Complexo comercial no bairro do Brás, em São Paulo, foi atingido pelo fogo na manhã desta quarta-feira (30)
Comerciantes e compradores do Shopping 25, localizado no bairro do Brás, em São Paulo, foram surpreendidos na manhã desta quarta-feira (30), com um incêndio em suas dependências. A causa ainda não foi identificada, mas o consultor do Instituto Sprinkler Brasil e especialista em proteção e combate a incêndios há mais de três décadas, Marcelo Lima, faz uma análise de como esse incidente poderia ser evitado.
“Muitos proprietários e administradores dos estabelecimentos não têm ideia de que o sistema de sprinklers precisa de manutenção. Eles acreditam que somente precisam instalá-lo. Apesar do histórico excepcional do funcionamento do sistema de sprinklers, sempre é bom ressaltar que a estatística bem-sucedida só vale para os sistemas que são bem instaladas, bem projetados e bem mantidos.
A comparação é sempre com o carro: não se pode somente rodar sem fazer a manutenção adequada. Diversos problemas podem ocorrer quando não há manutenção nos sprinklers. Um problema muito comum é a bomba que distribui a água para toda a tubulação não funcionar. Isso pode acontecer por várias razões: não funcionamento da peça, o botão que permite o acionamento automático desligado, válvulas fechadas, falta d’água no tanque, entre outros.
Tudo isso é sinal de que o sistema não está sendo inspecionado adequadamente. Esses são os principais problemas do dia a dia e podem ser resolvidos com programas de inspeção, manutenção e vistorias semanais pelo bombeiro civil. Ainda há uma possibilidade remota de problemas na projeção e instalação, mas este caso é menos comum do que a falta de manutenção.
Em shoppings como este do Brás é comum que as pessoas coloquem produtos em uma altura que quase encosta no sprinkler e quase impede o funcionamento por causa do excesso de material. Todas essas questões precisam ser vistas e inspecionadas toda semana. Caso não sejam verificadas, todo o alto investimento feito no sistema de proteção de incêndio será perdido, pois o sistema não vai funcionar.
Outro ponto que sempre é muito discutido quando acontece um incêndio é a existência do AVCB. Os proprietários costumam falar que sempre estão em ordem com os bombeiros. Porém, vale lembrar que o AVCB é uma fotografia que o Corpo de Bombeiros registra em um determinado dia do ano. No momento o estabelecimento pode estar em conformidade, mas após um mês, ou um ano entre as vistorias, muitas coisas podem acontecer e o local pode sair do padrão adequado. Incêndios criminosos, por negligência ou outras causas podem ocorrer. O AVCB é um documento que fornece uma autorização de partida, mas os proprietários e administradores precisam manter o estabelecimento com o sistema de proteção de incêndios em funcionamento ao longo do tempo”.
Foto: Reprodução