Multinacional referência em tecnologia para a indústria da moda selecionará 20 startups em estágio inicial para o programa. Inscrições vão até 19 de maio
A Audaces, multinacional brasileira referência em soluções para a indústria da moda, anuncia o lançamento do Audaces Lab 2.0. A segunda edição do programa de aceleração de startups terá foco em inteligência artificial (IA) aplicada ao setor da moda. A iniciativa, que em 2023 teve escopo estadual, passa agora a ser realizada em modalidade híbrida, contribuindo para alcançar startups em todo o Brasil. O programa, realizado em parceria com o Sebrae/SC, está conectado diretamente à estratégia da empresa de se consolidar como uma referência em inovação aberta e tecnologia avançada para toda a cadeia produtiva de moda e mercado.
As inscrições podem ser feitas no site (link) até o dia 19 de maio.
O programa terá duração de cinco meses, com encontros síncronos, mentorias individuais e coletivas gamificadas com profissionais do mercado. Além da programação online, o LAB IA prevê também a realização de três imersões presenciais em Florianópolis, Santa Catarina. A cidade, considerada o Vale do Silício brasileiro, é sede nacional da Audaces, companhia com presença em mais de 100 países.
O analista de negócios do Sebrae/SC, Douglas Luís Três, reforça a importância dessa iniciativa. “Parcerias com empresas de referência como a Audaces, permite que o Sebrae leve adiante sua missão, promovendo o desenvolvimento de ambientes que favoreçam a criação de negócios sustentáveis e inovadores.”
Cada startup selecionada terá acesso a uma plataforma com 45 ferramentas que apoiam o desenvolvimento do negócio, do DNA ao Go To Market, passando pela materialização do negócio como experiência do cliente. O programa é realizado na metodologia da TXM Methods, que já ajudou a formar mais de 800 startups.
Jorge de Paula, diretor de Novos Negócios da Audaces, explica que o programa é uma peça-chave dentro da estratégia corporativa da Audaces baseada em open innovation, com aproximação ativa de startups e empreendedores como forma de acelerar a inovação interna e compor o portfólio da empresa. “Acelerar startups é também uma forma de atualizar nossa tecnologia e cultura com metodologias ágeis e soluções emergentes. A troca é valiosa para todos. Seguimos abertos às possibilidades de criar spin-offs a partir das soluções desenvolvidas no LAB ou incorporá-las em nosso ecossistema de soluções”, afirma.
A escolha da inteligência artificial como tema central da aceleração é justificada pelo crescimento dessa tecnologia e seus impactos na indústria da moda. Levantamento divulgado pela McKinsey & Company estima que as empresas de moda que incorporam IA em seus modelos de negócios podem ver um aumento acumulado de 118% no fluxo de caixa até 2030. Na outra ponta, as marcas que não investem em tecnologia digital poderão ver um declínio relativo de 23% no mesmo período.
A Audaces incorpora IA em alguns de seus produtos e prevê o lançamento de novas soluções que já nascerão com essa base tecnológica. Jorge aponta que 30% dos clientes da Audaces utilizam as soluções de inteligência artificial e destaca que o entendimento sobre os benefícios do uso da tecnologia tem contribuído para o crescimento exponencial desses serviços. “A moda muda o tempo todo — a cada três meses, tudo se renova. A inteligência artificial tem sido uma aliada essencial nesse ritmo acelerado, ajudando desde a criação de coleções até a leitura de tendências. Com ela, conseguimos prever o que as pessoas vão querer vestir daqui a um ano e, ao mesmo tempo, responder rápido ao que viraliza nas redes sociais hoje. Esses são alguns fatores que justificam a escolha estratégica da IA como foco nesta edição do programa de aceleração, pois ela oferece a inovação necessária para transformar o setor de moda e conectar marcas diretamente com o consumidor de forma mais eficiente e assertiva”, afirma o executivo.
METODOLOGIA DIFERENCIADA
Com NPS (Net Promoter Score) de 97 na última edição, o Audaces LAB se destaca pela metodologia de aceleração prática e contato direto com o time da empresa — com experiência real em internacionalização, desenvolvimento de software e vendas. Para otimizar a jornada das startups, após o mês inicial de imersão será realizada uma pesquisa para direcionamento dos projetos.
“Alinhados à metodologia desenvolvida pela TMX, aprimoramos essa edição e incluímos uma pesquisa no mês inicial a fim de conectarmos as startups participantes com os profissionais e mentores de acordo com a necessidade de desenvolvimento”, destaca Jorge
A prática e expertise de mercado dos mentores é um dos diferenciais da aceleração da Audaces e conta com nomes como Claudio Grando, membro do conselho da Audaces, e do CEO da Audaces nas Américas, Matheus Fagundes.
NO BRASIL E PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS
A parceria estratégica com o Sebrae-SC contribui para ampliar a capilaridade e conectividade com empreendedores de todo o país. Os planos em futuro próximo incluem também o desenvolvimento de um novo modelo de aceleração a ser aplicado na sede da Audaces na Itália, berço da moda internacional. “Temos avaliado e estudado em como desenvolver um modelo de aceleração próprio de olho no mercado europeu”, compartilha Jorge.