Coleção, que atende Magalu, Netshoes, Época Cosméticos, KaBuM!, Estante Virtual e a própria Galeria, será conhecida pelo público na inauguração da megaloja
O estilista Rafael Caetano, proprietário da marca homônima, foi o designer escolhido pelo grupo Magalu para criar a coleção de roupas que será usada pelos funcionários da Galeria Magalu, megaloja que será inaugurada no começo de dezembro no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.
O projeto recebeu o nome de “Coleção Galeria Magalu, por Rafael Caetano” e é parte de um olhar sensível que busca criar uma linha de vestuário como forma de celebrar a cidade de São Paulo e contemplar o cotidiano urbano das grandes cidades, exatamente como é a capital paulista.
As inspirações vieram desde referências mais abstratas como a velocidade das ruas, até as mais palpáveis como as das linhas alongadas dos prédios e do concreto que se ergue entre o fluxo incessante de idas e vindas em meio aos arranha-céus. O caos ritmado e a estética brusca são o pano de fundo da proposta criativa, que atende a própria Galeria e as empresas Época Cosméticos, Estante Virtual, KaBum!, Magalu, Netshoes e que simbolizam a consolidação do ecossistema de varejo do grupo no espaço da Avenida Paulista.
“Nosso grande desafio foi criar uma coleção que explorasse a identidade das cinco marcas que compõem o grupo Magalu, e fazer com que todas elas contassem uma só história, tangenciando suas intersecções, sem que nenhuma delas perdesse a sua essência”, explica Rafael Caetano.
“O Magalu e Rafael Caetano têm uma sinergia antiga e não haveria melhor momento de reforçarmos nossos laços”, afirma Aline Queirantes, diretora de marketing do Magalu. “Ter um estilista como ele assinando essa coleção da Galeria Magalu dá um toque diferenciado à loja e é mais uma consolidação do nosso conceito, que é o de criar encontros inesperados.”
Para a criação das roupas, além da pesquisa temática, o mix de alfaiataria e streetwear foi utilizado como suporte para materializar a coleção. A alfaiataria é a responsável por delimitar as costuras e trazer aspectos que proporcionam mais elegância às peças, exemplo disso é o bolso embutido dos paletós que foram transferidos para camisetas e agasalhos da marca. Linhas mais retas também ajudam a dar o tom do trabalho. Já o streetwear colabora na investigação têxtil, elencando bases flexíveis que proporcionam mais comodidade aos funcionários que irão trabalhar no dia a dia da Galeria Magalu.
Mais de 80% das bases têxteis são compostas por fibras naturais, a principal delas é o algodão, que se divide entre sarjas, malhas e moletom peluciado, assumindo o compromisso com menor impacto ao meio ambiente.
“Acompanhei de perto todo o trabalho do Rafa Caetano e não poderia estar mais feliz com o resultado dessa coleção que é a cara do que queremos para a Galeria Magalu”, afirma Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração da empresa. “Um estilista que acabou de fazer um desfile inspirado na nossa Estante Virtual, dono de uma marca que respira cultura. Foi um prazer para a gente.”
Cada uma das marcas ganhou uma proposta de look com 4 ou mais peças, numa composição que varia entre: camisetas, calças, agasalhos, mini bags, lenços e aventais.
O estilista convidou a artista e ilustradora Aline Campos para assinar uma estampa exclusiva que está presente no lenço, acessório de destaque da marca Época Cosméticos.
“Desde o início, entendemos que a moda era essencial para traduzir a essência da Galeria Magalu. Ela conecta cultura, movimento e identidade, exatamente o espírito da Avenida Paulista”, afirma Martin Gutierrez, senior partner da MCF Consultoria. “Cuidamos para que a coleção também reforçasse pertencimento e empoderamento do time: peças confortáveis, que representam as marcas e expressam a diferenciação do projeto. Vestir a Galeria Magalu é, antes de tudo, fazer parte dela.”
O trabalho foi iniciado em maio deste ano e, em novembro, os funcionários receberam as peças durante um evento corporativo que celebrou o lançamento da coleção, com desfile e um bate-papo com o estilista.




Croqui: Divulgação / Fotos: Anderson Macedo
