Edição realizada em Frankfurt (Alemanha), de 10 a 13 de janeiro, conta com cerca de 2.400 expositores vindos de 120 países
A Heimtextil deu seu start na manhã desta terça-feira, 10 de janeiro, com um talk sobre a transformação da sustentabilidade: como os fabricantes da indústria têxtil lar e terceirizada precisam repensar suas cadeias de suprimentos em relação aos padrões de relatórios legalmente prescritos? Como a transparência pode se tornar uma vantagem competitiva? E como a sustentabilidade é considerada logo no início do design do produto? Diversas abordagens e ideias para a transformação da sustentabilidade foram o foco da conferência de imprensa de abertura no primeiro dia da Heimtextil 2023.
Como uma das indústrias mais interconectadas globalmente, as futuras legislações da cadeia de suprimentos em toda a União Europeia representarão desafios para a indústria de têxteis-lar, ao mesmo tempo em que possibilitam oportunidades de mercado. Com 2.400 expositores vindos de mais de 120 países, a Heimtextil 2023 é o palco global onde a sustentabilidade têxtil é mapeada de forma holística – com produtos e inovações que mostram que inovações escaláveis e sustentáveis não são uma contradição em termos. “Nos próximos quatro dias, a Heimtextil será o local onde as cadeias de abastecimento são repensadas, as abordagens circulares são experimentadas e as inovações verdes são condensadas. Isso mostra: as feiras são um modelo de negócios com impacto, para parcerias globais e para o meio ambiente”, disse Detlef Braun, Membro do Conselho Executivo da Messe Frankfurt, em seu discurso de abertura.
EXPERIMENTAR A SUSTENTABILIDADE DE FORMA HOLÍSTICA
Coleções inteiras são produzidas de forma ambientalmente compatível? As estratégias de sustentabilidade incluem responsabilidade social? Os Green Tours de uma hora fornecem respostas a essas perguntas e permitem um intercâmbio intensivo entre visitantes e expositores – liderados pelo especialista independente em sustentabilidade Bernd Müller em nome da Consulting Service International Ltd. O intercâmbio com certificadores no Green Village também permite que os compradores pensem sobre sustentabilidade em todos os seus aspectos. Os certificados têxteis garantem não apenas a origem e o nível de qualidade, mas também comprovam que um produto atende aos padrões sociais e ecológicos. A partir de 2023, a Green Village também incluirá empresas que atuam de forma holisticamente sustentável.
Os expositores da Heimtextil também estão cada vez mais focados em estratégias de transformação que levam em conta múltiplos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Isso inclui designs inovadores de produtos sustentáveis – de fibras feitas de PET a linho em combinação com outras fibras naturais, como cânhamo, a roupas de cama feitas de algodão revestido com cortiça. Os sistemas fotovoltaicos para cobrir as necessidades de eletricidade de fontes renováveis também são exemplos – ou sistemas de filtragem que reciclam as águas residuais geradas pelo acabamento têxtil.
“A colaboração de longo prazo com fornecedores confiáveis são importantes parceiros no caminho da transformação. A sustentabilidade só pode ser alcançada por meio de uma cooperação estreita. É por isso que, juntamente com o Escritório das Nações Unidas para Parcerias e a Rede de Moda e Estilo de Vida Consciente, estamos colocando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no centro de nossas feiras têxteis globais. E nossa Texpertise Network fornece um impulso direcionado e, como uma rede global, promove novas parcerias”, diz Olaf Schmidt.
O PROCESSO DE DESIGN COMO BASE PARA A ECONOMIA CIRCULAR
Heimtextil Trends 2023 “Textiles Matter” de Franklin Till dá vida a quatro formas de economia circular e fornece ao mercado impulsos para o desenvolvimento sustentável. Na palestra do painel, Caroline Till, membro do Heimtextil Trend Council, mostrou como a base para a economia circular é lançada durante o desenvolvimento do produto. Isso, disse ela, requer decisões conscientes no início do processo de design e olhar para o desperdício como um recurso. Ela também enfatizou a importância da colaboração entre especialistas e de manter um ouvido aberto para diferentes disciplinas – de jovens designers a engenheiros de materiais.
“Entender todo o ciclo de vida têxtil, pensar na próxima vida no início do processo de design, movendo-se para uma economia circular: entender de onde vêm os materiais, como são processados e onde acabam tem um grande impacto no meio ambiente . Por meio da Textiles Matter, compradores e fabricantes entendem a economia circular e encontram seu próprio caminho para a circularidade”, disse Till.
TRANSFORMAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE POR MEIO DO PENSAMENTO DE TODO O SISTEMA
Como iniciar a transformação dentro das empresas? Como engajar os funcionários e qual o papel das novas competências nesse processo? No painel, a Profa. Dra. Anabel Ternès von Hattburg destacou a relevância do pensamento sistêmico geral, da soberania digital e da aquisição de competências futuras. O futurologista ilustrou o papel que a autoeficácia e as abordagens de baixo para cima desempenham no engajamento dos funcionários.
“É hora de mudar não só as narrativas, mas também as mentalidades. Por meio de um pensamento sistêmico, de uma atuação na perspectiva de um mundo digno dos netos e da aquisição de competências futuras. Isso requer novos critérios de avaliação e, sobretudo, uma nova liderança que começa com cada um”, disse Ternès von Hattburg.
RESUMO DOS DESTAQUES DA HEIMTEXTIL 2023
A Heimtextil 2023 mais uma vez decola com força internacional, abrangendo toda a gama de têxteis-lar e pós-venda: do negócio de cupons a volumes de varejo e pedidos de alto volume.
Os compradores – incluindo varejistas e atacadistas de móveis, decoradores de interiores, designers, arquitetos ou tomadores de decisão de hotéis – podem encontrar novos contatos comerciais, redefinir cadeias de suprimentos junto com fornecedores e experimentar uma visão geral holística do mercado das tendências têxteis durante os quatro dias da feira .
Em 2023, a principal feira internacional de têxteis-lar e decoração responde ainda mais fortemente à crescente demanda no campo de fibras e fios, oferecendo pela primeira vez uma seção dedicada – incluindo novos fornecedores que estão expandindo a gama global de estofados e tecidos decorativos, bem como couro e imitações de couro.
Além disso, a Heimtextil volta a abranger uma vasta gama de têxteis lar funcionais, como os hidrorrepelentes, ignífugos, recicláveis, antimicrobianos ou termorreguladores, com o programa “Interior.Architecture.Hospitality”, dirigido a designers de interiores, arquitetos, planejadores e decoradores.
Para os profissionais têxteis ávidos por conhecimento, haverá inúmeras palestras, apresentações especiais e visitas guiadas. Isso inclui uma nova edição da biblioteca Interior.Architecture.Hospitality: uma seleção com curadoria de produtos expositores que apresentam propriedades funcionais especiais.
Palestras de especialistas, produtos de expositores selecionados e intercâmbios com a indústria combinam o novo Interior.Architecture.Hospitality Talks & Tours. Além da sustentabilidade, o foco será em temas de design.
Outro destaque é a continuação da Conferência Heimtextil Sleep & More. Palestrantes de alto nível falarão sobre os pré-requisitos para um bom sono, sobre soluções sustentáveis no setor de varejo e discutirão sobre gadgets digitais.
Devido à resposta positiva aos Green Tours, os passeios Sleep sobre inovações em camas inteligentes serão lançados e liderados pelo especialista em sono Markus Kamps de Schlafkampagne.
A Green Village – plataforma para provedores e certificadoras de selos – será ampliada a partir de 2023 para incluir expositores totalmente comprometidos com a sustentabilidade.
Um destaque especial será o Heimtextil Trends deste ano, sobre um tema que não poderia ser mais atual: Sob o lema “Textiles Matter”, os visitantes podem experimentar abordagens decisivas para a economia circular. A construção de toda a área de tendências é baseada no Manifesto de Materiais da Heimtextil: apenas materiais locais, ecologicamente corretos ou emprestados serão usados para o design do estande.
A oferta verde da Heimtextil é mapeada pelo Green Directory, que identifica expositores sustentáveis e seus produtos certificados online e no estande.
Os Green Tours de uma hora reúnem visitantes profissionais com expositores selecionados e permitem o intercâmbio sobre desenvolvimentos sustentáveis – guiados por um especialista externo. A independência diferencia os Green Tours e traz uma importante perspectiva externa.
A mostra especial de denim “Tones of Freedom” da Escola de Roupas e Moda de Frankfurt apresenta uma coleção jovem de alunos da Escola de Design. As criações abordam as diversas vertentes do denim e do jeans em um contexto cultural. Dez modelos em colaboração com os expositores da Heimtextil mostram visões de “positividade corporal” na apresentação especial “Embrace new horizons”.