Máquinas de costura e de bordado reconhecidas mundialmente pela qualidade e suporte técnico em nível nacional fazem parte da rotina do curso, que já impactou mais de 400 alunos
A Brother, referência em máquinas de costura e bordado, reafirma seu compromisso com a inovação e a educação ao consolidar sua parceria com o Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro, em São Paulo. Reconhecida por desenvolver máquinas de costura e bordado que se destacam pela sua qualidade, tecnologia e eficiência, a marca já contribuiu para a formação de mais de 400 alunos por meio de seus produtos de alta performance, facilitando o aprendizado e aprimorando a qualidade das peças desenvolvidas durante a vida acadêmica.
Essa colaboração, iniciada em 2018 com as máquinas de costura, bordado e corte, garante aos estudantes da instituição a estrutura necessária para realizar os trabalhos de costura e bordado ao longo do curso de Moda. Como as máquinas são de fácil manuseio e intuitivas, tornam a produção mais ágil, dando aos estudantes a oportunidade de ver na prática aquilo que estudam na teoria. “Com um portfólio que atende tanto quem está começando no universo da moda quanto empreendedores já experientes, a Brother acredita que apoiar a formação profissional é essencial para garantir que o mercado brasileiro seja potencializado e conquiste cada vez mais espaço entre os consumidores”, diz Paulo Akashi, diretor de Vendas da Brother.
No laboratório do curso ficam disponíveis, junto com as máquinas de costura e a de bordado, duas ScanNcut, que também são utilizadas no processo de criação dos estudantes. Os alunos passam inicialmente por um treinamento para manuseio e entenderem as funcionalidades dos equipamentos e ao longo do curso, podem utilizá-los em diversos momentos. “A partir do momento que eles aprendem a manusear as máquinas, os equipamentos ficam disponíveis para os estudantes utilizarem da forma que eles quiserem, não apenas durante as aulas ou nos projetos eletivos. Quanto mais eles praticam, melhores ficam e é esse o segredo de se conquistar excelência em qualquer coisa. Dar a eles o acesso a essas máquinas é oferecer subsídios de crescimento profissional também”, afirma Ana Paula Mendonça Alves, professora do curso de Moda.
Ela destaca outras potencialidades das máquinas de costura da Brother: como são equipamentos compactos e leves, podem ser facilmente alocados conforme a necessidade do estudante ou do projeto. Além disso, suas características atendem a questões de acessibilidade: “Por diversas vezes, foi possível que estudantes com necessidades específicas, como por exemplo, um pé imobilizado, operassem as máquinas por conta da sua adaptabilidade”, comenta Ana Paula, referindo-se ao botão start/stop, que permite manusear a máquina sem o pedal.
Os projetos eletivos envolvendo a máquina de bordado também fazem sucesso entre os estudantes de Moda da instituição. A professora explica que há toda uma trilha de aprendizagem que possibilita que os estudantes tenham desde as noções básicas dessa técnica até abrirem a mente para todas as possibilidades de atuação que o mercado oferece. Ela destaca também o quanto o Artspira – aplicativo da Brother compatível com a ScanNcut e com as máquinas de bordado, que permite a criação e a edição de projetos que podem ser transferidos para os equipamentos – é uma tecnologia facilitadora e com potencial de aplicações inovadoras para as técnicas de personalização.
“Nós sempre reforçamos o quanto a qualificação profissional é determinante para o sucesso dos alunos nas suas carreiras. Saber usar as tecnologias que dispomos aqui – e essa parceria com a Brother tem um papel fundamental na formação desses estudantes – é uma oportunidade que vai dar a eles vantagens competitivas de conhecimento lá na frente”, reforça Ana Paula.
Atualmente, a Brother conta com um portfólio completo de máquinas de costura, bordado, corte, sublimação e impressão digital, além de presença em todo o país. Centenária, a marca é uma das mais reconhecidas no mercado de costura e bordado por se destacar pela qualidade das máquinas e dos acabamentos proporcionados por elas.
Foto: Divulgação