Por Taíssa Cruz
Mesmo as menores organizações devem tomar decisões sobre como desejam ser percebidas. Qual será o nome da empresa? Ou como devemos apresentar nossos produtos? Ou mesmo, quais materiais de vendas devemos fazer? Não importa o tamanho da organização, cada interação precisa ser criada; então, a única decisão real é se você fará isso intencionalmente ou não. E se você não “mostrar” às pessoas o que elas devem saber e pensar sobre a sua empresa, elas vão pensar o que bem entenderem.
1. BRANDING E A REALIDADE EMPRESARIAL
Branding não é ilusão, mas um reconhecimento da realidade que todas as empresas enfrentam. Se você se importa com a longevidade da sua organização, então precisa entender que a qualidade da experiência é o objetivo central do branding.
2. MARCAS FORTES E SUCESSO SUSTENTADO
Empresas com marcas fortes têm sucesso sustentado. Estudos da McKinsey, Kantar BrandZ e outras análises revelam que o valor da marca representa cerca de 30% do valor total da empresa. Por onze anos consecutivos, a Apple permanece na primeira posição do ranking da Interbrand das 100 marcas mais valiosas do mundo, atingindo valor de marca de mais de US$ 502 bilhões e US$ 3 trilhões de valor de mercado. Portanto, gerenciar bem a marca é crucial para o sucesso financeiro da sua empresa.
3. MARCAS REDUZEM RISCOS
As marcas reduzem riscos ao construir relacionamentos de longo prazo. Elas fazem o negócio mais estável, construindo confiança e life time value, além de atrair novos clientes e talentos para a sua empresa.
4. MARCAS COMO CATALIZADORES DE CRESCIMENTO
Marcas atuam como catalisadores para a criatividade, impulsionando o crescimento das empresas. Zara, Dior, Arezzo &Co, Farm, Havaianas, entre tantas outras, chegaram aonde estão graças a um brilhante trabalho de marca. Claro que branding nenhum sustenta produto/serviço ruim, porém sem ele não seria possivel atingir esse patamar.
5. MARCAS FACILITAM O ENTENDIMENTO
Marcas facilitam o entendimento das empresas e seus produtos. Exemplo disso é o Google, cuja missão é organizar a informação do mundo. Suas marcas e sistemas de expressão ajudam as pessoas a entenderem e navegarem por seus produtos e serviços. Quanto mais fácil for o entendimento do que você faz e o porquê faz, mais fácil será o processo de compra e maior será a sua audiência.
Branding, feito corretamente, gera valor para seu ecossistema e para a sociedade. É uma maneira de fazer com que as organizações sejam compreendidas, apreciadas e até amadas pelas pessoas, além de serem muito mais rentáveis. Segundo relatório da McKinsey de 2020, “as 40 marcas mais fortes do mundo renderam quase o dobro do retorno total aos acionistas”. Portanto, cuidar da sua marca não é mais uma escolha, é um job to be done (trabalho a ser feito)!
Taissa Cruz é founder da 4 Brands Atelier de Marcas, agência especializada em Branding e Marketing e consultora do Sebrae-SP. É estrategista de marcas e publicitária com mais de 20 anos no mercado corporativo. Atuou como head de Branding, Marketing e Comunicação em grandes empresas como Capricórnio Têxtil, Telefônica (Vivo) e Allianz Seguros. Possui MBA em Administração e Marketing pela FAAP e diversos cursos de branding pela ESPM, FGV, University of California e Pennsylvania.
taissacruz@4brandsatelierdemarcas.com