54 marcas de moda buscam alcançar o maior volume de negócios do Brasil nestas feiras internacionais
A Coterie New York, uma das maiores feiras de moda feminina e de assessórios dos Estados Unidos, receberá 42 marcas brasileiras, e a Magic NY, evento de moda com pegada mais comercial que ocorre no mesmo local, acolherá mais 12 marcas. Trata-se do maior grupo composto por empresas de vestuário, calçados e acessórios a participar simultaneamente dos dois eventos, a ser realizado no Centro de Convenções Jacob K. Javits, de 19 a 21 de setembro. As marcas estão recebendo apoio através de convênios setoriais com ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), dentre outras.
CONVÊNIOS EM PARCEIA COM A APEXBRASIL
O Texbrasil, programa de internacionalização da indústria têxtil e de moda brasileira executado pela Abit está levando o maior número de marcas para a Coterie (32 empresas), e o Brazilian Footwear, programa de incentivo às exportações de calçados brasileiros executado pela Abicalçados, está levando 12 marcas para a Magic.
Algumas empresas também participam por meio de outros projetos setoriais como o Fashion Label Brasil, da Abest (Associação Brasileira dos Estilistas), e Precious Brazil, do IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos).
CONVÊNIO COM O SEBRAE
Outra parte do grupo (10 marcas) está sendo apoiada pelo Programa Vista Brasil, parceria entre a Abit e o Sebrae, visando desenvolver as empresas do segmento de moda, já que elas representam, em quantidade, mais de 90% da cadeia têxtil no Brasil.
COTERIE ATRAI CADA VEZ MAIS MARCAS DE MODA BRASILEIRAS
Reunindo o maior número de marcas, a Coterie sempre apresentou resultados positivos para as empresas, razão pela qual vem crescendo o número de participantes e de negócios gerados. A edição da Coterie, realizada em 2022, resultou em US$ 1,7 milhão de negócios gerados durante os três dias e US$ 4,8 milhões projetados para 12 meses.
No comparativo dos últimos cinco anos, entre 2018 até hoje, 2022 registrou o maior volume de negócios fechados durante a realização da segunda edição anual da Coterie, quando o Brasil também contabilizou maior número de contatos realizados do que em todos os anos anteriores da série histórica, com ressalva aos impactos da pandemia de 2020, quando essa edição da feira foi realizada virtualmente.
Neste ano, a expectativa no vestuário é de aumentar o volume de negócios em relação à edição de setembro de 2022. “O mercado americano é muito importante para as marcas de moda feminina e, como a Coterie acontece sempre depois da semana de moda de NY, quando a cidade ainda está fervilhando de compradores, influencers e jornalistas de moda, temos uma grande expectativa de negócios. Certamente, é um momento obrigatório para uma marca se projetar e aumentar suas exportações neste mercado”, declara Lilian Kaddissi, superintendente-executiva de Projetos da Abit.
Para a ApexBrasil, a participação dessas 54 marcas nas feiras de NY reflete a maturidade e a diversidade da indústria da moda. “Demonstra não apenas a força e a representatividade da moda brasileira no mercado internacional, mas também a sua pluralidade, visto que estamos apoiando marcas de diversos segmentos da moda, desde vestuário feminino, acessórios, joias e calçados. São marcas que apresentam atributos que buscamos cada vez mais ressaltar e valorizar, como o design criativo, inovação e a sustentabilidade”, pontua Mariele Christ, gestora dos projetos setoriais de moda da ApexBrasil.
Com vocação de apoiar as pequenas e microempresas do Brasil, o Sebrae incentiva também essas empresas a ganharem o mercado internacional. “A internacionalização de qualquer empresa passa necessariamente pela melhoria da competitividade, e isso é o nosso objetivo. Ver essas empresas embarcando nesta jornada e exporem seus produtos numa das maiores feiras da moda, é um sentimento muito grande. Para elas é uma oportunidade de mostrar suas marcas, ampliar o seu alcance de consumidores e ser inserida em um terreno fértil para a inovação e crescimento tecnológico”, diz Adriana Menegaz, gestora nacional de Moda do Sebrae.
A Coterie New York conecta marcas e designers emergentes e estabelecidos com uma rede de elite de varejistas, influenciadores e mídia nacionais e internacionais. Seu destaque é ampliado por integrar showrooms e um espaço dedicado aos novos designers.
Já a Magic também se consolida como um dos principais eventos do mercado com foco em tendências femininas, roupas esportivas, calçados, acessórios e trajes infantis, influenciados pela modernidade e influências contemporâneas da moda. A feira é voltada a todos os públicos e perfis de compradores, como grandes lojas de departamento, varejistas on-line, butiques especializadas e players regionais. “Os Estados Unidos, apesar de diminuírem suas importações de calçados brasileiros em 2023, muito em função de uma queda interna de demanda e altos estoques, é o segundo principal mercado internacional para o setor calçadista brasileiro. Estar na Magic é fundamental para as marcas manterem e ampliarem o relacionamento com aquele mercado”, comenta Paola Pontin, analista de Promoção Comercial da Abicalçados.
COMÉRCIO ENTRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS
Os Estados Unidos são o país na primeira posição dentre os maiores compradores de vestuário no mundo, tornando-se importante alvo para novos negócios. Em 2022, as importações desse segmento feitas pelos EUA alcançaram US$ 99,9 bilhões, indicando crescimento de 20% em relação ao ano de 2021. Os principais produtos importados são calças, jardineiras e bermudas, seguidos de suéteres, moda íntima e t-shirts. O Brasil ocupa a 52ª posição como fornecedor de vestuário para os EUA, com total de US$ 28 milhões exportados em 2022. A Ásia figura como principal fornecedor.
Contudo, o preço médio praticado pelos EUA nas importações de vestuário foi de US$ 17,83 por quilo em 2022, sendo que o Brasil conseguiu vender por um preço médio de US$ 37,02 por quilo, por serem produtos de maior valor agregado, expostos em semana de moda e salões como Coterie e Magic.
No setor calçadista, os Estados Unidos são o segundo principal destino das exportações. Entre janeiro e julho, foram embarcados para lá 6,3 milhões de pares por US$ 136,32 milhões, quedas de 51,4% e de 34,6%, respectivamente, ante mesmo intervalo de 2022.
MARCAS BRASILEIRAS NA COTERIE E MAGIC
APOIO TEXBRASIL – 32 empresas
Lavish, Serpui, Matilda Headpieces, Cristina Sabatini (acessórios e vestuário), Melissa, Maria Pavan, Lalibela, Eneida França, Marie Mercié, Gissa Bicalho, Paola Bernardi, Gapaz, Schutz / Arezzo, Priscila Whitaker, Luisa Werner, Le My, Dotz, Lis Fiaschi, Byart Crystals, Louisa, Leticia Manzan, Nadia Gomenez, Aseer, Ruela, Nhall, Amni, Gavea, Lez a Lez, Oitici, Tulle Jour.
APOIO VISTA BRASIL – 10 empresas
Akemi, Belle Paiva, Emi Beachwear, Gustavo Eyewear, Joanne, Lapa Shoes, Marina Bitu, Nidas, Say, Zolt Rio
APOIO ABICALÇADOS – 12 marcas e 5 estandes
Carrano, Bottero, Schoen, Zinzane, Vizzano (VIzzano, Beira Rio, Moleka, Molekinha, Molekinho, Activitta, Modare Ultraconforto, BR Sport).