Maior grupo de moda do Brasil, Grupo Soma encerrou 2022 com uma base ativa total de 5,4 milhões de clientes, mais de 12 mil multimarcas ativas e um total de 1.094 lojas, sendo 358 lojas próprias e 736 franquias
O Grupo Soma divulgou os resultados do quarto trimestre de 2022 (4T22) e do exercício de 2022. A empresa atingiu receita recorde de R$ 5,6 bilhões em 2022, alta de 32%* frente a 2021, com crescimento de receita bruta de dois dígitos em todas as marcas. O grupo alcançou uma margem EBITDA ajustada de 15%*, representando ganho relevante de 5 pontos percentuais (p.p.) comparado a 2021.
Analisando os indicadores que sustentaram o crescimento da receita em 2022, novamente a FARM foi destaque de crescimento entre as marcas, atingindo receita bruta recorde de R$ 1,2 bilhão em 2022, alta de 32,6% vs. 2021 e relevante ganho de market share. Com 89 lojas, a FARM ainda possui alto potencial de crescimento no mercado brasileiro. Nos últimos quatro anos, a marca mais que dobrou de tamanho, superando 820 mil clientes ativos. Em 2023, o Grupo segue com o plano de expansão física, com previsão de abertura de 15 a 20 lojas, em sua maioria com incentivos de allowance e menores custos de ocupação. A operação internacional da FARM, a FARM Global, também vem se mostrando um importante vetor de crescimento do Grupo. A marca teve excelente performance em 2022, encerrando o ano com receita de USD 95,6 milhões, com forte crescimento de 80,7% vs. 2021.
Outro destaque ao longo de 2022 foi a Animale, que entregou a maior receita bruta da sua história, atingindo R$ 670,1 milhões, alta de 24,0% vs. 2021. A NV segue evoluindo com expansão da marca de 38,1%** em 2022 vs. 2021. Em 2023, o grupo avança no aporte de ferramentas de gestão para que a marca continue crescendo de forma sustentável.
O Grupo também comemora o fechamento do ano da Hering, que atingiu receita recorde de R$ 2,3 bilhões em 2022, alta de 26,1% vs. 2021. Em 2023, os esforços da marca serão dirigidos a: (i) expansão da rentabilidade, principalmente dos canais próprios; (ii) intensificação das melhorias operacionais iniciadas em 2022; (iii) fortalecimento da marca Hering por meio da entrega de um produto feminino mais atrativo e (iv) expansão do modelo de megalojas em locais estratégicos para ampliar a experiência em ponto de venda.
“O ano de 2022 foi excepcional. Sabemos que a taxa de crescimento tende a se acomodar em níveis mais sustentáveis, mas continuamos otimistas, inclusive para o ano de 2023, que teve um início positivo”, reitera Roberto Jatahy, CEO do Grupo Soma.
Quando se analisa apenas o quarto trimestre de 2022 (4T22), a receita bruta da Companhia totalizou R$ 1.613,9 milhão, crescimento de 12,3% mesmo em relação ao mesmo período em 2021 (4T21), quando ocorria a reabertura das atividades do varejo físico no Brasil. O 4T22 mostrou-se um trimestre mais desafiador, principalmente por fatores externos que impactaram o fluxo nas lojas físicas e as vendas, como o clima mais frio em outubro e novembro, as eleições e, principalmente, a Copa do Mundo. Durante o evento, entre 20 de novembro e 18 de dezembro, o grupo observou significativa redução de 40% no fluxo de pessoas nas lojas físicas e queda ainda mais acentuada nos dias de jogo do Brasil.
O lucro bruto ajustado teve alta de 13,0% quando comparado ao 4T21. A margem bruta ajustada totalizou 54,6%, ganho de 0,7 p.p. No 4T22, a expansão da margem bruta também foi impactada pela Copa do Mundo, que resultou em um mix de canais onde o varejo físico, normalmente com a maior margem bruta, perdeu relevância, tendo seu share reduzido em 2,2 p.p no total da receita. No último trimestre de 2022 o digital ganhou relevância pelo promocional, impulsionado pela Black Friday, sendo o canal que mais obteve share (+2,8 p.p.) na receita. Por último, o atacado, canal de sell-in, também ampliou seu share (+1,7 p.p.). O EBITDA ajustado totalizou R$ 210,7 milhões, alta de 40,0% vs. 4T21. O Grupo Soma atingiu lucro líquido ajustado de R$ 99,3 milhões, alta de 14,2% vs. 4T21, com expansão de margem líquida de +0,2 p.p. vs. 4T21.
O portfólio do grupo ex-Hering obteve alta na receita bruta de 17,3% vs. 4T21. Foram destaque de crescimento no trimestre as marcas FARM Global (+72,5%), FARM (+21,8%), NV (+20,4%), Fábula (33,2%) e Cris Barros (+24,8%). Nesse mesmo período, foi verificada uma ampliação da base ativa de clientes de 17,8%, demonstrando que as marcas continuam ganhando market share. Ainda na visão ex-Hering, o lucro bruto totalizou R$ 488,6 milhões, alta de 13,3% vs. 4T21.
Em relação aos resultados da Hering, a marca atingiu receita bruta recorde de R$ 687,5 milhões, alta de 6,2% vs. 4T21. Vale ressaltar o crescimento de 42,4% vs. 4T19, excluindo marca descontinuada (PUC), mesmo com o impacto da Copa do Mundo.
No 4T22, o lucro bruto ajustado da Hering totalizou R$ 253,1 milhões, alta de 12,5% vs. 4T21. A margem bruta aumentou 2,7 p.p. vs. 4T21.
“O quarto trimestre de 2022 foi desafiador considerando uma das principais datas do varejo, a Black Friday, em meio a uma Copa do Mundo e período eleitoral. Ainda assim, estamos felizes com os resultados que contribuíram para que fechássemos o ano batendo recordes na companhia”, finaliza Roberto Jatahy.