Empresa recebeu o reconhecimento pelo projeto de utilização de 100% de matéria-prima de algodão proveniente de resíduos da indústria têxtil
A Flexicotton, líder nacional em manufatura de produtos de higiene pessoal que faz parte do ecossistema Viveo, conquistou o Prêmio Expressão de Ecologia 2022/23, na categoria Reciclagem – setor têxtil, com o projeto de fabricação de produtos de higiene pessoal com a utilização de matéria-prima de algodão 100% proveniente de resíduos da indústria têxtil. A empresa evitou o envio de cerca de 4 mil toneladas desse resíduo para aterros sanitários em 2022, alavancando a economia circular e contribuindo com o meio ambiente.
O projeto consiste no reaproveitamento do resíduo de fibras curtas de algodão, gerado na indústria têxtil da Cremer, que compõe o ecossistema Viveo. Esse resíduo, após beneficiamento, compõe 100% da matéria-prima de algodão para fabricação de produtos de higiene pessoal, como rolos, discos, bolas e quadrados de algodão, hastes flexíveis, protetor mamário, algodão multiuso e compressas de algodão, entre outros feitos na Flexicotton.
“Estamos muito contentes e orgulhosos por esta conquista. A Viveo e as companhias que fazem parte do ecossistema seguem em busca de sempre implementar soluções que nos ajudam a cuidar das pessoas e do planeta com o mesmo carinho. Queremos ser e oferecer soluções íntegras, eficientes e mais sustentáveis. Na Viveo, Cuidar do Meio Ambiente também é Cuidar de Cada Vida”, afirma Wendy Cristina Stavarengo Lopes, coordenadora corporativa de Meio Ambiente da Viveo.
SOBRE O PRÊMIO
A 29ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia 2022/2023 teve 161 projetos inscritos e 26 vencedores. Criado em 1993 pela Editora Expressão, tem o objetivo de divulgar as principais ações de sustentabilidade e incentivar a replicabilidade dessas iniciativas entre as empresas brasileiras. Atualmente é uma das maiores premiações ambientais do país no segmento empresarial com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente.