APEXBRASIL E SHOPEE RENOVAM PARCERIA

Objetivo é incentivar a inserção de empresas brasileiras no e-commerce internacional

Durante o evento E-Xport Meeting 2025, realizado no dia 30 de julho, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Shopee, assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) para estimular a inserção de empresas brasileiras no comércio eletrônico internacional. A ação integra o Programa E-xport, voltado à promoção da internacionalização digital das empresas brasileiras por meio do e-commerce. 

A parceria prevê o desenvolvimento de ações conjuntas de sensibilização, capacitação e apoio técnico, com foco na preparação de micro, pequenas e médias empresas brasileiras para expandir sua atuação no comércio eletrônico internacional por meio da Shopee nos países onde opera. 

Entre as iniciativas previstas estão a realização de webinars de treinamento, divulgação de oportunidades comerciais e conteúdos estratégicos voltados à internacionalização por meio do e-commerce.  

“A ApexBrasil tem como objetivo estratégico ampliar e diversificar a base exportadora brasileira, com foco na sustentabilidade, inovação e inclusão regional. A parceria com a Shopee reforça esse compromisso e representa uma nova oportunidade para que empresas brasileiras se posicionem nos principais marketplaces do mundo”, afirma Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil.  

Lançada em 2015 em Singapura, a Shopee iniciou a operação no Brasil em 2020 com o foco em impulsionar o empreendedorismo digital. A empresa possui 13 centros de distribuição e mais de 150 hubs logísticos por todo o país, para atender as vendas dos seus mais de 3 milhões de vendedores brasileiros, que hoje são responsáveis por mais de 90% das transações da plataforma.  

Em 5 anos de operação local, a Shopee tem contribuído para o desenvolvimento do ecossistema de e-commerce, introduzindo muitos brasileiros ao mundo das vendas online. Em uma pesquisa recente, 30% dos vendedores afirmaram que a Shopee foi a primeira oportunidade de vender online, e mais de 50% disseram que a plataforma é hoje sua principal fonte de renda. 

Fonte: Comunicação ApexBrasil