Visando ampliar a exportação de componentes e de produtos químicos para couros e calçados, a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) abriu inscrições para três missões internacionais ao longo de 2026. As iniciativas serão realizadas por meio do Brazilian Materials, programa de internacionalização do setor mantido pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A primeira Missão acontece na Guatemala, entre os dias 26 e 28 de julho. Na iniciativa, as empresas inscritas participarão de um showroom que será organizado na feira Expo Calzado Guatemala, na Cidade da Guatemala. Além de participar de rodadas de negócios com compradores locais selecionados pela Assintecal, os participantes terão oportunidade de ampliar o networking com o mercado local.
Em evento realizado no dia 23 de março, Vania Cristina Strepeckes, consultora da Assintecal, destacou que a Guatemala, além de ser um mercado economicamente estável, funciona como um hub de exportação para outros países próximos, entre eles Estados Unidos, El Salvador, Honduras e Costa Rica. A localização estratégica do país, que tem saída para os oceanos Pacífico e Atlântico, é outro diferencial importante. Além disso, a Guatemala tem incentivo para importações de insumos voltados para calçados produzidos localmente destinados à exportação (Lei Maquila), o que também é visto como uma oportunidade para empresas brasileiras de componentes.
LIDERANÇA FEMININA
Entre os dias 12 e 16 de outubro, apoiadas pelo Brazilian Materials e pelo programa Mulheres Mais, realizado em parceria com a ApexBrasil, as empresas brasileiras com lideranças femininas terão a oportunidade de participar de uma missão técnica em Portugal e na Espanha. Na oportunidade, além de visitar entidades locais, como a Apiccaps (associação de calçadistas locais) e produtoras de calçados dos dois países, as empresas participarão de rodadas de negócios com compradores portugueses e de uma missão de benchmarking na feira espanhola Futurmoda, em Alicante.
TURQUIA
Já entre os dias 9 a 13 de novembro, as empresas poderão participar da primeira missão de prospecção de mercado na Turquia. Na oportunidade, estão previstas visitas técnicas a entidades e fábricas locais, além de pesquisas de materiais na feira Aysaf, tudo para que as empresas possam identificar a melhor forma de incrementar a presença em um dos principais mercados de calçados do mundo. Durante o INSPIRAMAIS, realizado em janeiro deste ano, dirigentes da Assintecal e da associação dos calçadistas turcos (TASD) estiveram reunidos com o objetivo de estreitar a integração entre fornecedores brasileiros de componentes e fábricas da Turquia. Atualmente, a Turquia é a oitava maior produtora de calçados do mundo.
Mais informações e inscrições para as missões pelo e-mail relacionamento@assintecal.org.br.
