8a edição do evento traz uma programação de desfiles, palestras, workshops e mostra comercial de 13 a 15 de dezembro, no Centro de Convenções Frei Caneca
A 8ª edição do Brasil Eco Fashion Week (BEFW) apresenta uma programação inovadora para celebrar a Bioeconomia e a Cooperação, antecipando referências relacionadas à COP30. Realizado de 13 a 15 de dezembro no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo, o evento mantém entrada gratuita e se consolida como a principal plataforma de moda sustentável da América Latina.
Serão três dias intensos de atividades em uma área de 5.700m². O espaço será ocupado com 25 desfiles, 18 painéis, além de oficinas e exposições. “A ideia do evento é revelar a diversidade da moda comprometida com a sustentabilidade, incluindo criativos e fornecedores de insumos para o setor”, declarou Rafael Morais, diretor-executivo da plataforma Brasil Eco Fashion.
MARCAS BRASILEIRAS E INTERNACIONAIS
Entre os desfiles, os destaques por regiões do país, incluem marcas com diferenciais produtivos únicos: Camapu, Val Valadares em collab com Seringô e Seiva Amazon, Zwanga e We’e’ena Tikuna, da região Norte; Dih Morais, Elis Cardim, Hub Nordestesse, e Natural Cotton Color, do Nordeste; Camila Machado, Casa Apolinária, Min e Rani, do Sudeste; Luan Valloto do Sul; e Flávia Amadeu e Bocaiuva Moda Inclusiva, da região Centro-Oeste.
Haverá também a presença de marcas internacionais como Renê Orozco, do México e a Kunpi Arqueomoda Andina, do Peru – que vai trazer para a ‘eco-passarela’’ o ícone pop Lenin Tamayo, considerado pela revista Time o influenciador peruano da nova geração.
PAINÉIS, MERCADO ECO, OFICINAS E EXPOSIÇÕES
A abertura está focada no tema cooperação e reúne representantes do Pacto Global da ONU Rede Brasil, Sebrae Nacional, Mercado Livre, entre outros. Os paineis de conversa estarão conectados ao tema Bioeconomia. Entre eles, um diálogo sobre a COP30 e uso de biomateriais.
Há também a empresa Veja abordando as cadeias produtivas da Amazônia. Outra pauta que merece destaque é sobre upcycling de metais na joalheria. A Renner deve apoiar duas rodas de conversa: uma sobre comportamentos emergentes e novas formas de fazer moda e outra sobre Inovação com modelagem digital e zero waste. O Sebrae dialoga sobre atuação local com o tema Regionalidade e empreendedorismo global.
No showroom do Espaço Inovação, a empresa de logística reversa têxtil Retalhar celebra seus 10 anos comunicando sua trajetória e a parceria com a Plataforma Circular Cotton Move, com quem divide o lounge do evento, composto de pisos e móveis produzidos com resíduos têxteis misturadas com plástico reciclado.
As empresas também disponibilizarão um Ponto de Entrega Voluntária de roupas para descarte pelo público, além de apresentar o ciclo dos materiais recolhidos na parceria, nos mais de 500 pontos disponíveis em todas as regiões do país.
Já a empresa paranaense de biomateriais Muush irá expor seu biotecido, desenvolvido a partir de micélios de cogumelos e resíduos agroindustriais, com aplicações em acessórios de moda. Entre os 80 expositores, haverá a participação inédita da empresa social Da Terra Project, que oferece tecidos artesanais e da já estabelecida marca Seringô, com calçados feitos com látex natural e insumos da Amazônia.
As oficinas práticas prometem uma imersão em manualidades contemporâneas da moda sustentável, como laboratório de estamparia botânica e crochê com fibras sustentáveis; além de temas estratégicos, como planejamento de produtos circulares, ESG no setor de moda e estratégia multicanal de vendas para negócios de moda.
O evento também ressalta a presença de indústrias de grande porte no evento, como a mineira Cia. Industrial Cataguases e a catarinense Dalila Ateliê Têxtil, compartilhando as suas boas práticas. O CEO da Dalila Ateliê Têxtil, André Klein, estará no estande coletivo do Projeto Algodão Paraíba, e comenta a participação da empresa: “Valorizamos eventos como o BEFW, que elevam a moda sustentável brasileira representada por vários pequenos e médios empreendedores. O evento é um símbolo da representatividade do Brasil neste tema, e temos orgulho de estarmos conectados.”
Complementando a programação, serão realizadas algumas exposições. Entre elas, a Mostra de Moda Sebrae, a Mostra do Programa Operação Trabalho (POT), da Prefeitura da Cidade de São Paulo, além da mostra comemorativa de 20 anos da Natural Cotton Color usando o algodão colorido orgânico da Paraíba como base em suas criações.
Próximo ao final do evento, no domingo, será exibido o minidocumentário “Seu Estilo, Seu Impacto”, produzido pela Time to Act. O filme apresenta os desafios da indústria da moda e reúne personalidades e marcas. A ideia é mostrar que há, sim, muitas soluções e tecnologias acessíveis, escaláveis e lucrativas para um caminho mais sustentável para a moda.
A 8ª edição da semana de moda sustentável BEFW conta com patrocínio master das Lojas Renner, patrocínio do Sebrae Nacional e Mercado Livre e co-patrocínio da marca Veja. Apoio do Centro de Convenções Frei Caneca, Plataforma Circular Retalhar, Therpol Innovation, Unibes Cultural, apoio educacional do Senac-SP e apoio institucional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo (SMDET SP).
SERVIÇO
Brasil Eco Fashion Week – 8ª edição
Data: 13 a 15 de dezembro de 2024
Horário: 11h às 21h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – 5º andar Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo – SP
Entrada: Gratuita
Inscrições no site: www.brasilecofashion.com.br