Selecionadas do programa da Prefeitura de São Paulo, que auxilia na conquista da autonomia financeira, irão trabalhar nos bastidores dos desfiles na Capital
Nesta quinta-feira, 10 de novembro, a unidade central do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo -, recebe candidatas pré-selecionadas do programa Tem Saída, da Prefeitura de São Paulo. As mulheres em situação de violência doméstica e familiar, que contam com o apoio da administração municipal para serem inseridas no mercado, participarão de um processo seletivo para oportunidades de trabalho nos bastidores da São Paulo Fashion Week.
A seleção para vagas de monitoras de backstage do evento faz parte do programa municipal Fashion Sampa, que fomenta o mercado da moda na Capital e atua em parceria com o In-mod – Instituto Nacional de Moda e Design, e a SPFW.
“Essa é uma parceria que vem se solidificando há alguns anos, momento em que somamos esforços para levar mulheres que sofreram diversos tipos de violência a vivenciarem uma experiência diferente, que pode abrir portas para novas possibilidades em suas vidas. É também uma oportunidade de gerar renda em um trabalho temporário que agrega valor ao currículo, pois em poucos dias, na intensidade dos vários desfiles, é possível fazer uma imersão no mundo dos eventos de grande porte da cidade”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
Foram pré-selecionadas pela equipe técnica do Cate 15 mulheres, que serão direcionadas ao processo seletivo com a participação da organização do evento. São cinco vagas, e as aprovadas irão trabalhar entre os dias 16 e 20 de novembro no Komplexo Tempo, local dos desfiles, na região leste de São Paulo.
Entre as atividades estão assessorar a coordenação do backstage, controlar a chegada e entrada de casting, acompanhar a logística de trabalho, controlar a troca de modelos nos desfiles, entre outras tarefas. As participantes contarão com cachê de R$ 200 por dia, em média.
TEM SAÍDA
O programa Tem Saída foi lançado em 2018 e é uma política pública voltada à autonomia financeira e empregabilidade da mulher vítima de violência doméstica e familiar. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, OAB-SP, ONU Mulheres e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
A vítima em situação de violência doméstica e familiar poderá ser integrada ao Programa Tem Saída a partir do atendimento realizado pelos órgãos de justiça e rede municipal de apoio à mulher. Passando pelo atendimento, ela é encaminhada ao Cate. O processo destinado a esse público é diferenciado com apoio de equipe técnica e recursos humanos das empresas parceiras.
FASHION SAMPA
O Fashion Sampa tem o objetivo de fomentar o mercado da moda, promovendo ações de qualificação profissional e geração de renda por meio do empreendedorismo e gestão de negócios. A iniciativa, que conta com o apoio da São Paulo Fashion Week, incentiva o empreendedorismo e o desenvolvimento de políticas voltadas a reduzir as desigualdades regionais.
O Fashion Sampa promove também a conscientização e o combate à pirataria e a realização de ações educativas para a produção e o consumo socialmente e ambientalmente sustentável a fim de colaborar com a erradicação do trabalho análogo à escravidão e a redução de impactos ambientais causados pela indústria têxtil.