34º MINAS TREND MOVIMENTA R$ 33 MILHÕES EM NEGÓCIOS

Com 203 estandes, 54% a mais que na última edição, evento recebeu 5.300 pessoas, consolidando a excelência de Minas Gerais como polo produtivo de moda

A 34ª edição do Minas Trend, realizada no BH Shopping, chega ao fim. O evento, considerado o maior salão de negócios de moda da América Latina, reuniu, em 3 dias de evento, 150 marcas, 203 estandes, 5.300 mil visitantes e R$33 milhões em geração de negócios, o equivalente a 10% a mais se comparado ao volume da edição anterior.

Além disso, o público pode conferir as tendências da temporada outono/inverno 2026 em quatro desfiles kids, um desfile adulto, oito palestras e o Cine Concerto, com a Orquestra SESIMINAS.

O saldo corrobora o bom momento do setor produtivo em Minas Gerais: o Minas Trend teve um aumento de 54% em relação ao número de estandes da edição anterior, em abril. Com o slogan “A moda se move com você”, o evento responde pelo saldo positivo dos segmentos mineiros da indústria do vestuário e acessórios, moda, têxtil, couro e calçados e joalheria.

Murilo de Paula Graciano, presidente do Sindijoias e da Ajomig, considerou o Minas Trend muito positivo. “Atendeu às expectativas, com um fluxo de vendas e de captação de novos clientes, o que deixa nosso segmento otimista com os pedidos e as movimentações nas bases”, avaliou.

Na opinião de Rogério Vasconcelos, presidente da Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios da FIEMG, essa edição teve como destaques o aumento da participação de estandes, bem como o Trend Now. Tudo isso, segundo ele, reitera a dimensão do Minas Trend: “representa a força do coletivo, com todas as marcas fazendo pelo mercado. É o coletivo que faz tudo isso ficar mais atrativo.”

VENDAS

Do segmento de Joias e Semijoias, como a Zarpellon e a Nino Brant; do vestuário kids, como a Gabriela Aquarela; de bolsas, como a Follis; de vestidos de festa, como a Neusa Faria; do vestuário, com a Plural, enfim, a maioria dos lojistas ficou satisfeita com o desempenho nas vendas.

Neusa Faria, de Uberlândia (MG), uma das marcas veteranas no Minas Trend desde a época do ExpoMinas, comemorou o sucesso nos negócios. Para o proprietário, Fábio Faria, essa edição superou às expectativas. “Estimamos um aumento no volume de vendas da ordem de 15 a 20%”, ressaltou.

Da SP Showroom, os representantes exclusivos da Follis, Joaquim Esteves e Marcello Manzini, comentaram que estão presentes em três novas praças nessa edição: em BH, Rio Grande do Sul e Bauru (SP). “Para nós, esse foi o melhor de todos os Minas Trends. Atingimos a meta de 80% no primeiro dia, superando as vendas de três dias em feiras anteriores”, informou Manzini.

A Nino Brant, que está em sua 4ª edição no Minas Trend, também registrou boas vendas. “A cada edição vem crescendo”, comemorou ele, que atingiu 80% das vendas.

O Minas Trend foi uma realização da Fiemg, por iniciativa de sua Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), apoio máster do Sebrae Minas.