Você está aqui
Home > Fique por dentro > UNIFORMES USADOS DA LATAM VIRAM JAQUETA QUE THAI DE MELO BUFREM VESTIRÁ NA SEMANA DE MODA DE PARIS 

UNIFORMES USADOS DA LATAM VIRAM JAQUETA QUE THAI DE MELO BUFREM VESTIRÁ NA SEMANA DE MODA DE PARIS 

Companhia aérea fará upcycling de 10 toneladas de uniformes e compensação de resíduos de 12 aeroportos

A influenciadora digital Thai de Melo Bufrem é uma das presenças confirmadas na edição de Outono-Inverno 2022/2023 da Semana de Moda de Paris. Conhecida por suas ideias libertadoras sobre beleza e autonomia, Thai utilizará na capital francesa uma peça, no mínimo, original: uma jaqueta confeccionada com o uniforme de inverno dos tripulantes da LATAM Brasil e com o uniforme dos funcionários de aeroportos (operação de solo) da companhia. Como já disse a influencer, “beleza é viver de acordo com o que faz sentido para mim hoje”. 

A jaqueta que aquecerá Thai em Paris também dará visibilidade à própria agenda de sustentabilidade defendida pela LATAM, que em janeiro deste ano começou a transformar de modo inteligente 10 toneladas de uniformes usados no Brasil. O projeto da LATAM tem parceria com as designers da consultoria brasileira Revoada, especializada em reutilização criativa (upcycling) para reduzir o uso de recursos por meio da moda sustentável, dando um novo destino a esses materiais. 

Thai de Melo viajou na segunda-feira (28/2) com a LATAM na classe Premium Business direto para a Semana de Moda de Paris, que acontece entre 28 de fevereiro e 8 de março, e é a primeira edição presencial do evento desde o início da pandemia de Covid-19.

Thai de Melo Bufrem / Foto: Gabriel Henrique

AGENDA DE SUSTENTABILIDADE LATAM

A LATAM acaba de dar início no Brasil a dois projetos dentro da sua agenda de sustentabilidade. O primeiro projeto é o upcycling de uniformes usados, que transformará de forma inteligente 10 toneladas de uniformes em peças novas para promover uma economia circular virtuosa. O segundo projeto é a compensação de 92 toneladas de resíduos gerados em voos para 12 aeroportos brasileiros sem serviço de coleta seletiva. São eles: Porto Seguro (BA), Comandatuba (BA), Boa Vista (RR), Jaguaruna (SC), Macapá (AP), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), São José do Rio Preto (SP), Santarém (PA) e Teresina (PI).

O projeto de transformação inteligente dos uniformes usados da LATAM Brasil acontecerá por meio da parceria com a Revoada, consultoria sediada em Porto Alegre (RS) e especializada em reutilização criativa (upcycling) para reduzir o uso de recursos por meio da moda sustentável. Já o projeto de compensação de resíduos será viabilizado pela parceria com a eureciclo, empresa que oferece soluções para a logística reversa de embalagens em todo o Brasil. Ao todo, o volume processado nos dois projetos seria capaz de encher completamente duas aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767.

“Estamos no início de nossa jornada com o desafio de sermos uma empresa cada vez mais sustentável, um compromisso que assumimos em maio de 2021. Desenvolver projetos e construir parcerias como a que estamos inaugurando agora, com a  Revoada e a eureciclo, são exemplos de ações que nos ajudarão neste grande desafio”, afirma Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Brasil.

O trabalho da LATAM em parceria com a Revoada foi iniciado em janeiro de 2022. O processo com os uniformes usados consiste em quatro etapas: lavagem, descaracterização e doação para entidades que gerem impacto social; doação para cooperativas de costureiras e artesãs de Porto Alegre (RS) que poderão transformar as peças e vender os seus próprios produtos criados; transformação de parte do material em 1 mil brindes corporativos para a LATAM e destinação das sobras não aproveitadas para trituração e transformação em estopa e/ou combustível alternativo na produção de cimento.

“Estamos muito contentes com esta parceria da Revoada com a LATAM para a destinação inteligente dos seus uniformes antigos. Acreditamos que as soluções para muitos dos problemas complexos que temos hoje no mundo, como a geração de resíduos, serão soluções colaborativas entre diferentes empresas e organizações. Juntos podemos gerar mais impacto positivo”, ressalta Adriana Tubino, sócia-fundadora da Revoada.

Já a parceria com a eureciclo conectará a LATAM às cooperativas estaduais dos 12 aeroportos selecionados para o reprocessamento de 92 toneladas de plástico, papel e alumínio. O volume equivale a todos os resíduos que a LATAM gerou em 2019 a bordo dos seus voos com origem e/ou destino nessas localidades. 

“É um orgulho fazer parte de iniciativas como essas”, conta Thiago Carvalho Pinto, CEO da eureciclo. “Sabemos que o caminho da sustentabilidade não deve ser trilhado sozinho. Por meio de parcerias, podemos ampliar os resultados e dar escalabilidade às ações, assim como nesta ação conjunta com a LATAM, que vai evitar que quase 100 toneladas de material cheguem incorretamente à natureza”, completa.

Deixe um comentário

Top