Atriz destaca a importância de enfrentar a gordofobia estrutural e reforça o papel transformador da moda inclusiva
Em alusão ao mês de Combate à Gordofobia, a Ashua, marca curve e plus size, em parceria com o Plural, programa de Diversidade e Inclusão da Lojas Renner S.A., promoveu, no dia 10 de setembro, a palestra “Todos os corpos têm poder” com a atriz Mariana Xavier. O encontro ocorreu na sede administrativa da companhia, em Porto Alegre, reunindo pessoas colaboradoras em um espaço de reflexão sobre autoestima, inclusão e representatividade.
A iniciativa reforça o compromisso da marca com a valorização da diversidade corporal e a promoção de ambientes inclusivos, especialmente em um contexto em que o preconceito estético ainda se manifesta de forma estrutural. De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), 85,3% das pessoas consideradas obesas já vivenciaram situações de gordofobia no Brasil. É sobre essas vivências que Mariana falará na palestra, compartilhando sua trajetória pessoal e profissional.
“É muito gratificante poder usar minha voz para combater preconceitos e ajudar as pessoas a ampliarem sua visão de mundo. Sou cliente assídua da Renner e da Ashua e fico muito feliz em saber que são marcas verdadeiramente empenhadas em abraçar e promover a diversidade” destaca Mariana Xavier.
A atriz também irá produzir conteúdos que serão compartilhados nos canais digitais da marca, ampliando o alcance da mensagem de combate à gordofobia. “Trazer a Mariana para esse diálogo amplia a consciência sobre o tema e reforça o papel da Ashua em contribuir com uma moda mais justa e representativa, reafirmando nossa posição como agentes transformadores. Queremos estimular essas conversas para inspirar mudanças e fortalecer uma cultura de equidade e respeito a todos os corpos”, ressalta Renata Altenfelder, CMO da Lojas Renner S.A.
Há nove anos, a marca se dedica a fortalecer a autoestima feminina, entendendo seus desejos e necessidades para criar coleções que representem quem elas são. “Mais do que oferecer moda, buscamos criar uma relação próxima com nossas clientes, em que elas se sintam ouvidas e respeitadas. Acreditamos que cada corpo representa histórias únicas e merece ser celebrado. Essa escuta ativa nos permite desenvolver peças que não só vestem bem, mas também fortalecem o senso de pertencimento dessas mulheres”, afirma Renata.
Foto: Carlos Macedo