Iniciativa acompanha o lançamento da coleção Verão 2026 e amplia as frentes sociais da marca, conectando moda, consciência e apoio à mulheres em situação de vulnerabilidade
A Rala Bela, marca gaúcha pioneira em moda fitness e casual, lançará em setembro a sua nova coleção Verão 2026 ATACAMA: Uma Jornada em Movimento, e anuncia a expansão do projeto social Moda em Movimento, que passa a recolher peças usadas da marca para redistribuição à instituições que atendem mulheres em situação de vulnerabilidade.
Criado originalmente como oficina de capacitação em costura, o projeto agora amplia sua atuação para além da formação técnica. “Reafirmamos o nosso compromisso com a qualidade e a responsabilidade social, acompanhando, desta forma, o ciclo de vida dos produtos, criando novas possibilidades para as peças da marca, conectando propósito e impacto positivo na vida de outras mulheres”, diz Marines Winter Luft, CEO e diretora criativa da Rala Bela.
As roupas arrecadadas passarão por triagem e serão destinadas para instituições de mulheres em situação de vulnerabilidade social da região Sul. A proposta é que continuem em uso, atendendo novas demandas e gerando valor em diferentes contextos. “A ideia é que cada peça continue sua jornada. O que antes estava no guarda-roupa de uma mulher, pode agora vestir outra, em um momento totalmente diferente da vida”, afirma a CEO.
A campanha se conecta também à 4ª edição do evento Mais Movimento, criado pela própria marca, que será realizado em 26 de outubro, no Parque Municipal de Bom Princípio (RS). Voltado à promoção de saúde e bem-estar por meio da corrida e da caminhada, o evento destinará R$ 30,00 de cada inscrição realizada para a Associação de Bombeiros Voluntários da cidade de Bom Princípio e do Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade de Feliz. O evento inclui percurso acessível, planejado especialmente para participantes com mais de 60 anos, além da ativação do projeto Moda em Movimento com ponto de coleta de roupas no local.
Outras práticas conscientes continuam integradas à rotina da Rala Bela. Resíduos têxteis são encaminhados para artesãos e empresas locais, e, quando não podem ser reutilizados, são destinados às indústrias cimentícias. Já plásticos e papéis seguem para reciclagem em parceria com empresas especializadas. A empresa também utiliza energia limpa e reaproveita a água da chuva em etapas de manutenção diária.
A coleção Verão 2026 marca ainda a chegada da tecnologia NFC (Near Field Communication) nas etiquetas das peças. Com essa inovação, basta aproximar um smartphone para acessar conteúdos exclusivos, informações, novidades e bastidores, além de iniciativas da marca, como o próprio Moda em Movimento.
“Nosso pensar consciente vai além: acreditamos e buscamos uma moda que cuida das pessoas, minimiza os impactos ambientais e cria novas soluções para um possível descarte”, conclui Marines.