O movimento de crescimento começou há um ano com uma gestão tríplice: fundador e suas filhas compartilham análises e estratégias. Objetivo é atingir R$ 70 milhões
O setor industrial brasileiro enfrenta desafios constantes, e a indústria têxtil não é exceção, mesmo diante do faturamento robusto de R$ 203 bilhões registrado em 2024. Se manter relevante diante do consumidor não é apenas questão de economia, mas requer a adoção de estratégias dinâmicas e adaptáveis para entender as necessidades de ajustes na operação. Com essa visão, a Malhas TEDA, que fica na pequena Santa Barbara D’Oeste, em São Paulo, tem passado por um processo de transformação desde o último ano.
A meta de crescimento está traçada: atingir R$ 70 milhões de faturamento bruto ao ano. Para isso, a empresa traçou um plano de crescimento progressivo, estimando uma expansão de 15% em 2025 e mais 15% em 2026. Porém, atingir essa marca vem requisitando remédios “desafiadores” para o fundador e atual CEO, José Eduardo Tedesco. Há 40 anos ele fundou sua empresa, comprou o primeiro tear – hoje são mais de 60 unidades na planta do interior – e vem cuidando pessoalmente da operação e dos clientes.
Porém, o carinho já não era suficiente e há cerca de um ano decidiu promover um movimento que muitas empresas evitam: ao invés de “passar o bastão” para suas filhas – Rafaela e Isabela Tedesco -, ele decidiu compartilhar a gestão da empresa e assim criar uma tríplice gestão. “Combinar experiência, com uma visão moderna, que inclui a adoção de novas estratégias, é fundamental para se manter vivo e ampliar a nossa base de clientes”, explica o CEO.
A nova estrutura administrativa capitaliza as competências individuais de cada membro da família: Rafaela é empreendedora nata, Isabela é diretora criativa e José Eduardo é um profundo conhecedor da operação e do mercado. Com os três elementos vitais em conjunto, eles já conseguiram passar pelas duas primeiras barreiras: equacionar e respeitar as visões divergentes e equilibrar as contas da empresa no último ano. “Para isso, a gente teve que revisitar alguns processos, competências e profissionais que tínhamos em casa. E com isso, começamos as mudanças”, detalha Rafaela.
Um dos pilares desse novo ciclo de crescimento tem sido a redefinição das linhas produtivas mais rentáveis e a antecipação das tendências de consumo. “Isso nos auxilia a otimizar investimentos e posiciona a empresa de forma mais assertiva. Pesquisas e análises profundas de mercado passaram a ser o dia a dia da empresa”, complementa Isabela que cuida da área criativa e de desenvolvimento. Além disso, a digitalização da operação e a estratégia de aproximação direta com o consumidor final figuram entre as prioridades da nova gestão.
“Entendemos em conjunto que desconsiderar qualquer um dos nossos conhecimentos não seria uma estratégia inteligente. Por isso, unir forças e entender que essa empresa é nossa foi o primeiro passo para recolocarmos a empresa na rota do crescimento”, destaca José Eduardo. Outro fator determinante para viabilizar esse crescimento é o investimento em infraestrutura e tecnologia. Para isso, a Malhas TEDA firmou uma parceria estratégica com o fundo de private equity XR Advisor.
Segundo o CEO da XR, Rodolfo Oliveira, “a história da TEDA não pode ser desconsiderada e auxiliar uma empresa familiar a retomar a rota do crescimento é motivo de satisfação. Na XR, a adotamos a estratégia do smart money, em que o dinheiro deve vir sempre com conhecimentos que a empresa precisa e entendemos que temos a contribuir para esse avanço, organizando a governança da empresa, direcionando investimentos e auxiliando o empresário a ter uma visão clara e precisa.”