Companhia aérea fará upcycling de 10 toneladas de uniformes e compensação de resíduos de 12 aeroportos
A influenciadora digital Thai de Melo Bufrem é uma das presenças confirmadas na edição de Outono-Inverno 2022/2023 da Semana de Moda de Paris. Conhecida por suas ideias libertadoras sobre beleza e autonomia, Thai utilizará na capital francesa uma peça, no mínimo, original: uma jaqueta confeccionada com o uniforme de inverno dos tripulantes da LATAM Brasil e com o uniforme dos funcionários de aeroportos (operação de solo) da companhia. Como já disse a influencer, “beleza é viver de acordo com o que faz sentido para mim hoje”.
A jaqueta que aquecerá Thai em Paris também dará visibilidade à própria agenda de sustentabilidade defendida pela LATAM, que em janeiro deste ano começou a transformar de modo inteligente 10 toneladas de uniformes usados no Brasil. O projeto da LATAM tem parceria com as designers da consultoria brasileira Revoada, especializada em reutilização criativa (upcycling) para reduzir o uso de recursos por meio da moda sustentável, dando um novo destino a esses materiais.
Thai de Melo viajou na segunda-feira (28/2) com a LATAM na classe Premium Business direto para a Semana de Moda de Paris, que acontece entre 28 de fevereiro e 8 de março, e é a primeira edição presencial do evento desde o início da pandemia de Covid-19.
AGENDA DE SUSTENTABILIDADE LATAM
A LATAM acaba de dar início no Brasil a dois projetos dentro da sua agenda de sustentabilidade. O primeiro projeto é o upcycling de uniformes usados, que transformará de forma inteligente 10 toneladas de uniformes em peças novas para promover uma economia circular virtuosa. O segundo projeto é a compensação de 92 toneladas de resíduos gerados em voos para 12 aeroportos brasileiros sem serviço de coleta seletiva. São eles: Porto Seguro (BA), Comandatuba (BA), Boa Vista (RR), Jaguaruna (SC), Macapá (AP), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), São José do Rio Preto (SP), Santarém (PA) e Teresina (PI).
O projeto de transformação inteligente dos uniformes usados da LATAM Brasil acontecerá por meio da parceria com a Revoada, consultoria sediada em Porto Alegre (RS) e especializada em reutilização criativa (upcycling) para reduzir o uso de recursos por meio da moda sustentável. Já o projeto de compensação de resíduos será viabilizado pela parceria com a eureciclo, empresa que oferece soluções para a logística reversa de embalagens em todo o Brasil. Ao todo, o volume processado nos dois projetos seria capaz de encher completamente duas aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767.
“Estamos no início de nossa jornada com o desafio de sermos uma empresa cada vez mais sustentável, um compromisso que assumimos em maio de 2021. Desenvolver projetos e construir parcerias como a que estamos inaugurando agora, com a Revoada e a eureciclo, são exemplos de ações que nos ajudarão neste grande desafio”, afirma Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Brasil.
O trabalho da LATAM em parceria com a Revoada foi iniciado em janeiro de 2022. O processo com os uniformes usados consiste em quatro etapas: lavagem, descaracterização e doação para entidades que gerem impacto social; doação para cooperativas de costureiras e artesãs de Porto Alegre (RS) que poderão transformar as peças e vender os seus próprios produtos criados; transformação de parte do material em 1 mil brindes corporativos para a LATAM e destinação das sobras não aproveitadas para trituração e transformação em estopa e/ou combustível alternativo na produção de cimento.
“Estamos muito contentes com esta parceria da Revoada com a LATAM para a destinação inteligente dos seus uniformes antigos. Acreditamos que as soluções para muitos dos problemas complexos que temos hoje no mundo, como a geração de resíduos, serão soluções colaborativas entre diferentes empresas e organizações. Juntos podemos gerar mais impacto positivo”, ressalta Adriana Tubino, sócia-fundadora da Revoada.
Já a parceria com a eureciclo conectará a LATAM às cooperativas estaduais dos 12 aeroportos selecionados para o reprocessamento de 92 toneladas de plástico, papel e alumínio. O volume equivale a todos os resíduos que a LATAM gerou em 2019 a bordo dos seus voos com origem e/ou destino nessas localidades.
“É um orgulho fazer parte de iniciativas como essas”, conta Thiago Carvalho Pinto, CEO da eureciclo. “Sabemos que o caminho da sustentabilidade não deve ser trilhado sozinho. Por meio de parcerias, podemos ampliar os resultados e dar escalabilidade às ações, assim como nesta ação conjunta com a LATAM, que vai evitar que quase 100 toneladas de material cheguem incorretamente à natureza”, completa.