtores de Algodão de Goiás (AGOPA), Serviço Nacional da Indústria (Senai), Sistema das Organizações das Cooperativas Brasileiras/Goiás (OCB/SESCOOP/GO), shopping de moda atacadista Mega Moda Park e a marca Capricórnio, a AMARÊ FASHION também teve casa cheia nas palestras e talks promovidos desde a abertura com a comunicadora e empreendedora Camila Coutinho sobre “A influência da cultura de moda no fortalecimento do mercado” .
O fechamento da Semana da Moda Goiana foi celebrado com o show de encerramento com Seu Jorge no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O intérprete dos sucessos “Amiga da minha mulher”, “Burguesinha” e “Felicidade”, um dos artistas mais respeitados da Música Popular Brasileira no mundo, foi recebido por cerca de três mil pessoas, que lotaram e cantaram com ele seus sucessos. Vale reforçar que os ingressos se esgotaram em apenas 48 horas, resultando em uma arrecadação de quase sete toneladas de alimentos não-perecíveis.
ESTUDO SETORIAL – DESAFIOS E OPORTUNIDADES AO POLO DA MODA DE GOIÁS 2022
O Sebrae entregou dia 31/08, durante abertura do evento, o Estudo do Polo da Moda – DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O POLO DA MODA DE GOIÁS 2022, realizado com o objetivo de aprofundar as análises de posicionamento de mercado das confecções de moda do polo de Goiás e identificar oportunidades e desafios a partir do diagnóstico da competitividade da moda e confecções de Goiás.
O estudo contou com dados de inteligência de mercado, bem como com dados quantitativos com indicadores produtivos e de comercialização do polo de moda, comparando com os valores médios de mercado, contando ainda com ampla pesquisa, com uma amostra de 430 respondentes, junto aos confeccionistas produtores e compradores do polo de Goiás.
O estudo apresenta, dentre outros pontos, destaques como:
– Brasil: em 2021, o setor respondeu por uma produção que alcançou a casa dos cerca de R$ 150 bilhões de vendas B2B (vendas entre empresas). Esse valor representa um crescimento de 18,5% em relação a 2020 com mais de 6,2 bilhões de peças produzidas, um número 10,2% maior que em 2020;
– as empresas que possuem de 5 a 9 empregados representam 71,8% das unidades produtoras de vestuário em operação no país;
– em 2021, o crescimento da produção foi de +9,6% de vestuário em volume de peças;
– de 2017 a 2021, o e-commerce, como canal de distribuição, cresceu 163% em volume e 198% em valores;
– Goiás é o 7º maior produtor de vestuários do Brasil, sendo responsável por aproximadamente 75% da produção de toda região centro-oeste;
– o maior contingente de pessoal empregado (55%) está nas empresas que possuem até 19 empregados;
– na análise comparativa entre 2021 e 2020, temos crescimento de 13,4% em peças e em valores nominais de 22,6%, mostrando a força da recuperação do segmento no estado, após o pior momento da pandemia.
CONCURSO DE ESTILISTAS AMARÊ FASHION
Dia 2/9, Sebrae lançou o concurso de novos estilistas, no qual podem participar estudantes de moda de instituições de ensino de Goiás. As inscrições estão abertas até dia 14/9, são gratuitas e podem ser feita no site.
As inscrições podem ser individuais ou por equipes de até três estudantes. A premiação está assim categorizada: 1º. lugar – missão empresarial para a semana da moda São Paulo Fashion Week / 2023; 2º. e 3º. lugares – missão empresarial na semana da moda – Minas Trend 2023.
CONECTA MODA
Gestores de moda de todo o Sistema Sebrae, representando todos os estados e o Distrito Federal, se reuniram no encontro CONECTA MODA, realizado paralelamente ao evento, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. Um TOUR DA MODA por Goiânia, proporcionou a eles um roteiro imersivo da moda, turismo e gastronomia do Estado, apresentando in loco endereços que marcam a história da moda na capital.