Para marcar a data, organização programa uma série de ações com Empresas B e parceiros, buscando se aproximar mais da sociedade e reforçando a importância e os valores do Movimento B
Em outubro de 2013, o Movimento B chegou ao país com o Sistema B Brasil, organização sem fins lucrativos responsável pelo engajamento, divulgação e articulação regional deste movimento global, que foi fundado pelo B Lab e une pessoas que usam o poder de seus negócios para auxiliar na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, focada em questões sociais e ambientais.
Em comemoração aos seus oito anos de atuação, o Sistema B Brasil preparou uma série de ações em parceria com as Empresas B, com o objetivo de trazer mais conhecimento sobre o movimento e sua importância para o futuro do planeta. “Entendemos que existem muitas pessoas e empresas que estão engajadas com nossos valores e causas, mas, que ainda não entenderam de fato o que é o Sistema B e como podemos auxiliá-los a tirarem do papel essas práticas que já são reconhecidas internacionalmente como necessárias. Hoje, temos a oportunidade de nos apresentar de maneira leve e didática e trazer para perto essas pessoas”, explica Francine Lemos, diretora-executiva do Sistema B Brasil.
As ações que acontecem nesse mês de outubro têm como objetivo conectar o Sistema B Brasil com o público que identifica a necessidade de ser parte da transformação de que o mundo precisa. Na programação, destaque para a transformação da rua Oscar Freire, símbolo do consumo no país e capital mais rica do Brasil, em “Rua B”. Com a participação de seis lojas de Empresas B localizadas na rua, a ideia é fazer uma série de intervenções de artistas da PretaHub no dia 30 de outubro (entre 10h30 e 17 horas), conectando a arte de rua com a Oscar Freire e dando luz para o consumo responsável e consciente de marcas sustentáveis.
Entre as ações previstas, há ainda a criação de um marketplace online para produtos B nos sites do Magalu, que é uma das B Movement Builders, Mercado Livre e Americanas. “Para o Magalu, é um prazer poder usar a força da nossa marca e da nossa plataforma de vendas para impulsionar Empresas B”, afirma Ana Luiza Herzog, gerente de reputação e sustentabilidade do Magalu.
Confira, a seguir, a programação da Semana B:
RUA B – Oscar Freire
“Grandes marcas são um canal para o conceito do Movimento B chegar a lugares que nem sempre conseguimos alcançar por outros meios. E, na rua do consumo da capital mais rica do Brasil, a gente quer mostrar que lucro e propósito podem caminhar juntos”, explica Francine Lemos. Foi assim que surgiu a ideia de transformar a tradicional Oscar Freire, uma das ruas mais conhecidas da capital de São Paulo – e que abriga o maior número de Empresas B Certificadas na cidade – na “Rua B”, no último sábado de outubro (30/10).
Além da personalização das lojas que darão vida à “Rua B”, em parceria com as marcas Bemglô, Aesop, Natura, Ben&Jerry’s, Pantys e Reserva, foram convidados oito artistas do PretaHub – hub de pesquisa, mapeamento e aceleração do empreendedorismo e consumo negro do Brasil, que pensa a relação com a cultura, a economia e o empreendedorismo – para personalizar o “B” do Sistema B Brasil com o intuito de despertar o olhar para a importância do movimento por meio da arte de rua.
Adriana Barbosa, fundadora do PretaHub e do Festival Feira Preta, é uma das conselheiras do Sistema B Brasil. Com ajuda dos artistas Ramo Negro,Lya Nazura,Laís Da Lama,Soberana Ziza,Auá Mendes e Consp, o Sistema B Brasil e o Preta Hub querem promover uma reflexão, por meio de processos criativos e intervenções artísticas, sobre como é possível consumir de forma mais consciente, escolhendo marcas que reconhecem e usam de forma correta o poder do corporativismo. Durante a ação, promotores da Empresa B Labora, que faz a inserção de profissionais 50+ no mercado de trabalho, irão circular pela Oscar Freire, convidando as pessoas a irem até as lojas e fazerem parte da ação.
MARKETPLACE – Americanas, Mercado Livre e Magazine Luiza
Na “Semana B”, três das maiores redes de varejo do País, Americanas, Mercado Livre e Magalu, se unem ao Sistema B Brasil para criar um marketplace exclusivo em seus sites para venda dos produtos de Empresas B Certificadas, dando visibilidade para empresas realmente engajadas e ajudando seus clientes a fazerem uma compra consciente.
De 25 a 31 de outubro, um banner na página principal dos sites dos varejistas irá direcionar o consumidor a uma página especial, onde ele poderá acessar uma grande variedade de produtos – desde roupas da marca Reserva até cerveja artesanal da carioca Praya, por exemplo – e adquirir aqueles que fazem mais sentido para ele e para o planeta. A ação será válida para todo o Brasil.
“Este espaço está totalmente alinhado a outros projetos já desenvolvidos pela Americanas S.A. ao longo dos últimos meses. Em linha com às mudanças nos hábitos de consumo dos clientes e dos compromissos listados na Agenda 2030 da ONU, buscamos facilitar a identificação de produtos que possuem uma ou mais certificações confiáveis na nossa plataforma, estimulando a venda de itens que tenham um olhar especial para a responsabilidade socioambiental”, explica Bruna Sabóia, gerente de sustentabilidade da Americanas S.A.
GÔNDOLA B – Casa Santa Luzia
Também de 25 a 31 de outubro, a ação “Gôndola B”, parceria criada entre Sistema B Brasil e Casa Santa Luzia – tradicional supermercado localizado na Alameda Lorena, em São Paulo – dará destaque aos produtos de Empresas B Certificadas dentre os mais de 30 mil itens da loja, entre nacionais e importados.
Os consumidores poderão encontrar, em um mesmo local, produtos da Biowash, Greenpeople, Tao Kombucha, Cerveja Praya, Danone, Evolat Brasil | Naveia, Fazenda da Toca, Mãe Terra, Nude, Positiv.a e Concha y Toro. O objetivo principal da “Gôndola B” é trazer mais conhecimento sobre essas empresas e as práticas por trás da certificação.
CAMPANHA “TÔ B DA VIDA” – Redes sociais
Pessoas e empresas que já fazem escolhas responsáveis o fazem porque estão cansadas do consumo irresponsável e querem mudar o hoje para um amanhã possível. Dessa lógica, surgiu a campanha para ativação digital da “Semana B”, que traz o conceito “Tô B da vida”, provocando as pessoas a entenderem os impactos de suas ações e do seu consumo e a agirem de maneira a gerar impacto positivo.
A campanha tem conteúdos educativos e com uma linguagem simples nas redes sociais do Sistema B Brasil , como Instagram e LinkedIn , sobre as principais causas do Movimento B e explicando como as pessoas podem fazer parte desta rede.
Lucy Freitas, gerente de Comunicação da organização, conta que a campanha “Tô B da vida” tem o objetivo de trazer o indivíduo para o centro dessa discussão e fazer com que as pessoas e empresas relembrem que elas são e devem seguir sendo os agentes de transformação. “O Movimento B traz um pouco dessa indignação que gera ação e transformação. Como eu consigo gerar essa transformação? A partir de uma atitude B. Na ‘Semana B’ queremos mostrar a todos que a indignação que eles sentem é a mesma que nos move.”