Balanço do grupo destaca a entrega de rentabilidade em suas unidades de negócio, impulsionando a expansão do lucro bruto em 5,8% em relação ao 1T24
Os resultados do primeiro trimestre de 2025 do Grupo SBF (Centauro, FISIA e SBF Ventures) demonstram a entrega de rentabilidade em suas unidades de negócio, impulsionando a expansão do lucro bruto e do lucro líquido. No primeiro trimestre, a receita bruta atingiu R$ 2 bilhões, representando um aumento de 4,4% em comparação com o 1T24, e a receita líquida alcançou R$ 1,6 bilhões, com crescimento de 4,0%. O lucro bruto também apresentou um desempenho positivo, totalizando R$ 772,3 milhões, incremento de 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Consequentemente, a margem bruta expandiu 0,9 ponto percentual, atingindo 49,7%.
Apesar do crescimento na maioria dos indicadores, o EBITDA ajustado (ex-IFRS) apresentou uma contração de 9,2%, totalizando R$ 144,5 milhões, com margem EBITDA de 9,3% (-1,3 p.p.) em comparação com o 1T24. Essa contração reflete, principalmente, a performance operacional da Fisia, no canal de atacado, detalhada posteriormente neste relatório. Em contrapartida, o lucro líquido ajustado (ex-IFRS) expandiu 40,6%, alcançando R$ 74,2 milhões (margem líquida de 4,8%), explicado pela melhora de 64,9% do resultado financeiro do período.
Houve também uma melhora de 19 dias no ciclo financeiro, mantendo maior eficiência na conversão de vendas em caixa, como observado no ano anterior. Este resultado foi influenciado positivamente pela melhora de 3 dias no contas a receber e pelo aumento de 18 dias no contas a pagar, refletindo a normalização da dinâmica de compras na Fisia. Em contrapartida, o aumento de 1 dia nos estoques reflete o incremento no volume de compras da Centauro visando suportar o crescimento esperado para o ano, com a Fisia mantendo sua trajetória de redução de estoques, tendo reduzido 7 dias em comparação com o 1T24.
Em linha com o compromisso de manter uma estrutura de capital equilibrada, o Grupo SBF reduziu a alavancagem para 0,61x (em comparação com 1,33x no 1T24), demonstrando a manutenção de uma posição confortável. Adicionalmente, a dívida líquida apresentou uma redução relevante de 44,9% em comparação com o 1T24, totalizando R$ 464,7 milhões.
RESULTADOS DO 1o TRIMESTRE
No primeiro trimestre do ano, a Centauro apresentou desempenho sólido impulsionado pelo crescimento tanto do canal físico quanto do digital. A receita líquida alcançou R$ 821,4 milhões, um crescimento de 11,2% em relação ao 1T24. A receita líquida das lojas físicas da Centauro contribuiu com R$ 644,0 milhões, aumento de 8,0%, enquanto a receita líquida do digital teve um crescimento de 24,5%, atingindo R$ 177,4 milhões em comparação com o 1T24. O lucro bruto da Centauro foi de R$ 416,7 milhões, aumento de 14,3%, superando o crescimento da receita líquida e reforçando o plano iniciado no ano anterior de maximizar o lucro bruto. A margem bruta atingiu 50,7%, um incremento de 1,3 ponto percentual em relação ao 1T24.
Tal performance da Centauro reflete as ações estratégicas implementadas ao longo de 2024, tanto nas lojas físicas quanto no digital, visando aumentar as vendas a preço cheio, melhorar o sortimento de produtos e impulsionar a conversão de clientes.
No início deste ano, a Centauro buscou aumentar sua presença no futebol brasileiro ao patrocinar o Campeonato Paulista masculino (Paulistão) e a Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha). A marca alcançou visibilidade em todos os jogos (através de painéis de LED), entrevistas e eventos oficiais, com diversas ações de marketing e ampla exposição nas transmissões. Adicionalmente, o canal Desimpedidos, da NWB (empresa do Grupo SBF), estabeleceu parceria com a Record para a cobertura digital do futebol em 2025, incluindo o Paulistão, o Campeonato Brasileiro e o programa ‘Joga nas 11’. O Paulistão contou com audiência média de 2 milhões de espectadores por jogo. Através destas iniciativas, a Centauro reforça a importância estratégica do futebol em seu portfólio e a conexão com seus consumidores.
O desempenho da Fisia no primeiro trimestre apresentou variações entre os diferentes canais. A receita líquida totalizou R$ 825,4 milhões, uma redução de 5,9% em comparação com o 1T24. Esse resultado foi influenciado principalmente pelo canal de atacado, que apresentou uma queda de 18,9% em comparação com o 1T24, alcançando R$ 260,2 milhões. É importante contextualizar que a performance do atacado reflete os pedidos realizados no primeiro semestre de 2024, período no qual a Fisia iniciou sua estratégia de redução dos markdowns – iniciativa que ainda não havia sido plenamente percebida pelos clientes wholesalers. Entretanto, a Companhia observa uma perspectiva de recuperação do canal no segundo semestre, com base nos pedidos de compra (e sem cancelamentos) recebidos no final de 2024.
Em contrapartida, a receita líquida do digital apresentou crescimento de 0,9%, atingindo R$ 344,4 milhões, e a receita líquida das lojas físicas expandiu 2,5% (sobre a base de comparação de +29,9% no 1T24 vs 1T23), totalizando R$ 220,8 milhões em comparação com o 1T24. A performance dos canais DTC está de acordo com as expectativas da companhia, e em linha com a estratégia da Fisia de maximizar a rentabilidade destes segmentos, concentrando-se em vendas a preço cheio. O lucro bruto da Fisia alcançou R$ 360,4 milhões, uma redução de 5,5% em comparação com o 1T24. Tal redução, no entanto, foi acompanhada por uma margem bruta estável (+0,3 p.p.), que atingiu 43,7% em comparação com o 1T24.
Como destaque do período, a Fisia realizou o lançamento da sua nova família de tênis de corrida, apresentada no Brasil em evento no Parque Ibirapuera, em São Paulo, parte da reformulação estratégica do portfólio pela Nike. Centrada na experiência do consumidor, a estratégia visa tornar a escolha mais intuitiva, segmentando o portfólio em três categorias: responsividade (Pegasus), estabilidade (Structure) e conforto máximo (Vomero), fortalecendo a atuação da marca como referência em performance esportiva e ampliando a conexão com diversos perfis de corredores.
Os resultados do primeiro trimestre de 2025 demonstram a sustentabilidade da rentabilidade do Grupo SBF, marcando o início de uma fase de reinvestimento em iniciativas estratégicas que viabilizarão o crescimento futuro da Companhia e a consolidação de sua liderança no mercado esportivo.