Entre os dias 18 e 20 de setembro, a ApexBrasil realizará evento inédito em Milão com a participação de 20 designers nacionais comprometidos com a moda criativa, inovadora, social e ambientalmente consciente
Nesta semana, a criatividade e a riqueza cultural do cenário da moda brasileira ganharão destaque durante o Awake, evento que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizará na Itália, durante a Semana de Moda de Milão. Entre os dias 18 e 20 de setembro, no Terrazza Martini, Piazza Diaz, em Milão, o Awake apresentará 20 marcas emergentes de moda sustentável oriundas de todas as regiões do Brasil. Exposição interativa, talk, mostras e rodadas de negócios estão na agenda do evento, que contará com a presença de formadores de opinião do segmento da moda nacional e internacional e de compradores internacionais interessados em moda autoral, social e ambientalmente consciente.
“É nesse contexto de ampliação das ações e dos debates em torno do consumo consciente, do crescimento sustentável das empresas e de posicionar o Brasil como um produtor mundial de excelência em moda sustentável que o Awake chega em Milão nos próximos dias”, afirma o presidente de ApexBrasil, Jorge Viana, reforçando que o evento valoriza “essa fusão de tradição e inovação que cria um cenário de moda único, rico em história e voltado para o futuro.”
“É uma alegria muito grande ver a voz das mulheres artesãs cruzarem fronteiras e chegarem a um mercado tão importante para a moda mundial. Nossas peças bordadas falam do nosso afeto, da nossa ancestralidade, da nossa origem, de mulheres sertanejas, de mulheres nordestinas, da beleza do sertão de Alagoas, do Rio São Francisco, das lendas e histórias contadas pelos populares nas diferentes regiões do estado”, afirma Alina Amaral, criadora da marca de roupas que leva seu nome e uma das participantes do Awake.
As 20 marcas participantes foram selecionadas com base nos princípios ESG (ambiental, social e governança), levando em conta a prontidão para exportar e a relação com a cultura e tradição locais. Além disso, foi observado o uso de materiais regionais e de técnicas artesanais e tradicionais e a adoção de designs inovativos, sustentáveis e duráveis. A curadoria contou com a parceria das empresas especializadas em moda sustentável ADN Reset e Métier Tropical.
A marca paraense de joias, Barbara Müller, está entre as selecionadas no Awake e é um dos exemplos dessa fusão de inspiração local e olhar contemporâneo. “Nós produzimos design e arte refinada e de qualidade, com mão de obra e matéria-prima locais, mega contemporâneo, e queremos mostrar isso ao mundo. Que a gente conquiste cada vez mais espaço nessa comunicação de imagem de moda do que é o Brasil, que não pode ser completa sem esse magnetismo todo de rio, floresta, cidade e calor que o Norte tem”, ressalta Barbara Müller, idealizadora e designer da marca.
PROGRAMAÇÃO
Durante o evento, o público será cativado pelas coleções de designers promissores, com peças que refletem o espírito vibrante e a inovação de ponta, sinônimos da moda brasileira. Além da experiência, uma apresentação multimídia com várias telas e minidocumentários fará com que os convidados mergulhem ainda mais nas histórias por trás dos designs e no compromisso dos estilistas com a sustentabilidade. O Awake também celebrará as diversas influências culturais que inspiram a moda nacional, desde a herança indígena até os estilos urbanos contemporâneos.
CONSUMO CONSCIENTE
Dentre os principais objetivos do Awake estão a promoção de um consumo consciente; o apoio a práticas sustentáveis; educação e informação; e a comercialização de produtos responsáveis.
A partir da ação, a ideia é inspirar pessoas a adotarem hábitos de compra conscientes e reconhecerem o impacto de suas escolhas no meio ambiente e na sociedade. Por meio do Awake, a ApexBrasil pretende apresentar e endossar produtos e práticas ecologicamente corretas e socialmente sustentáveis, além de oferecer um mercado atacadista para produtos que atendam aos mais altos padrões de produção, design, sustentabilidade e responsabilidade social.
APEXBRASIL E O SETOR DE MODA
A Moda é um dos setores mais tradicionais da indústria brasileira e com alto número de empresas. Por isso, o setor está entre os primeiros com os quais a ApexBrasil iniciou seu trabalho de promoção de exportações. Há mais de 20 anos, a Agência vem apoiando a Moda brasileira em diversas iniciativas, especialmente via projetos setoriais. Em 2023, por meio dos seis projetos setoriais dedicados ao setor, a ApexBrasil apoiou mais de 1.400 empresas. O total exportado pelos seis projetos foi de US$ 2,8 bilhões no ano passado. A realização do Awake durante a Semana de Moda de Milão, é mais um exemplo do esforço da ApexBrasil em promover o setor e os negócios brasileiros sustentáveis e com qualidade pelo mundo.
CONHEÇA AS MARCAS PARTICIPANTES
Alexandre Pavão (São Paulo): Marca de acessórios autorais e exclusivos produzidos por meio da reutilização de materiais da grande indústria. / @alexandrepavaodotcom
Alina Amaral (Alagoas): Marca que abraça o reaproveitamento de tecidos e trabalha com a desconstrução do bordado tradicional e assimetrias. / @alinaamaraloficial
Atelier TRANSmoras (São Paulo): O Atelier TRANSmoras oferece um espaço criativo para indivíduos LGBTQIA+ se expressarem e mostrarem seus talentos. / @atelietransmoras
Augusta (São Paulo): Marca de atelier dedicada à alfaiataria. Cada peça é feita de materiais veganos, biodegradáveis e reciclados de origem local. / @augusta.atelier
Barbara Müller (Pará): Marca de joalheria inspirada na flora e na fauna do Pará. Cada peça é trabalhada por artesãos usando técnicas tradicionais e materiais reciclados. / @b.muller_
Bela Brand (São Paulo): Marca de roupas de banho e resortwear com ampla gama de tamanhos, garantindo que todas as mulheres possam se sentir bonitas e confiantes. / @shopbelabrand
Catarina Mina (Ceará): Com abordagem colaborativa, cada peça carrega consigo a história da artesã por trás de sua fabricação. / @catarinamina
CURA (Rio de Janeiro): Marca voltada para a preservação do artesanato tradicional brasileiro, combinando-o ao resortwear contemporâneo. / @ateliercura
Dindi Eyewear (São Paulo): Os óculos da marca são inspirados nas cores e formas das paisagens naturais do Brasil e utilizam acetato de celulose de algodão. / @dindi_eyewear
Flavia Amadeu (Distrito Federal): As joias e peças de moda são elaboradas em colaboração com pequenos produtores e artesãos que dependem de recursos naturais sustentáveis. / @flaviaamadeudesign
Flavia Aranha (São Paulo): Mistura materiais orgânicos, corantes naturais e técnicas artesanais para criar roupas sustentáveis e alinhadas ao “slow living”. / @ flaviaaranha_
Jordana Rocha (Bahia): Marca de joalharia artesanal com estética contemporânea e designs minimalistas. As esmeraldas estão no DNA da marca. / @jordanarochaofficial
Lahara Brand (Rio de Janeiro): Desenvolve moda praia inspirada nos princípios do slow fashion, por meio de parcerias com fornecedores locais e no uso de materiais ecologicamente corretos. / @laharabrand
Leafy (Santa Catarina): Criadas por uma comunidade de mulheres, suas coleções apresentam crochê artesanal feito de seda fiada à mão, tingido com pigmentos orgânicos. / @leafynaturalcouture
Maria Pavan (Rio Grande do Sul): A marca cria malhas que buscam o equilíbrio entre a modernidade e o estilo clássico e emprega técnicas de tricô que minimizam o desperdício. / @mariapavan_oficial
Marina Bitu (Ceará): Suas roupas valorizam materiais tradicionais como linho, seda e algodão e materiais inovadores como fibra de bananeira e plástico biodegradável. / @marinabitu
Maurício Duarte (Amazonas): Seus trabalhos valorizam a sabedoria de seus ancestrais amazônicos, integram materiais éticos e métodos artesanais que respeitam o meio ambiente. / @mauricioduartebrand
Min RJ (Rio de Janeiro): Com foco no design minimalista, a marca cria roupas com materiais naturais certificados, selecionados para garantir os mais altos padrões de sustentabilidade. / @min.rj
Murmaid (São Paulo): Inspirada na beleza do que está danificado ou velho, a marca de roupas transforma esses materiais em algo totalmente novo e inesperado. Compromisso com upcycling. / @murmaid.co
The Paradise (Rio de Janeiro): A marca adota uma estética maximalista que preza pela diversidade e pela sustentabilidade, com coleções que usam materiais de origem controlada e design responsável. / @theparadise.rio