O evento é realizado pela Assintecal em parceria com o CICB, Abit e Abimóvel
A 33ª edição do Inspiramais, principal salão de lançamentos de materiais inovadores e sustentáveis para as indústrias de calçados, vestuário, móveis e bijuterias, abriu suas portas na terça 27, gerando boas expectativas. Com 150 empresas expositoras e esperando receber mais de 7 mil compradores nacionais e internacionais, o salão encerra nesta quarta (28), no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre (RS).
Na abertura oficial do evento, o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Gerson Berwanger, ressaltou que o momento econômico delicado pelo qual passa o Brasil, muito em função do tarifaço dos Estados Unidos, enseja ainda mais esforços na promoção comercial e desenvolvimento da cadeia produtiva da moda. “Quem vai salvar o Brasil é a indústria e é por isso que estamos aqui, energizados, para encarar um momento bastante desafiador”, comentou.
MAIS DE MIL MATERIAIS LANÇADOS
Na sequência, a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, destacou números do salão, que nesta edição, além dos mais de mil materiais lançados, conta com uma programação de conteúdos relevantes para o desenvolvimento do setor, em especial sobre design, sustentabilidade e uso da Inteligência Artificial em processos criativos. “Também temos aqui 38 grupos internacionais que fabricam, mensalmente, mais de 1,5 milhão de pares. A expectativa é de um incremento de 5% nos negócios em relação ao salão de julho passado, somando mais de R$ 47 milhões em negócios”, projetou.
PROGRAMA ORIGEM SUSTENTÁVEL
A abertura oficial do evento contou, ainda, com entregas do Origem Sustentável, única certificação de práticas ESG voltadas exclusivamente para empresas da cadeia produtiva do calçado no mundo. Promovida pela Assintecal em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), a certificação foi entregue para a Brisa (Ouro, com mais de 60% dos indicadores do programa atingidos), Sul Termoplásticos (Prata, 40% dos indicadores atingidos), Quasa (Prata) e Gi Inovações (20% dos indicadores atingidos).
Além dos dirigentes da Assintecal, participaram da abertura do Inspiramais o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Leandro Evaldt; o coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da entidade, Walter Rodrigues; a superintendente de Projetos Estratégicos da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Lilian Kaddissi; o presidente-executivo do Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB) José Fernando Bello; a gestora da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Viviane Iark; e o diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), Ariel Berti.
Foto: Divulgação
