BFSHOW REUNIRÁ TODOS OS POLOS E SEGMENTOS DE CALÇADOS DO BRASIL

4a edição da feira acontece de 19 a 21 de maio no Distrito Anhembi, em São Paulo

Maior feira calçadista da América Latina, a BFSHOW concentrará todos os polos calçadistas brasileiros e atenderá a todos os segmentos deste mercado. Para a 4ª edição do evento, realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e organizado pela NürnbergMesse Brasil, são esperadas mais de 350 marcas brasileiras em um espaço de mais de 30 mil metros quadrados. A mostra acontece entre os dias 19 e 21 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP, e está com o credenciamento aberto para visitantes dos mercados nacional e internacional. Nesta edição, são esperadas mais de 10 mil visitas, sendo cerca de 1,2 mil delas de importadores de todos os continentes.

Para 2025, a perspectiva de crescimento na produção da indústria traz boas expectativas para a BFSHOW, que nesta edição de maio lançará as coleções de Primavera/Verão 2026, as mais rentáveis para a indústria nacional.

“A BFSHOW será um termômetro que deve confirmar as nossas projeções de crescimento de cerca de 2% na produção de calçados ao longo de 2025”, comenta o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira. Segundo o dirigente, apesar do cenário ainda nebuloso, especialmente no mercado internacional, diante da guerra tarifária em curso, existe uma demanda importante no ambiente doméstico e também de compradores internacionais, principalmente dos Estados Unidos. “Após o anúncio de taxação da indústria chinesa em 145%, por parte dos Estados Unidos, notamos um interesse crescente dos compradores norte-americanos, que buscam uma alternativa ao fornecimento chinês”, explica.

Para o CEO da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, a BFSHOW já está consolidada como o grande encontro da indústria calçadista nacional com o mundo. “Em maio, a principal produtora de calçados do Ocidente, que une diversidade de produtos, qualidade, sustentabilidade e preços competitivos estará na feira. A BFSHOW surge como a principal plataforma internacional de abastecimento para compradores nacionais e internacionais na América Latina. Teremos lá todos os polos, segmentos de produtos e nichos representados, da sapataria à butique”, destaca.

SÃO PAULO ABRAÇA A BFSHOW

Com 96 expositores na BFSHOW, o estado de São Paulo, que produz anualmente mais de 44 milhões de pares, abraçou a feira realizada pela Abicalçados. Com grandes nomes, como Alpargatas – fabricante da marca Havaianas -, o setor paulista estará em peso no evento mostrando novidades de empresas de todos os portes. Um dos polos locais organizados para a participação é o de Jaú. Especializado na produção de calçados femininos, o polo jauense vê na feira a oportunidade de ampliar negócios no mercado nacional e internacional.

Presente na BFSHOW desde a sua segunda edição – a primeira realizada em São Paulo -, a Santa Flor, de Jaú, espera um grande volume de visitantes dos mercados nacional e internacional. “A feira é fundamental para o setor e fixar ela em São Paulo foi uma decisão muito acertada, pois facilita a visitação de compradores brasileiros e internacionais, além de organizar o calendário com uma única grande mostra de calçados de nível nacional”, avalia o gerente comercial da empresa, Helder Fernando Rascachi. A Santa Flor produz, diariamente, mais de 2 mil pares de calçados femininos, dos quais exporta 3%.

“Estamos com uma expectativa muito boa para a próxima BFSHOW, pois, tradicionalmente, essa edição de maio acontece numa data importante para o varejo, que são as compras de verão”, ressalta Giovanna Mott, diretora da Mariotta, também de Jaú. Segundo ela, os lojistas e importadores vão à feira em busca de produtos e oportunidades para a melhor estação do ano, que conforme a Abicalçados, responde por cerca de 70% das vendas do setor calçadista nacional. “Na mais recente edição, tivemos uma visitação muito boa de compradores nacionais e estrangeiros, propiciando ótimas oportunidades de negócios com esses clientes”, avalia a diretora, para quem o evento tem o papel de expor ao mundo a qualidade e diversidade dos calçados brasileiros. Atualmente, a Mariotta produz 100 mil pares de calçados femininos por mês, dos quais exporta 15%.

POLO MINEIRO EM PESO

Um dos principais polos que estarão representados na BFSHOW é o de Nova Serrana, em Minas Gerais, estado que terá 74 marcas expositoras no evento. Com foco em calçados esportivos, o polo mineiro produz mais de 124 milhões de pares de calçados por ano (15% da produção nacional).

Uma das empresas confirmadas desse polo é a Strike. Com uma produção de mais de 2 mil pares diários de tênis que abastecem os mercados nacional e internacional, com foco na América do Sul, a empresa tem grandes expectativas para a BFSHOW. “Estamos levando uma coleção incrível e que, certamente, chamará a atenção dos compradores. Além disso, durante a feira, iremos apresentar projetos inéditos”, adianta o gerente de Marketing da Strike, Matheus Henrique Alves. Segundo ele, a mostra é um termômetro que guia a empresa no desenvolvimento das coleções e também nas estratégias comerciais para curto prazo. “Estamos realmente empolgados e com uma expectativa bastante positiva de receber clientes tradicionais e também abrir novos mercados durante o evento”, conclui.

Segundo a diretora Comercial e de Desenvolvimento da Via Vip, Cíntia Costa Soares, a participação na BFSHOW faz parte do calendário da empresa, especialmente após a mudança do evento para São Paulo/SP. “Estivemos em todas as edições da BFSHOW e nossas experiências trouxeram ótimos retornos. Em São Paulo, a empresa de Nova Serrana conseguiu mais conexões comerciais diretas, fortalecendo os relacionamentos”, conta. Produzindo, em média, 4 mil pares de calçados por dia, de tênis a botas para crianças e adultos, a Via Vip tem boas expectativas para 2025. “Na feira, esperamos ter vendas focadas para o período do Dia das Crianças, mas também teremos a apresentação de novas coleções e poderemos ver de perto a aceitação dos varejistas. Com elas, queremos atender a todos os públicos”, conclui Cíntia.

FORÇA CEARENSE PRESENTE

O Ceará estará na BFSHOW com 23 marcas expositoras. Respondendo por mais de 26% da produção nacional da indústria calçadista (cerca de 225 milhões de pares por ano), a indústria cearense tem nas coleções de Primavera/Verão seu foco, oferecendo ao mercado nacional e internacional chinelos e sandálias praianas de alta qualidade, com mão de obra qualificada, tecnologia e preço competitivo.

Uma das expositoras cearenses presentes na BFSHOW é a Tropical Brasil, de Juazeiro do Norte, produtora de chinelos e sandálias de praia. O diretor da empresa, Ananias Neto, destaca que a expectativa para a feira é bastante alta. “Esta será a segunda vez que participamos da feira e, na primeira edição, tivemos uma experiência extremamente positiva, com a geração de diversos negócios tanto no mercado nacional quanto no internacional. A participação nos proporcionou uma excelente visibilidade e consolidou ainda mais a Tropical Brasil dentro do ecossistema calçadista nacional”, conta. Para Neto, a BFSHOW se tornou muito mais do que um evento de negócios. “Ela é um momento estratégico para atualizar as tendências de moda no calçado, fortalecer laços com parceiros do setor e também reafirmar a importância e a força do mercado calçadista brasileiro. É uma vitrine que mostra ao Brasil e ao mundo o tamanho, a seriedade e a relevância do nosso setor”, avalia o diretor, que se diz entusiasmado para a próxima edição. “Nossa expectativa é abrir novas oportunidades de negócios, fortalecer o relacionamento com clientes atuais e retomar conversas com parceiros internacionais”, conclui. Atualmente, a Tropical Brasil produz 240 mil pares por mês, dos quais exporta 5%.

SERVIÇO

4ª BFSHOW
Data: 19 a 21 de maio – das 9h às 19h nos dias 19 e 20 e das 9h às 17h no dia 21
Local: Distrito Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo/SP)
Mais informações e credenciamento: www.bfshow.com.br.