Você está aqui
Home > sustentabilidade > GIRA SUSTENTÁVEL: FORNECEDORES MINEIROS CRIAM PLATAFORMA DE MODA CIRCULAR

GIRA SUSTENTÁVEL: FORNECEDORES MINEIROS CRIAM PLATAFORMA DE MODA CIRCULAR

Idealizada por Helen Formaggini, plataforma foi lançada pelo Sindicalçados-MG em parceria com Senai-BH e Fiemg

Na última quarta-feira (28/06), aconteceu o lançamento da plataforma Gira no auditório da Fiemg, em Belo Horizonte. Esse projeto é uma iniciativa do Sindicalçados-MG, realizado por meio do Programa Fiemg e executado pelo setor de Tecnologia e Inovação do Senai-BH.

A plataforma digital tem como objetivo movimentar e incentivar o reaproveitamento de insumos em desuso. Através do intermédio da Gira, as marcas cadastradas podem disponibilizar recursos sobressalentes para outras empresas a um preço competitivo quando comparado a fornecedores primários. Tecidos, couros e aviamentos são os principais produtos a serem vendidos. 

Apesar do projeto inicial ser restrito para pessoas jurídicas, no modelo B2B, hoje a Gira permite que pessoas físicas possam tanto vender quanto comprar na plataforma. Essa iniciativa abrange novos públicos que possam estar interessados em garantir menor quantidade de insumos e com preços mais atrativos, do que se comparado com lojas especializadas. Hoje, o projeto foca principalmente o setor calçadista, mas já está sendo viabilizado a integração de outras categorias, como o vestuário.

“O que não é útil para uma empresa, pode ser para outra. É valor dobrado, é multiplicação e efeito sinérgico, é isso que fará as empresas mais competitivas”, disse o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe. Essa iniciativa tem como objetivo movimentar o capital parado vendendo a outros interessados por um valor mais acessível, promovendo uma economia circular. 

SOBRE A PLATAFORMA GIRA SUSTENTÁVEL

Em desenvolvimento há cerca de 1 ano e meio, a plataforma foi ao ar oficialmente na última semana com o objetivo de fomentar uma cadeia mais sustentável na indústria da moda. Essa iniciativa, em sua fase inicial, tem papel de intermediar e conectar vendedores com respectivos interessados. 

A ideia é disponibilizar produtos parados, como excesso de tecido, sobras de aviamento e até mesmo ferramentas e maquinários em desuso a fim de recuperar parte do investimento, como também praticar o conceito de economia circular e desempenhar um papel fundamental na promoção da sustentabilidade na indústria da moda.

Idealizada por Helen Formaggini, desenvolvida por muitas mãos, como Cibelle Faria, Eurico Fernandes e outros, essa iniciativa veio para suprir essa demanda dentro do mercado brasileiro e construir uma moda mais competitiva e sustentável. Acesse o site da plataforma e descubra mais detalhes.

Conheça em www.girasustentavel.com.br.

Deixe um comentário

Top