MUSEU DA IMIGRAÇÃO INAUGURA EXPOSIÇÃO “ASSIM BORDEI MEUS SONHOS: MARGARIDA L. KANCIUKAITIS PANDOLFO”

Em celebração do Centenário da Imigração Lituana no Brasil, a mostra costura as relações entre os países e aborda legados culturais transmitidos entre gerações

O Museu da Imigração (MI), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, inaugurou a exposição Assim bordei meus sonhos: Margarida L. Kanciukaitis Pandolfo, como parte das comemorações do Centenário da Imigração Lituana no Brasil. A abertura se deu no dia 10 de julho, e a mostra permanecerá em cartaz na instituição até 6 de outubro de 2026.                                                              

Com apoio institucional do Consulado-Geral da República da Lituânia em São Paulo, a exposição integra uma programação especial dedicada à preservação e à valorização da cultura lituana, que inclui a 7ª edição do Festival Labas, que ocorrerá no Museu da Imigração em 11 e 12 de julho. 

Assim bordei meus sonhos propõe uma análise de como o bordado é também uma ferramenta de contação de histórias. Costurando as relações entre Brasil e Lituânia, país de origem de sua família, a mostra amplia as possibilidades de diálogo entre a poética visual de Margarida L. Kanciukaitis Pandolfo e sua história relacionada com a migração do país europeu nos séculos XIX e XX. As reflexões trazidas abordam os sonhos que acompanham os legados culturais transmitidos entre gerações. Ao reunir memórias, processos criativos e referências culturais diversas, a iniciativaconvida o público a pensar sobre as relações entre arte, identidade e migração ao destacar como histórias individuais podem dialogar com experiências coletivas de deslocamento, pertencimento e construção de novos caminhos.

Com curadoria de seus filhos, OSGEMEOS – Otávio Pandolfo e Gustavo Pandolfo –, Adriana P. Alves e Arnaldo Pandolfo, a exposição reúne cerca de 300 itens, entre fotografias, documentos de acervo e obras, incluindo alguns trabalhos realizados em parceria com seus filhos OSGEMEOS e trabalhos originais do filho Arnaldo Pandolfo. Assim bordei meus sonhos marca a primeira exposição individual de Margarida L. Kanciukaitis Pandolfo no Brasil, após apresentações nos Estados Unidos e na Lituânia.

“Enquanto eu bordava, eu sonhava com o passado, voltava no tempo, sentia que alguma coisa brotaria dentro de mim. E os sonhos se materializaram em bordados. O bordado me traz uma satisfação duradoura. Quando eu bordo, vejo o surgimento da obra pouco a pouco, e isso me traz uma realização muito sincera de conexão entre os sonhos e a realidade”, diz Margarida L. Kanciukaitis Pandolfo sobre seu processo criativo e sua relação com as obras.

SOBRE A ARTISTA

A artista Margarida L. Kanciukaitis Pandolfo. / Divulgação

Margarida L. Kanciukaitis Pandolfo, descendente de uma família de imigrantes lituanos vinda de Vilkaviškis, nasceu em São Paulo, em 1943. Antes de se estabelecer na capital paulista, a família trabalhou em uma fazenda de café em Ribeirão Preto, no interior do estado. 

Sua juventude foi imersa em um ambiente de criação de artes, visto que cresceu observando as tapeçarias da avó, a costura da mãe e as pinturas do tio. Essa bagagem foi refinada na escola – sobretudo nas aulas de Educação Artística –, onde desenvolveu domínio técnico em trabalhos manuais como o tricô, o crochê e o bordado.

Na vida adulta, Margarida casou-se e fixou residência no Alto da Mooca, bairro tradicional da Zona Leste de São Paulo. O ponto de virada em sua trajetória ocorreu com o amadurecimento dos filhos: inspirada pela carreira artística deles e motivada por seu incentivo, ela passou a se dedicar integralmente à produção de suas próprias obras.

SERVIÇO

Exposição “Assim bordei meus sonhos: Margarida L. Kanciukaitis Pandolfo

Museu da Imigração – Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Tel.: (11) 2692-1866

Ingressos: R$ 16 (inteira) | R$ 8 (meia-entrada)

Bilheteria: de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 10h às 17h

Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição | Metrô Bresser-Mooca