Um dos Top Voicers do LinkedIn e criador da página Varejo & Tech, Vanderlei Reis apresentou um balanço dos resultados de alguns setores do varejo no 1o trimestre de 2024 na B3, entre eles, o de moda.
Reis destaca que este período foi diferente de anos anteriores, já que as vendas costumam estagnar no início de ano após as festas e Carnaval; em 2024, supermercados, atacarejos, farmácias e vestuário fecharam no positivo e, com exceção da Lojas Marisa, que passa por reestruturação, o varejo de moda teve um crescimento de 7,1%.
De acordo com o analista, os resultados mostram receita e percentuais de margem bruta, margem EBITDA e margem líquida, bem como a variação de cada um destes indicadores contra o 1T 2023.
Ele ressalta que um aumento de receita significa um aumento das vendas, enquanto um aumento de margem bruta implica uma redução nos custos com fornecedores. De maneira semelhante, um aumento de margem EBITDA significa uma redução nas despesas administrativas e de vendas. E, por fim, um aumento de margem líquida significa uma redução no pagamento dos juros das dívidas. Ou seja, com estes números entendemos não só a saúde financeira dos varejistas, mas também vários aspectos de suas operações.