Você está aqui
Home > Costura Social > SPFW CONTARÁ COM MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DO PROGRAMA TEM SAÍDA

SPFW CONTARÁ COM MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DO PROGRAMA TEM SAÍDA

Selecionadas do programa da Prefeitura de São Paulo, que auxilia na conquista da autonomia financeira, irão trabalhar nos bastidores dos desfiles na Capital

Nesta quinta-feira, 10 de novembro, a unidade central do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo -, recebe candidatas pré-selecionadas do programa Tem Saída, da Prefeitura de São Paulo. As mulheres em situação de violência doméstica e familiar, que contam com o apoio da administração municipal para serem inseridas no mercado, participarão de um processo seletivo para oportunidades de trabalho nos bastidores da São Paulo Fashion Week.

A seleção para vagas de monitoras de backstage do evento faz parte do programa municipal Fashion Sampa, que fomenta o mercado da moda na Capital e atua em parceria com o In-mod – Instituto Nacional de Moda e Design, e a SPFW.

“Essa é uma parceria que vem se solidificando há alguns anos, momento em que somamos esforços para levar mulheres que sofreram diversos tipos de violência a vivenciarem uma experiência diferente, que pode abrir portas para novas possibilidades em suas vidas. É também uma oportunidade de gerar renda em um trabalho temporário que agrega valor ao currículo, pois em poucos dias, na intensidade dos vários desfiles, é possível fazer uma imersão no mundo dos eventos de grande porte da cidade”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Foram pré-selecionadas pela equipe técnica do Cate 15 mulheres, que serão direcionadas ao processo seletivo com a participação da organização do evento. São cinco vagas, e as aprovadas irão trabalhar entre os dias 16 e 20 de novembro no Komplexo Tempo, local dos desfiles, na região leste de São Paulo.

Entre as atividades estão assessorar a coordenação do backstage, controlar a chegada e entrada de casting, acompanhar a logística de trabalho, controlar a troca de modelos nos desfiles, entre outras tarefas. As participantes contarão com cachê de R$ 200 por dia, em média.

TEM SAÍDA

O programa Tem Saída foi lançado em 2018 e é uma política pública voltada à autonomia financeira e empregabilidade da mulher vítima de violência doméstica e familiar. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, OAB-SP, ONU Mulheres e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

A vítima em situação de violência doméstica e familiar poderá ser integrada ao Programa Tem Saída a partir do atendimento realizado pelos órgãos de justiça e rede municipal de apoio à mulher. Passando pelo atendimento, ela é encaminhada ao Cate. O processo destinado a esse público é diferenciado com apoio de equipe técnica e recursos humanos das empresas parceiras.

FASHION SAMPA

O Fashion Sampa tem o objetivo de fomentar o mercado da moda, promovendo ações de qualificação profissional e geração de renda por meio do empreendedorismo e gestão de negócios. A iniciativa, que conta com o apoio da São Paulo Fashion Week, incentiva o empreendedorismo e o desenvolvimento de políticas voltadas a reduzir as desigualdades regionais.

O Fashion Sampa promove também a conscientização e o combate à pirataria e a realização de ações educativas para a produção e o consumo socialmente e ambientalmente sustentável a fim de colaborar com a erradicação do trabalho análogo à escravidão e a redução de impactos ambientais causados pela indústria têxtil.

Deixe um comentário

Top