Marca própria da Probable Equation traz maquinários automatizados e alta eficiência
Empresas que produzem artigos como lençóis, toalhas, mantas, cortinas, entre outros produtos para têxteis-lar, sabem como um acabamento preciso e de alta qualidade faz total diferença no conforto e como a marca é percebida pelos clientes. Por isso, a Probable Equation pensou no desenvolvimento de maquinários especializados para o corte e costura desses artigos, como costura longitudinal automática, máquinas de corte transversal e longitudinal, e criou a HM Textiles, sua marca própria, com equipamentos produzidos em Portugal, onde fica sua sede. Aliás, a Probable é a única empresa que produz esse tipo de maquinário por lá.
“Essas máquinas são essenciais para indústrias de têxtil-lar que buscam eficiência, redução de desperdícios e maior controle sobre a qualidade da produção, tanto que no Brasil, assim como no exterior, grandes indústrias do setor já incorporaram nossas máquinas em suas linhas de produção”, afirma Marco Amorim, técnico comercial da Probable Equation.
Nos mercados internacionais, os equipamentos HM Textiles estão presentes em países como França, Marrocos, Tunísia, Argélia e Paquistão, além de Portugal, atendendo desde pequenas confecções até grandes fábricas que operam em larga escala.
“A expansão da HM Textiles no Brasil e no exterior reflete a confiança da indústria nos nossos equipamentos, que se destacam pela robustez, qualidade de acabamento e eficiência produtiva. Nosso compromisso é continuar ampliando essa presença e garantindo um suporte técnico especializado aos nossos clientes em todos os mercados em que atuamos”, reforça Marco.
Como o maquinário é importado, toda a montagem e a instalação são providas pela Probable na fábrica do cliente, para que tudo esteja corretamente ajustado visando ao funcionamento ideal. Além disso, a empresa também fornece treinamento aos operadores, assegurando que eles saibam utilizar e manter os equipamentos da melhor forma possível.
Para garantir o suporte contínuo, a HM Textiles conta com parceiros locais no Brasil para assistência técnica e manutenção, bem como um estoque de peças para reposição, o que gera rapidez na substituição e evita longos períodos de máquina parada.
DIFERENCIAIS
De acordo com a fabricante, cada modelo da HM Textiles tem características específicas, mas todos compartilham diferenciais que os tornam referência no mercado. Entre os principais estão a automação de processos, com equipamentos projetados para reduzir a necessidade de intervenção manual, aumentando a produtividade da fábrica; alta precisão, com sistemas avançados que fazem cortes e costuras exatos, minimizando erros e desperdícios de material; construção robusta, com máquinas desenvolvidas para suportar longos períodos de operação sem comprometer a performance; facilidade de operação, com interfaces intuitivas e controles simplificados, permitindo que operadores aprendam rapidamente a utilizar os equipamentos.
Além disso, a versatilidade é outro ponto importante, já que os equipamentos podem ser ajustados para diferentes larguras, comprimentos e especificações, conforme as necessidades de cada cliente, por exemplo, configurações de corte, tipos de costura e automação, possibilitando que o equipamento atenda perfeitamente às demandas da linha de produção.
“Essas características fazem com que as máquinas da HM Textiles sejam uma solução ideal para empresas que desejam modernizar e otimizar seus processos produtivos. Nosso time de engenharia trabalha lado a lado com os clientes para desenvolver soluções sob medida, garantindo que cada equipamento entregue máxima eficiência e qualidade em cada aplicação”, destaca Amorim.
OS PRINCIPAIS TIPOS DE MÁQUINNAS DA HM TEXTILES
- Máquinas de costura longitudinal automática: são amplamente utilizadas na produção de colchas, mantas e cortinas.
- Máquinas de corte transversal: responsáveis por realizar cortes perpendiculares no tecido, proporcionando uniformidade e acabamento de alta qualidade.
- Máquinas de corte longitudinal: equipadas para realizar cortes contínuos ao longo do comprimento do tecido, ajustando larguras conforme as especificações do cliente.
- Máquina de embainhamento transversal: projetada para realizar a bainha de tecidos no sentido transversal, dando um acabamento uniforme e resistente.
- Máquina de embainhamento de lençol com 4 lados: equipamento especializado na aplicação automática de bainha nos quatro lados do lençol, otimizando a produção e proporcionando um acabamento impecável.
- Máquina de embainhamento longitudinal com aplicação de etiqueta: faz a bainha no sentido longitudinal e já incorpora a aplicação automática de etiquetas, agilizando o processo produtivo e estabelecendo uma padronização.
NOVIDADES
Entre os mais recentes desenvolvimentos da HM Textiles estão a máquina de costura transversal, projetada para dar um acabamento perfeito e preciso, com maior velocidade e menor necessidade de manutenção; e a máquina de costura longitudinal, com a aplicação de todos os tipos de etiqueta, que representa um grande avanço na automação de processos, permitindo que o cliente aplique diferentes etiquetas sem interrupção, agilizando o processo de produção.
“Esses projetos foram desenvolvidos e fabricados totalmente por nós, em Portugal. A criação dessas máquinas não foi uma tarefa fácil, pois exigiu muita pesquisa e desenvolvimento, além de testes rigorosos para garantir que os equipamentos atendam aos mais altos padrões de eficiência e qualidade. Isso demonstra o compromisso da HM Textiles com a inovação e a busca contínua por soluções que supram de forma personalizada as necessidades dos nossos clientes no setor têxtil-lar”, diz Amorim.
Vale ressaltar que esse maquinários são projetados para operar com alta eficiência energética, pois utilizam motores de última geração e sistemas inteligentes de controle, que ajustam a potência conforme a necessidade do processo, diminuindo o consumo de eletricidade sem comprometer a performance. Isso resulta em uma redução significativa dos custos operacionais, retorno mais rápido sobre o investimento (ROI) e menor impacto ambiental.


