Você está aqui
Home > Tecnologia > BRANQUEADOR SUSTENTÁVEL: TECNOLOGIA REDUZ RESÍDUOS E ECONOMIZA ÁGUA

BRANQUEADOR SUSTENTÁVEL: TECNOLOGIA REDUZ RESÍDUOS E ECONOMIZA ÁGUA

Solução da Milliken prolonga vida útil das roupas brancas, diminui necessidade de descarte frequente e, consequentemente, reduz impacto em aterros sanitários

Cerca de 92 milhões de toneladas de peças de roupa acabam em aterros sanitários por ano, de acordo com a Earth Org. Para ajudar na conservação destas peças e evitar o descarte, a Milliken do Brasil, empresa norte-americana especialista em ciência dos materiais, possui uma linha de branqueadores Liquitint™, que mantém o vestuário novo por mais tempo, reduz o consumo de água e de produtos durante o processo, diminuindo o resíduo no meio ambiente.

Ainda segundo a entidade, 100 bilhões de peças são produzidas por ano. Uma camiseta necessita, em média, de 2.700 litros de água para ser fabricada, o que seria suficiente para que uma pessoa bebesse 3 litros durante 2 anos e meio (ou 900 dias). Ademais, durante o processo de lavagem, uma única carga de roupa consome entre 50 e 60 litros de água.

“Muitos detergentes já a utilizam para recuperar o amarelado da roupa em apenas 1 lavagem ou mesmo mantê-la como nova por mais tempo. Nosso laboratório em São Paulo está equipado com máquinas de lavar e equipamentos de leitura de tecidos, como espectrofotômetro, para que cada cliente tenha o suporte necessário para seus produtos”, explica Edgar Curdoglo, gerente de contas da unidade de negócios de Produtos para Casa e Cuidados Pessoais da Milliken.

Chamada de MILLIBRITE, a tecnologia é baseada em corantes poliméricos Liquitint™, que possuem excelente performance em todo tipo de fonte de luz, inclusive a LED, usada na maioria dos lares brasileiros e detentora de 84% das vendas do setor, como aponta o IDEC (Instituto de Defesa de Consumidores). Diferentemente do branqueador óptico, desenvolvido em meados de 1930, que atua somente absorvendo luz UV, emitindo luz no espectro visível.

“Estamos comprometidos com a sustentabilidade em todos os aspectos de nossa operação. Assim como desenvolvemos tecnologias de branqueamento mais ecológicas, estamos também focados em práticas de fabricação sustentáveis, como a redução do consumo de água e energia, e a utilização de matérias-primas recicladas e renováveis”, completa Jaqueline Morais, gerente júnior de suporte técnico da Milliken.

AJUDA DOS CONSUMIDORES

Além de optar por peças que durem mais tempo, evitando o chamado ‘fast fashion’, os consumidores podem prolongar a durabilidade das roupas ao seguirem instruções de lavagem, utilizar produtos de limpeza ecologicamente corretos e participar de programas de reciclagem de tecidos. Curdoglo alerta que escolher produtos branqueados com tecnologias sustentáveis, como as desenvolvidas pela Milliken, também faz uma grande diferença.

“Recentemente, lançamos uma linha de corantes Liquitint™ sem preservantes e biocidas. Com isso, damos um passo importante para o desenvolvimento de uma linha de corantes mais sustentável para o mercado. Itens descartados podem levar centenas de anos para se decompor, liberando metano e outros gases de efeito estufa no processo. Além disso, tecidos sintéticos podem liberar microplásticos que contaminam o solo e os corpos d’água, afetando negativamente a vida aquática e entrando na cadeia alimentar”, completa.

Deixe um comentário

Top