Companhia têxtil catarinense reporta em relatório anual redução de 25% na aquisição de energia em unidade de Confecção, investimentos em capacitação de colaboradores e medidas de compliance, entre outros destaques
Com o propósito de promover uma moda com significado e fazer a diferença na vida das pessoas, da comunidade e do meio ambiente, a Lunelli, companhia têxtil catarinense com mais de 40 anos de atuação, apresenta seu Relatório de Sustentabilidade 2022 com as conquistas do último ano nos pilares ambiental, social e de governança (ESG). Entre os destaques, está a redução de aquisição de energia em 25%, e também aumento na produção por meio de estamparia digital, tecnologia em que a empresa é pioneira no país.
A companhia, que produz 14,3 mil toneladas de malha e 24,6 milhões de peças por ano, consome 86,7 litros de água por quilo de malha produzida, marca que representa uma redução de 5,5% no consumo em relação a 2019, último ano pré-pandemia. Toda a água captada e utilizada passa pelo sistema de tratamento biológico e físico-químico antes de ser devolvida, para que 100% dos efluentes gerados na planta atendam a todos os padrões e legislações vigentes.
Um dos processos que ajudam na redução do consumo de água é a estamparia digital, que imprime uma infinidade de desenhos e cores em alta resolução, gerando menos resíduos e consumindo cerca de 15% a menos de água. A Lunelli Malhas e Tecidos ampliou a produção de 7 milhões para 8,7 milhões de metros estampados digitalmente, o equivalente a 24%.
A Lunelli também reduziu em 25% o volume de energia elétrica adquirida pelo mercado livre em seu negócio de Confecção. Na unidade de importação, implementou sistema de captação de energia solar, que se tornou responsável por 23% da energia local consumida.
A redução do uso de plástico e eliminação de papel também estiveram entre as metas da empresa no último ano. Com a virtualização de processos administrativos e automatização de assinaturas, deixaram de ser utilizadas 14,9 mil folhas ou 115kg de papel, economizando 17,4 mil litros de água e 1,6 tonelada em emissão de carbono, o que corresponde à preservação de 711 kg de madeira. Em relação ao plástico, a marca de moda feminina urban beach Lez a Lez foi consagrada Destaque Franchising Sustentabilidade, pela Associação Brasileira de Franshising (ABF), por conta de projeto que adota uso de embalagem biodegradável e compostável.
Sobras de tecido também são uma questão sensível da indústria têxtil e a Lunelli aprimorou o processo de reciclagem de resíduos têxteis, além de aproveitamento de sobras de produção com a confecção de peças de sua marca Vila Flor. Em números gerais, aumentou 5% o envio de resíduos totais para reciclagem e reduziu em 3% a geração total de resíduos no último ano.
A empresa ampliou seu olhar para a economia circular da roupa, oferecendo pontos de descarte e de coleta para consumidores em algumas das lojas próprias da marca Lez a Lez. Parceria estabelecida com a TROC, empresa do Grupo Arezzo & CO, atua para ressignificar a cultura de consumo e gerar impacto positivo, fomentar a moda circular e promover a compra e a venda de roupas e acessórios usados em ótimo estado, com objetivo de garantir uma destinação inteligente às peças com menor impacto ambiental no pós-consumo.
GOVERNANÇA E SOCIAL
A Lunelli prioriza o bem-estar de seus 4.591 colaboradores, representados em 68% por mulheres e 32% por homens, e entende que o sucesso de seus clientes só é alcançável por meio da felicidade e satisfação das pessoas que fazem parte de todas as etapas da confecção de uma peça de roupa. A empresa alcançou a certificação Great Place To Work e entrou no ranking das 20 melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina.
No último ano, a companhia investiu R$ 2,2 milhões em bolsas de estudos, capacitações e treinamentos para seus colaboradores e distribuiu R$ 20,4 milhões de lucro, por meio de programa de conquista de resultados e prêmios de produção. As comunidades no entorno das unidades instaladas em Santa Catarina, Avaré, no interior de São Paulo, Maracanaú, no Ceará, e também no Paraguai receberam R$ 1,7 milhão em doações, entre ações diretas e aportes via leis de incentivo.
Para promover a inclusão e a representatividade, a empresa iniciou um programa que continua a ser desenvolvido durante o ano de 2023 para a elaboração de uma política de diversidade mais efetiva. A Lunelli realizou um diagnóstico e escuta ativa com dezenas de colaboradores com lugar de fala, entre públicos LGBTQIAP+, 50 e 60+, PCD e com representatividade racial e étnica, que trouxeram seus sentimentos, percepções e recomendações para tornar a empresa cada vez mais inclusiva. No segundo semestre deste ano, consistirá na identificação de lideranças e formação de grupos de trabalho compostos por áreas diversas e com representatividade dos grupos identitários, que trabalharão nas definições das diretrizes e metas para o novo plano de diversidade e inclusão.
No quesito compliance, a Lunelli reforçou os processos e atualizou Código de Conduta que fortalece a cultura na ética e integridade. Para ampliar o impacto na cadeia de valor a empresa desenvolveu um código para fornecedores, para assegurar o cumprimento de normas e leis, seja nas relações de trabalho ou impacto ambiental. A companhia também garante o cumprimento dessas normas em suas unidades próprias certificadas pela ABVTEX.
A empresa é apoiadora do movimento BCI – Better Cotton Initiative – para 100% dos fios de produção de malha comprados em 2022, atestando as práticas sociais e ambientais na cadeia do algodão. Para viscose, 94% do volume total comprado também possui selo de boas práticas socioambientais. Entre outras iniciativas adotadas e parcerias firmadas pela Lunelli para reduzir o impacto ambiental estão: Algodão Reciclado, Algodão Responsável, Algodão Colorido, Coleção Colors, Ecodenim, Ecovero, Sacola Biodegradável e Sistema de Gestão Ambiental Certificado.
“Estamos certos de que a jornada é contínua e temos muitas oportunidades para fortalecer o nosso impacto positivo do mundo. Queremos melhorar a vida das pessoas através de oportunidades, produtos e serviços, desenvolvendo nossas atividades de forma a promover o bem social, cultural, ambiental e econômico e fazendo uma moda que leve significado para a vida de quem escolhe vesti-la”, afirma Viviane Cecilia Lunelli, presidente da Lunelli. “Avançamos consideravelmente em 2022, ainda sob a gestão do Dênis, e pretendemos acelerar nossas ações para tornar a Lunelli cada vez mais afirmativa para seus colaboradores, clientes e comunidade, e protagonista por uma moda mais consciente e sustentável”, completa.