Você está aqui
Home > Feiras e Eventos > SPFW N55 + ORIGENS / RESSIGNIFICAR

SPFW N55 + ORIGENS / RESSIGNIFICAR

Evento destaca a importância das pessoas e do coletivo para ressignificar a criação

O SPFW N55, que acontece de 25 a 28 de maio, abre o Festival SPFW+ ORIGENS/Ressignificar e faz parte de uma trilogia que se iniciou em 2021. Este ano, o SPFW mais uma vez abraça as transformações da sociedade e propõe os temas Origens e Ressignificar, em uma provocação sobre quem somos e o que nos une como coletivo humano criativo, destacando o caráter diverso e plural impresso em nossa expressão artística e estética.

A criação vai muito além da representação, é um modo de significar. A experiência estética é fundamental para materializar valores e visões compartilhadas de mundo e do que significa ser humano. O resgate desses valores se dá com o aprofundamento da consciência coletiva e no reconhecimento de nossas raízes e origens. É a partir das pessoas, do reconhecimento do valor de cada indivíduo e sua força como coletivo, que é possível gerar novos símbolos, imagens e valores, novas referências que nos ajudem a ressignificar comportamentos e conceitos.

“O evento sempre acreditou na força do coletivo para ressignificar, transformar e compartilhar ideias, conhecimentos e experiência para promover mudanças positivas”, afirma Paulo Borges, diretor criativo do SPFW.

O evento ocupará diversos espaços da cidade:  o hub criado no Komplexo Tempo, no bairro da Mooca, o Senac FAU, na Lapa, o Iguatemi São Paulo e diferentes locações em endereços históricos. Ao todo, serão 41 desfiles sendo 31 presenciais e 10 fashion filmes.  

A pré-abertura da temporada será no Theatro Municipal, na noite de 22 de maio, com o desfile do estilista João Pimenta, que comemora 20 anos de carreira. O evento celebra a reconhecida relação da criação artística de João Pimenta com as artes cênicas, evidenciada nos palcos e nas passarelas através de seus figurinos premiados e suas coleções memoráveis, reiterando a vocação transversal da moda como destacado vetor da Economia Criativa.

No dia 24, o SPFW e o Iguatemí São Paulo convidam para sessão especial de apresentação dos fashion filmes que integram a edição 55 da temporada de moda:

  • Corcel; Depedro; Favue; Foz; Irrita; Modem; e Naya Violeta.

A exibição será seguida de um bate papo com os estilistas. O encontro será apresentado e mediado pela jornalista Camila Yahn, editora do FFW, e da consultora de estilo Barbara Migliori.

Sete marcas estreiam nesta edição: Foz, criada em 2020 reúne moda e artesanato, ancestralidade e cultura brasileira; Gefferson Vila Nova, streetwear masculino made in Bahia, Rafael Caetano, com criações focadas para o público LGBTQIA+, The Paradise, com  Thomaz Azulay e Patrick Doering na criação e seu surrealismo fantástico em estampas exuberantes, Marina Bitú, da estilista cearense de mesmo nome com criações comprometidas com o desenvolvimento sustentável e que expressam saberes manuais centenários, Forca Studio e sua estética cowboy do asfalto e vivências na capital paulista, e David Lee, que também vem do Ceará e apresenta uma alfaiataria  que encontra o sportswear dentro de uma inspiração nordestina.

CRIA COSTURA, ACELERADORA CRIATIVA

Durante os quatro dias de evento, o Cria Costura, Aceleradora Criativa apresenta, no Komplexo Tempo, uma exposição rotativa de 10 looks por dia. As peças expostas foram elaboradas durante a 3a edição do programa, realizado nas regiões de Brasilândia e Cidade Tiradentes, na cidade de São Paulo, a partir de técnicas e conceitos que estão transformando a maneira de fazer moda; mais consciente e responsável. No processo de imersão criativa e capacitação técnica, os participantes utilizaram o método zero waste aplicado à modelagem, que tem como objetivo ocupar ao máximo a superfície do tecido, minimizando a produção de resíduos têxteis. Foram desenvolvidas três modelagens para uso comum, e o desafio consistia em criar modelos únicos a partir destas bases com a aplicação de penses, pregas, drapeados, jabôs, plumas recicladas e recortes. Esses moldes poderão ser acessados para uso comum através de um QR Code que estará disponível para o público do evento.

O programa Cria Costura, Aceleradora Criativa foi criado pelo INMODE – Instituto Nacional de Moda, Design e Economia Criativa, e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Ele identifica e promove talentos, transformando competências técnicas de costura em habilidades de valor agregado.

LINE-UP

Deixe um comentário

Top