A marca dobra volume de peças com rastreabilidade da fibra nacional e reforça compromisso com a moda consciente no Brasil
Após lançar suas primeiras camisetas com algodão rastreável em 2024, a Calvin Klein reforça seu compromisso com a moda responsável e amplia sua parceria com o movimento Sou de Algodão. A marca dobrou a utilização da fibra nacional com origem certificada nos últimos seis meses, e segue avançando na rastreabilidade de ponta a ponta da cadeia têxtil, da fazenda ao varejo, por meio do programa SouABR.
A partir da plataforma SouABR, que utiliza tecnologia blockchain, a Calvin Klein garantiu a rastreabilidade completa de mais de 48 mil peças de vestuário em menos de dois anos. Em 2025, o portfólio rastreável da marca cresceu não apenas em números, mas também em diversidade de categorias e parceiros da cadeia produtiva, abrangendo produtos como camisetas, camisas, jeans e underwear.
De 2024 para 2025, o número de fazendas fornecedoras aumentou de 39 para 49, espalhadas por cinco estados brasileiros (Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Piauí), com 50 produtores rurais envolvidos no processo; entre eles, nomes de destaque como os últimos três presidentes da Abrapa – Milton Garbugio, Júlio Busato e Alexandre Schenkel.
Além disso, os dados mostram uma evolução significativa nos volumes de matéria-prima com rastreabilidade:
- Fiação: de 411 mil kg para mais de 883 mil kg;
- Tecelagem: de 494 metros para quase 11 mil metros;
- Malharia: mais de 8,9 mil kg no total;
- Confecção: 47.214 peças.
Entre os parceiros industriais, estão empresas como a fiação Norfil, e as tecelagens Cataguases e Vicunha, que também aderiram à rastreabilidade e se comprometeram com a transparência promovida pela iniciativa.
A colaboração reafirma o compromisso da Calvin Klein com uma moda mais consciente, conectando-se a consumidores que priorizam a transparência e buscam gerar impacto positivo por meio de suas escolhas. “Ver uma marca global como a Calvin Klein ampliar seu portfólio de peças com algodão rastreável mostra que estamos avançando na construção de uma moda mais transparente e conectada com a origem. Essa parceria reforça nosso propósito de unir o campo à moda, e comprova que o consumo consciente e responsável já é uma realidade concreta para diversas marcas e consumidores”, reitera Gustavo Piccoli, presidente da Abrapa.