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BRASIL ECO FASHION WEEK INICIA SUA SÉTIMA EDIÇÃO

Principal semana de moda sustentável da América Latina, evento acontece de 7 a 9 de dezembro com o tema “Ecoinovação e Desenvolvimento Sustentável” e participação gratuita do público

Foi dada a largada à 7a edição do Brasil Eco Fashion Week (BEFW), maior atração de moda sustentável da América Latina, que acontece de 7 a 9 de dezembro no Centro de Convenções Frei Caneca (dentro do Shopping Frei Caneca), próximo à Avenida Paulista, em São Paulo (SP).

Com participação gratuita do público (mediante inscrição prévia), o evento reúne temas e ações educativas e inspiracionais com desfiles, salão de negócios, exposições e atividades de empreendedorismo. Vale destacar que os workshops continuarão a ser realizados na Unibes Cultural, na rua Oscar Freire.

Trazendo como tema “Ecoinovação e Desenvolvimento Sustentável”, o BEFW aborda questões ambientais e sociais em toda a cadeia de produção, incluindo as relacionadas com tecnologias limpas como energia renovável, reciclagem, eficiência energética e novos materiais. Aplicada na ótica das organizações, a ecoinovação, além de aumentar o desempenho e a competitividade de uma empresa, traz benefícios sociais, ajudando a garantir salários mais justos e condições de trabalho seguras e saudáveis, sobretudo neste setor em que 60% da mão de obra é de mulheres, de acordo com os dados da Indústria Têxtil e de Confecção Brasileira (Abit).

“É inegável que a moda é uma indústria importante na economia, especialmente quando se trata de empregar mulheres, mas ao mesmo tempo, as práticas tradicionais da indústria têm um impacto devastador no meio ambiente”, destaca Rafael Morais, diretor executivo da BEFW. A moda sustentável oferece um caminho para reconciliar a importância econômica da indústria da moda com a necessidade urgente de proteger nosso planeta. “O evento é um espaço para informar e influenciar as decisões na cadeia produtiva da indústria da moda para torná-la mais justa e responsável”, completa.

DESFILES, EMPREENDEDORISMO E SALÃO DE NEGÓCIOS

Desde a primeira edição, a diversidade da moda brasileira é evidenciada na BEFW. Serão 24 designers na passarela, representando todas as regiões do país. O desfile deve lançar as marcas Altair Santo (SE), Elis Cardim (BA), Moda do João (MA), Projeto Algodão Paraíba (PB) e Ventana (SC), além das que já participam desde a primeira edição como Demodê (MA), Sioduhi (AM) e We’e’ena Tikuna (AM) (foto de abertura). O Nordestesse, um grupo de marcas já estabelecidas na região Nordeste, também participa do BEFW pela primeira vez.

CONHEÇA ALGUMAS DAS MARCAS PARTICIPANTES

Nordestesse apresenta as marcas Stúdio Orla, Morada e Rico Bracco

O Studio Orla nasceu em 2017 no Ceará através do desejo que criar roupas que contassem histórias e imprimissem a identidade da nossa terra. Desde o começo da nossa história as manualidades sempre reforçaram a nossa identidade regional, mas sempre de maneira criativa e contemporânea, buscando sempre ressignificar os símbolos do nosso nordeste. Prioriza o uso de matérias-primas naturais. Doa 100% dos resíduos da produção para artesãs que fazem upcycle transformando essas sobras de tecidos em redes. Não utiliza plásticos em embalagens.

A Morada é fruto do sonho de construir uma marca que unisse o design, o artesanato e a biodiversidade no território paraibano, como um modelo de negócio que promovesse desenvolvimento local. Foi idealizada como um projeto socioambiental que valorizasse o saber-fazer artesanal do Bordado Labirinto, promovendo renda e autonomia às guardiãs desse saber preservado no agreste Paraibano; aliado à valorização de nossa flora nativa, por meio do manejo de plantas tintoriais da Caatinga, que fossem rentáveis para agricultores familiares, desde que preservadas. A ideia se tornou uma empresa para que pudesse avançar em aspectos de design e matéria-prima.

Trabalha em pequena escala, em um sistema “slowfashion”, com tecidos naturais, certificados e/ou agroecológicos, dentre esses: o algodão agroecológico e o algodão colorido, ambos paraibanos, o linho e o modal. Os tingimentos naturais são oriundos de plantas nativas da Caatinga, coletados por agricultores da Rede Borborema de Agroecologia.

A nova coleção de Rico Bracco se chama HECUBUS, sendo uma extensão da coleção ÈREMO, que traz reflexões sobre mitos, os encontros e desencontros da religiosidade e da espiritualidade. A marca busca revisitar memórias e retratar a atmosfera do vilarejo onde nasceu Rico Bracco, Linha Blessmann Poente, no interior de Nova Roma do Sul na Serra Gaúcha. Nas composições, explora o visual bucólico do interior no conceito do neoromantismo, utilizando apenas matéria-prima natural, orgânica e certificada, seguindo um viés sustentável. Constrói peças com bastante franzido e volumes, laços e flores de seda. As flores em especial, fazem analogia com a espécie Canna Indica vermelha, presente na infância de Bracco. Para ele, através de nossas dores, florescemos.

Luan Valloto

Luan Valloto é um designer brasileiro, desenvolve um trabalho autoral e é reconhecido por ressignificar as técnicas manuais antigas e os materiais regionais. Elementos que vêm de toda nossa natureza e que, pelas mãos de Luan, transformam-se em produtos contemporâneos de forte expressão autoral.

A matéria-prima utilizada nas produções do ateliê vem da natureza, graças a uma ampla pesquisa de campo sobre materiais regionais. Assim, a riqueza e a diversidade dos biomas nativos são integrados em suas criações, num contato direto com a terra que inspira novas formas de vestir e relações saudáveis com o ambiente. O ciclo de vida dos produtos da marca envolve a matéria-prima natural ou reciclada, processos artesanais, produção local, conceito de atemporalidade, serviços e de reparos e ajustes, destinação correta de resíduos e descarte.

Altair Santo

A marca aborda a moda como obra de arte: funde linguagens e disciplinas. A estética de Santo valoriza a materialidade das roupas e colaborações. Através de uma troca criativa contínua, incentiva o diálogo como combustível da marca para continuar a se transformar numa comunidade de trabalho governada pela multidimensionalidade livre e colaborativa através de uma rede solidária com o artesãos do país.

Esta coleção, criada exclusivamente para o BEFW, revisita o desdobramento do projeto apresentado na Áustria. “ Da Tradição a Economia Criativa” com ousadia apresenta um guarda-roupa feminino misturando peças icônicas do guarda-roupa com o jeans e detalhes artesanais. A marca tem parceria com a ONG Canto Vivo e juntos desenvolvem esforços para a recuperação e preservação da vegetação local dos manguezais de Sergipe. Além disso, a marca também é parceira das ações do Instituto Fashion Revolution.

VB Atelier

A coleção Realezas traz como tema a importância da cultura africana e sua simbologia nas estampas, nas cores e formas, que influenciam a moda atual afro-brasileira. Isso pode ser observado na utilização de tecidos africanos nas peças de alfaiataria agregados aos símbolos regionais, nos acabamentos e nos acessórios. Uma moda autêntica, com modelagens exclusivas e técnicas artesanais, refletindo a cultura regional. Falar de moda afro é tentar sintetizar parte de uma cultura muito rica e vasta, resultado de uma política de afirmação que através da moda reforça esta identidade.

Trama Afetiva

A Trama Afetiva é uma plataforma de design social e regenerativo, que pesquisa design sobre inovação para resíduos da indústria têxtil e da moda. Desde 2020, atua na ressignificação de náilon de guarda-chuvas recuperados do aterro sanitário, que são transformados em roupas e/ou peças em crochê para instalações/exposições, envolvendo cooperativas de catadoras e catadores de resíduos sólidos, grupos produtivos de costureiras periféricas e também grupos de artistas-artesãos do crochê em situação de vulnerabilidade social.

Criada em 2016 por Jackson Araujo, Luca Predabon e Rogério Zé, a Trama Afetiva é um coletivo que se dedica a criar ações estruturantes para amplificar o sentido de economia regenerativa além da ressignificação de resíduos têxteis, colocando as pessoas no centro dos processos, potencializando discursos e corpos que a moda tem invisibilizado, promovendo protagonismo de corpos negros, corpos transvestigêneres, corpos gordos, corpos PCD’s e corpos privados de liberdade, por exemplo.

Sioduhi Studio

A coleção Amõ Numiã – Ontem, Hoje e Amanhã, representa as transformações feitas pelas “Amõ Numiã”, as primeiras mulheres, filhas do Ʉmʉkoho Mahsʉ (Criador do Universo). Na transmissão oral dos povos indígenas do Alto Rio Negro, as mulheres que dominaram miriã pʉ (flautas de jurupari), fundaram um matriarcado e lideraram o manejo do território e do universo por um período na história primordial.

Neste projeto a Sioduhi Studio, soma com as tecnologias manuais milenares das mulheres do Alto Rio Negro + de Manaus/AM e Ilha de Cotijuba/PA, cocriando um momento de celebração à mulheridade e memória das “Amõ Numiã” que representam o passado, presente e o futuro. Técnicas aplicadas na coleção: manipulação têxtil; tingimento natural e artesanal com tecnologia ManioColor®; técnicas de tranças e tear com fibra de tucum; tecido de algodão emborrachado de seringa da Datribu.

Projeto Algodão Paraíba 

O Projeto Algodão Paraíba — que reúne indústrias têxteis e de confecção, apresenta desfile com criações das empresas têxteis Companhia Industrial Cataguases, Dalila Têxtil, Ecosimple, Santa Luzia Redes, Decoração e Texpar (do grupo Unitêxtil). Criações das empresas de vestuário e acessórios representadas por D’Cotton, Dona Chica, Makano e Natural Cotton Color. As peças e acessórios estarão combinados entre si. Os calçados da Troppica estarão ao lado de outros originários do mercado popular da Paraíba.

O Projeto Algodão Paraíba engloba oito municípios na região do semiárido do Estado. Com mais de 600 hectares de área plantada, o projeto envolve cerca de 300 famílias de agricultores de assentamentos rurais e comunidades quilombolas organizados em cooperativa. O modelo de produção dos campos de algodão tornou-se referência em estudos de caso com tema relacionados a Arranjos Produtivos Locais (APL) e sustentabilidade já que o cultivo é feito mediante contrato de compra garantida pelos empresários.

PATROCÍNIOS E APOIO

A 7ª edição do BEFW tem patrocínio master da Lojas Renner, além do patrocínio do Mercado Livre e do copatrocínio da Vert e apoio do Sebrae Nacional, Senac, Palma, British Council e Vasart.

SERVIÇO:

7ª edição Brasil Eco Fashion Week – 7 a 9 de dezembro de 2023
Centro de Convenções Frei Caneca (4º andar)
R. Frei Caneca, 569 – Bela Vista, São Paulo – SP
Inscrições no Link
Programação completa – site BEFW: Link

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