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TEXBRASIL TEM NOVO CICLO RENOVADO ENTRE ABIT E APEXBRASIL

Convênio prevê investimentos totais de R$ 40,9 milhões até maio de 2026 para promover a internacionalização da indústria têxtil, de confecção e da moda brasileira e ampliar as exportações do setor

O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, realizado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) teve a 13ª renovação de convênio. O novo ciclo, referente ao biênio compreendido entre os meses de junho de 2024 a maio de 2026, prevê investimentos totais de R$ 40,9 milhões, considerando R$ 21,7 milhões de recursos da Agência e R$ 19,2 milhões da contrapartida, para promover a internacionalização e alavancar os negócios da indústria têxtil, de confecção e da moda brasileira, em todas as etapas de seu processo exportador.

O programa já atendeu mais de 1.800 empresas durante mais de duas décadas de realização. Atualmente, apoia cerca de 400 empresas, com relevante participação de micro e pequenas empresas, dos segmentos de vestuário, têxtil, cama, mesa e banho, não-tecidos e tecidos tecnológicos. Nesta nova etapa, as ações contemplarão a promoção de negócios, competitividade e qualificação, desenvolvimento estratégico, estímulo à inovação e práticas de sustentabilidade, defesa de interesses e posicionamento de marcas, além do compromisso de fortalecer e estimular empresas com lideranças femininas.

“Este é um programa que confirma que as parcerias público-privadas são necessárias e, quando mantidas e consolidadas por anos, atingem resultados também consistentes. O Texbrasil tem incentivado empresas a entrar no mercado internacional, capacitando e gerando oportunidades de negócios para vários segmentos e isso se tornou um diferencial que a Abit oferece ao setor”, declara Ricardo Steinbruch, presidente da Abit.

No biênio, serão trabalhados 14 mercados-alvo internacionais, como Estados Unidos, México, Colômbia, França, Espanha, África do Sul, Angola e Emirados Árabes Unidos, dentre outros. O propósito é preparação e promoção da competitividade das empresas, para a incursão em feiras internacionais, projetos compradores, roadshows, showrooms e marketplaces. O programa, por meio de ações planejadas, com visão estratégica e de longo prazo, soma conhecimentos sobre o processo de internacionalização para buscar melhores oportunidades para as marcas se capacitarem e fazerem negócios.

“Estamos muito satisfeitos em garantir, mais uma vez, a renovação do convênio com a Abit, que tem oferecido um apoio essencial à internacionalização da produção têxtil brasileira ao longo das últimas duas décadas. Nossa indústria têxtil tem se destacado pela criatividade e pela inovação, com destaque para a digitalização e utilização da inteligência artificial na cadeia produtiva. Sem dizer, é claro, da preocupação permanente com a sustentabilidade e a rastreabilidade no setor”, comemora o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

As atividades permitem às empresas participantes do Texbrasil acessarem o mercado global, contribuindo expressivamente para o aumento da competitividade do setor rumo à ampliação das exportações brasileiras. Agenda das iniciativas e eventos internacionais pode ser acessada no site do projeto www.texbrasil.com.br.

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