Você está aqui
Home > impressão têxtil > 32ª FUTUREPRINT CELEBRA SUCESSO DE PÚBLICO E ANUNCIA DATAS PARA NOVA EDIÇÃO EM 2025

32ª FUTUREPRINT CELEBRA SUCESSO DE PÚBLICO E ANUNCIA DATAS PARA NOVA EDIÇÃO EM 2025

Um dos principais eventos do segmento de comunicação visual, impressão digital têxtil, serigrafia e sublimação reuniu mais de 40.000 visitantes em quatro dias

A 32ª edição da FuturePrint, o principal evento da América Latina para os segmentos de comunicação visual, impressão digital têxtil, serigrafia e sublimação, aconteceu entre os dias 10 e 13 de julho no Expo Center Norte, em São Paulo. Com mais de 40.000 visitantes, a FuturePrint 2024 se consolidou como o principal evento do setor, proporcionando uma plataforma única para networking, aprendizado e fechamento de negócios. Mais de 600 marcas expositoras participaram, ocupando os 30 mil metros quadrados do espaço, onde apresentaram suas últimas novidades e inovações. A próxima edição será entre 16 e 19 de julho de 2025, no Distrito Anhembi, também em São Paulo.

Os participantes tiveram acesso a mais de 100 horas de conteúdo gratuito, incluindo palestras, workshops e demonstrações práticas. O Fórum FuturePrint reuniu renomados profissionais da área de comunicação visual, que compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre novas técnicas, inovação, gestão de negócios, empreendedorismo e tendências de mercado. Já o espaço Talks Future Têxtil apresentou soluções e possibilidades oferecidas pela impressão digital no setor têxtil.

Fotos: Divulgação

A FuturePrint também contou com espaços dedicados à serigrafia e sublimação. O Serigrafia em Ação proporcionou demonstrações práticas das diversas técnicas e processos de impressão serigráfica, enquanto o Sublimação em Ação explorou todas as facetas do segmento da sublimação, desde marketing e finanças até estratégias de vendas, oferecendo valiosas informações para os visitantes.

Pela primeira vez, a FuturePrint formou uma parceria inédita com o Instituto Focus Têxtil e a Brother para oferecer capacitação em design de estampas. A iniciativa, que disponibilizou 20 vagas para dois cursos sequenciais focados nas técnicas modernas de estamparia digital e modelagem, destacando sua sustentabilidade. As aulas foram ministradas no Istituto Europeo di Design (IED) e conduzidas por especialistas renomados como Walter Rodrigues, Lucius Vilar e Rita Comparato. As peças finais serão expostas no Focus Fashion Summit, destacando a proposta de diversidade, inclusão social e sustentabilidade no setor de moda.

OLHANDO PARA O SOCIAL

A Informa Markets, organizadora da FuturePrint, reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade. A feira manteve iniciativas como a reutilização de 80% dos carpetes, iluminação com lâmpadas de LED, incentivo à construção de estandes sustentáveis, coleta seletiva de materiais e apoio ao projeto “Quebrada Alimentada”, que distribui alimentos para famílias de baixa renda na Zona Norte de São Paulo.

NOVIDADES DA FEIRA

Agabê: para a área têxtil, uma das novidades foi a linha de tintas italianas Virus, à base d’água, que tem como diferencial a aplicação WOW (wet on wet – úmida sobre úmida), sem necessidade de secagem prévia antes da aplicação seguinte. Seu uso é indicado para empresas com carrossel automático com berço aquecido e dispensa o uso do Flash Cure. Além de serem ecológicas, produzem efeitos especiais nas impressões. Outra novidade foi a linha Ecodesc, de tintas 2 componentes, também à base d’água, com efeito corrosivo. Disponível nas opções branco, clear e mix, possui toque suave e cumpre os requisitos das normas ambientais e diretrizes OEKO-TEX, ZDHC e MRSL. A empresa ainda apresentou sua impressora compacta DK A-30 com prensa térmica, ideal para quem deseja iniciar no segmento DTF. Possui uma cabeça de impressão (Epson XP600), velocidade de até 2,5m2/h, largura de impressão de 300mm, imprime em rolo ou folhas e em 5 cores (CMYK + branco).

Brother: apresentou a linha de impressoras e bordadeiras com o sistema DTE (direct to embroidery), que alinha o bordado com o restante do arquivo de impressão do desenho, utilizando uma câmera de alta resolução para aplicação altamente precisa do desenho. O software é intuitivo, fácil de usar, facilita o alinhamento da arte impressa com o bordado e possui compatibilidade com todas as impressoras das séries GTX e GTXpro.

Epson: A empresa levou dois grandes lançamentos: as impressoras SureColor F1070 e V1070. A F1070 é o novo equipamento híbrido DTG/DTFilm de entrada da Epson, ideal para quem está iniciando os negócios na indústria têxtil, com cabeça de impressão PrecisionCore MicroTFP para impressões uniformes e de alta qualidade e tinta UltraChrome DG2, para detalhes vibrantes e redução do abastecimento. Ela tem como objetivo produzir estampas para camisetas, calças, jaquetas e outras peças para o varejo, sendo uma alternativa para pequenos e médios empresários do ramo de moda.

Já a V1070 é a máquina de entrada da família SureColor V7000, feita para empresários do ramo de comunicação visual, e que conta com operação simples e fácil manutenção, tinta UltraChrome UV da Epson para impressões precisas e duráveis, versatilidade de produção – imprime em substratos rígidos, como acrílico e madeira – e baixo investimento inicial se comparado a outras impressoras UV do mercado.

Mimaki: nesta edição, a Mimaki destacou a impressora sublimática Tiger600-1800TS, com resolução de 600DPI, velocidade de até 550m²/h e área de impressão de 1.850mm. Entre suas aplicações, estão os segmentos de decoração, moda, esportiva, tapeçaria, bandeiras, fitness, entre outros.

ROQ: a empresa apresentou uma solução integrada de DTG, com impressoras, estufa e embaladeira automáticas. Entre os destaques, a máquina industrial ROQ Ready, que além de imprimir, inclui pré-tratamento, cura e prensagem a quente em linha. Possui tamanho compacto e memória de receitas, podendo efetuar o pré-tratamento de 250 peças de vestuário por hora, até o tamanho máximo de 500x700mm. Outro modelo de impressora, a ROQ Go, compacta e com qualidade de impressão consistente, se destaca por sua excelente resistência à lavagem, comprovada em laboratório. Já a estufa ROQ Sahara permite controle intuitivo de diversos parâmetros de secagem, enquanto a embaladeira automática ROQ Out, compacta, é capaz de dobrar, embalar e etiquetar até 350 peças/h, e ainda permite a personalização do tamanho final da peça dobrada.

Futurize: a empresa catarinensedemonstrou a ftz 1914 cam DC, máquina de corte a laser com dois bicos de corte independentes, capaz de cortar automaticamente tecidos com estampa, por meio de reconhecimento de imagem, ou com moldes encaixados sem estampa. Sua área de corte é de 1.900 x 1.400mm e a câmera possui os exclusivos sistemas Infinity, da Futurize, sem limite de cliques, e o de aceleração RGV (Rápido Ganho de Velocidade), que promove maior ganho no tempo final de corte. O modelo também está disponível sem câmera.  

Yguaçú Máquinas: apresentou ao mercado as prensas giratórias para DTF com 3 e 4 berços, com capacidade de imprimir 3 peças por minuto e disponíveis em três tamanhos de área de impressão (38x38cm, 40x50cm e 50x70cm). Com um design inovador e funcionalidades de alta performance, estas prensas oferecem versatilidade e eficiência para aplicações em uma ampla gama de materiais, como tecido, vidro, cerâmica, azulejos, mouse-pads e muito mais. Desenvolvidas para proporcionarem uma aplicação fácil e um posicionamento preciso do transfer, estas prensas térmicas pneumáticas semi-automáticas possuem acionamento tanto pelo botão quanto pelo pedal.

Deixe um comentário

Top