Projeto iniciou com o levantamento dos desafios da indústria que é uma das mais relevantes do mercado de moda no estado, e agora parte para a busca de parceiros que possam desenvolver ou ofertar soluções aderentes
Já reconhecida no segmento têxtil por seu potencial de inovação, a Texneo, especializada no desenvolvimento de malhas sports, beach e underwear, abre um novo canal para potencializar iniciativas atreladas à indústria 4.0. A companhia catarinense criou o programa de Inovação Aberta, que convida empresas de tecnologia, startups e instituições de pesquisa a apresentarem soluções compatíveis com os desafios mapeados.
Para participar da proposta, empreendedores, empresas e profissionais se inscreveram no desafio e a etapa de seleção já foi realizada. Agora os selecionados – ao todo foram oito empresas, situadas principalmente em cidades como Joinville, Florianópolis e no estado do Paraná – que se apresentaram num pitch day, em 30 de novembro.
O programa de Inovação Aberta da Texneo identificou alguns desafios da indústria e questões que poderiam ser otimizadas com tecnologia ou novos processos. Três eixos foram definidos:
– Indústria data driven
- Compreende reunir principais dados dos diferentes sistemas utilizados, para tornar acessível as informações, com inteligência e facilitando a tomada de decisão.
– Tecnologia no chão de fábrica
- Esse desafio diz respeito à possibilidade de ter uma melhor comunicação com as plantas da fábrica. De maneira visual e padronizada, tirando a possibilidade de erros manuais e agilizando a tomada de decisão durante a produção. Os 3 principais eixos trabalhados neste desafio são: padronização de processos, controles de qualidades intermediários e automatizações em geral.
– Gestão de estoques intermediários
- Este desafio está relacionado à garantia de localização e controle dos estoques intermediários necessários durante a produção.
“Nossa empresa, em virtude da alta competitividade do segmento, já tem em seu DNA a busca pela inovação constante. Estamos com a expectativa de que a conexão com novos parceiros de desenvolvimento poderá acelerar o processo e trazer inovações ainda mais relevantes para o setor. Além disso, queremos fortalecer o ecossistema de inovação, conectando desafios da nossa indústria com as soluções que estão sendo desenvolvidas nas empresas e instituições focadas em inovação.”, avalia Fabrício Axt, sócio-proprietário da Texneo.
OUTRAS INICIATIVAS DE INOVAÇÃO JÁ ESTÃO NO RADAR
Recentemente, a Texneo abraçou outras ações que envolvem a exploração do potencial inovador catarinense. A companhia é uma das patrocinadoras do Centro de Inovação Blumenau, o CIB, em que conta com um espaço para potencializar novos projetos. Em setembro, patrocinou e participou de um hackathon no espaço, que reuniu estudantes da Furb, empresas do CIB e mentores ligados ao ecossistema de inovação da região.