Modelo mais icônico da Levi’s®, o 501®, ganha versões comemorativas sustentáveis
Nos últimos cinco anos, temporada após temporada, a marca Levi’s® introduziu novos produtos que combinam pensamento de design inovador com um compromisso primordial com a sustentabilidade. Agora, em conjunto com o 150º aniversário do icônico jeans Levi’s® 501®, a marca Levi’s® está apresentando um conjunto de produtos – um Plant-Based 501®, uma mistura de algodão e cânhamo Selvedge 501® e um Circular 501® – que mostram como novas ideias e tecnologias podem ser aplicadas a um clássico antigo, apontando o caminho para o futuro.
O jeans Plant-Based 501® é feito de pelo menos 97% de materiais à base de plantas, com algodão orgânico certificado, corante natural, um patch à base de plantas e tinta feita a partir de resíduos de madeira. Esses jeans são uma evolução na prática de inovação de design da empresa, aproveitando as temporadas anteriores e estabelecendo novas bases sobre as quais construir no futuro. Eles também são uma indicação de como a indústria pode ser nos próximos anos, dada a pressão para minimizar os materiais sintéticos derivados de combustíveis fósseis e a necessidade de fabricar mais roupas com insumos renováveis em vez de recursos finitos.
“Como uma empresa que fabrica jeans 501® há 150 anos, temos uma oportunidade – e uma responsabilidade – de questionar continuamente o processo pelo qual esses jeans são feitos”, disse Paul Dillinger, vice-presidente de inovação de design da Levi Strauss & Co.
Com base em seus esforços com cânhamo cotonizado ao longo dos anos por meio de sua linha Wellthread®, a marca Levi’s® também está lançando uma mistura de cânhamo e algodão Selvedge 501®. Esses jeans combinam o tecido de ourela premium com a inovação de fibra alternativa que caracterizou grande parte do trabalho da linha nos últimos anos.
Além disso, a marca está destacando o Circular 501®, feito com uma mistura de algodão orgânico e a fibra Circulose® pioneira da Renewcell, viscose feita em parte de denim reciclado e outras formas de resíduos têxteis. A formulação nos permite usar muito menos recursos naturais e produtos químicos no processo de produção. Cada componente do material se alinha a uma estrita estratégia de fibra única que permite uma reciclagem eficiente no final da vida útil da roupa. Ao substituir partes da roupa que normalmente seriam feitas de fibras sintéticas – como bolsos de poliéster, linhas, etiquetas e entretelas – por alternativas 100% algodão, removeram elementos sintéticos que, de outra forma, atrapalhariam o processo de recuperação do algodão. O resultado é um novo jeans feito com jeans velhos que é projetado para ser reciclável, com potencial para ser refeito em novos jeans, repetidas vezes.
“Em nossa pesquisa e desenvolvimento contínuos, nos esforçamos para melhorar nossas práticas de design e conservar os recursos ambientais de todas as maneiras possíveis”, disse Una Murphy, diretora de inovação de design da Levi’s®. “Ao incorporar inovação sustentável, tanto em produtos principais quanto premium, aprendemos o que é possível e como podemos continuar trabalhando para resolver alguns de nossos maiores desafios.”