Produto exclusivo no Brasil, a H-Green, além de sustentável, permite customização da malha com tingimento e acabamento, de acordo com a escolha do cliente
A preocupação da indústria têxtil brasileira com a sustentabilidade é crescente e constantemente as empresas buscam alternativas para continuar produzindo com responsabilidade e sustentabilidade. A participação da Huvispan Têxtil na 2ª edição do Febratex Summit não poderia ser diferente. A empresa marcará presença mostrando sua preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade, um dos pilares do evento.
Durante o Summit, a Huvispan lançará a H-Green, marca 100% sustentável que fornece tecido de poliamida reciclado. Com características que buscam respeitar o meio ambiente, um dos diferenciais da H-Green é a matéria prima inteiramente reciclada. Tathiana Pettenuci da Silva, gerente de qualidade da Huvispan Têxtil revela que a marca nasceu com o intuito de oferecer soluções eficientes com tecnologia e responsabilidade ao meio ambiente. Exemplo disso são os chips reciclados que são produzidos a partir de fios de nylon que seriam descartados pelas empresas.
O QUE É A H-GREEN?
A H-Green é uma nova marca agregada ao portfólio sustentável da Huvispan Têxtil. “Nosso intuito é oferecer o modelo de serviço de fabricação exclusivo e personalizado de malha sustentável aos clientes confeccionistas, baseado no modelo de negócio white label, ou seja, uma terceirização do desenvolvimento de produtos e serviços, criando um molde que pode ser personalizado e redistribuído por uma empresa”, explica Tathiana.
White label é um conceito antigo, mas que vem ganhando força nos dias atuais, revolucionando o mercado mundial. Consiste num modelo de negócios que permite a uma empresa desenvolver e produzir seus produtos e serviços de forma customizada em um fornecedor especialista no assunto, introduzindo sua identidade e marca, sem precisar ter estrutura de desenvolvimento e produção.
“Para desenvolver uma solução 100% sustentável e customizada como a H-Green, a Huvispan realizou dois anos de estudos intensos para encontrar realmente um produto sustentável. Foi assim que em 2023 homologamos a Poliamida. Vale lembrar que a nossa solução completa veio através do desafio de ajustar os processos a esses fios com comportamentos extremamente diferentes do material virgem. Permitindo oferecer ao público uma solução completa: fio + malharia + beneficiamento”, explica.
“A H Green possui inúmeras vantagens à indústria têxtil, entre elas a redução nos custos de desenvolvimento e produção, corte de desperdícios e sobras, maior agilidade e ganho no lead time de desenvolvimento e produção, reprodutibilidade dos lotes e maior qualidade do produto final, garantia de entrega e DNA de marca introduzido no produto”, acrescenta.
ESTANDE REFLETE A PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE
A Huvispan Têxtil além de apresentar no estande um serviço com matéria prima reciclada, a H-Green, também se preocupa em dar continuidade na sustentabilidade através de seus brindes. “Teremos um kit que tem como intuito ser amigo do meio ambiente. Nele teremos copos e canetas feitas com materiais reciclados e uma ecobag exclusiva da nossa marca H-Green – toda em algodão cru reciclado. Além disso, fomos adeptos à forma de descarte de lixos que a organização do evento está promovendo, através da coleta seletiva. O mesmo método que aplicamos na nossa fábrica”, revela.
Além disso, a Huvispan investe na responsabilidade ambiental, através de ações internas, como o Programa de Gerenciamento de Resíduos, que leva à redução de resíduos e favorece o desenvolvimento sustentável, com foco na preservação do meio ambiente. Assim, também vem buscando novidades de produtos para oferecer ao mercado têxtil e disseminar a conscientização ambiental.
“Também possuímos projetos como a arrecadação de lacres de latinhas para troca em cadeiras de roda; recolhimento de tampinhas plásticas para troca em ração de cães e gatos; recebimento dos colaboradores e comunidade no geral de equipamentos eletrônicos, pilhas e baterias, para um direcionamento correto; reaproveitamento de água de processos internos da fábrica para não captar mais água que o necessário; coleta seletiva; controle das emissões atmosféricas; lâmpadas de led, entre outras diversas ações”, conta Tathiana.
Tathiana ainda explica que a sustentabilidade, em todos os aspectos, seja social, ambiental ou econômico, é essencial para a indústria têxtil se manter no mercado. “Não podemos considerar isso como um diferencial, mas sim, uma obrigação para que todos tenhamos um futuro melhor. A Huvispan sempre está em busca da evolução constante, conhecendo novas tecnologias sustentáveis e estudando as melhores soluções para sermos cada dia mais sustentável”, conclui.