Iniciativa da ABVTEX e varejistas associadas em conjunto com a Textile Exchange reforça a agenda ASG, impulsionando o uso de materiais reciclados e promovendo a circularidade no setor têxtil
Em mais uma iniciativa inédita voltada à sustentabilidade no setor da moda, a ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que representa o varejo de moda nacional, lança o Guia de Uso da Matriz de Materiais e Fibras Preferenciais.
O lançamento acontece durante a semana do Dia Mundial da Reciclagem (17 de maio) e acompanha discussões globais como o Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF, da sigla em inglês) – que, pela primeira vez, foi realizado no Brasil, reforçando o papel da moda nessa transformação como adotar materiais reciclados, promover o reaproveitamento de resíduos e integrar a circularidade aos seus processos. “A escolha da matéria-prima é o ponto de partida para uma moda mais sustentável. Nosso compromisso é apoiar o setor com soluções acessíveis, conectadas às boas práticas globais e adaptadas à realidade brasileira”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.
O material propõe práticas para apoiar varejistas, fornecedores e profissionais do setor nas tomadas de decisões mais sustentáveis no uso de matérias-primas, e convida o setor a olhar para os materiais como parte de uma mudança sistêmica. “Trata-se de promover escolhas com base em evidências, certificações reconhecidas e metas reais de descarbonização. É uma transformação necessária, possível e urgente, e que já está em curso. A circularidade e o uso de materiais reciclados não são apenas tendências, mas parte de uma transformação profunda no setor. Com o guia, auxiliamos as empresas a incorporarem critérios técnicos e socioambientais em seus processos produtivos, ampliando o compromisso com a sustentabilidade de forma estruturada e colaborativa”, ressalta.
Além de esclarecer o conceito de “materiais preferenciais” — como algodões certificados, poliéster reciclado e fibras regenerativas — o Guia apresenta orientações detalhadas sobre como incorporá-los nas etapas de desenvolvimento de produtos, desde o design até a comunicação ao consumidor. “O que torna este guia especialmente relevante é a sua aplicabilidade no dia a dia das empresas. Ele não só apresenta os conceitos, mas mostra como usá-los em decisões concretas. Isso faz toda a diferença para quem busca avançar com consistência em sustentabilidade”, avalia Natalia Kurimori, head de Rastreabilidade da Rever Consulting.
Também são compartilhados exemplos reais de empresas do setor, como o Grupo Malwee e Grupo Soma, que já adotam práticas sustentáveis em escala. “As empresas associadas à ABVTEX vêm avançando juntas na construção de soluções pré-competitivas para uma cadeia de valor mais ética e regenerativa. Este é mais um marco dessa união em prol do desenvolvimento sustentável da moda no Brasil”, completa Lima.
O Guia de Uso da Matriz de Materiais e Fibras Preferenciais integra a agenda estratégica do Comitê de Sustentabilidade da ABVTEX, que conta com a participação ativa de varejistas como Arezzo&Co e Grupo Soma, atual Azzas 2154; C&A; Centauro; Dafiti Group; Grupo Malwee; La Moda; Pernambucanas; PVH Corp. (Calvin Klein); Renner; Riachuelo e Veste.
O material, desenvolvido em parceria com a organização internacional Textile Exchange e com apoio da Rever Consulting, já está disponível gratuitamente para o público no site da ABVTEX:
www.abvtex.org.br/guia-matriz-dos-materiais-e-fibras-preferenciais