Você está aqui
Home > Destaque > COLOMBIAMODA + COLOMBIATEX 2023 DESTACAM A CIRCULARIDADE NA MODA

COLOMBIAMODA + COLOMBIATEX 2023 DESTACAM A CIRCULARIDADE NA MODA

Eventos acontecem simultaneamente de 25 a 27 de julho em Medellin, unindo passarela, conhecimento e feira de negócios

Segundo dados da Organização das Nações Unidas, as atividades do setor de moda e têxtil são responsáveis ​​por mais de 20% das águas residuais e 10% das emissões de carbono globalmente, somadas à poluição gerada nos mares e oceanos. No entanto, a consciência de gerar boas ações e o contexto macroeconômico atual têm permitido que os consumidores busquem alternativas de economia que ajudem o meio ambiente, e é assim que novos mercados, como o de roupas de segunda mão, impulsionados por plataformas digitais, cresceram até 450% entre 2016 e 2021.

Alinhado a sua proposta de transcender, o Inexmoda trará à Colombiamoda + Colombiatex 2023, diferentes estratégias que contribuem para a construção de uma indústria mais consciente, por meio de três eixos principais: Conexões Efetivas, Inspiração para Ação e Expressões da Moda. A Rota da Sustentabilidade, o Mercado Circular da Moda, a Biblioteca de Materiais e o Pavilhão do Conhecimento são alguns dos espaços que irão aproximar os participantes das novidades, estratégias, práticas e desafios que o ecossistema da moda tem para se manter competitivo e sustentável ao longo do tempo.

“Conhecemos os grandes desafios e oportunidades que o setor apresenta, por isso, lideramos processos com diferentes organizações para fortalecer e beneficiar o Sistema da Moda Colombiana e os atores que giram em torno dele. Nesta edição, vamos reafirmar o nosso propósito de circularidade como eixo central da transformação social, econômica e cultural da indústria”, expressou Manuela Gómez, diretora de Marketing e Comunicação do Inexmoda, instituto que há mais de 30 anos é responsável pelos eventos e pelo impulsionamento do setor de moda na Colômbia.

Nesta edição são esperados cerca de 12 mil compradores especializados, que poderão se conectar com mais de 400 expoentes da moda, desde suprimentos e têxteis até o produto acabado.

ROTA DA SUSTENTABILIDADE

Num percurso icônico, mais de 50 marcas poderão convidar os visitantes a conhecer as práticas que estão implementando para serem mais sustentáveis, destacando os seus projetos enquadrados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o impacto nas emissões de gases de efeito estufa, reciclagem, poupança de água e energia.

A principal aliada para este espaço será a Inter Rapidísimo, patrocinadora oficial da semana de moda na Colômbia, na qual pretende continuar a posicionar-se como uma empresa ambientalmente responsável. “Temos trabalhado em nossos objetivos de desenvolvimento sustentável em todas as nossas campanhas, queremos continuar com nosso compromisso ambiental e nada melhor do que ser patrocinador oficial da Colombiamoda + Colombiatex 2023 e patrocinador da Rota da Sustentabilidade. Com isso, queremos convidar empresas privadas a mostrar o caminho para um mundo melhor”, disse Sandra Otálora, gerente de Marketing da Inter Rapidísimo, empresa colombiana de logística e entregas expressas.

Na feira, outros aliados estão unidos pelo mesmo propósito: ser cada vez mais sustentável. Assim, nesta edição, a Hyundai, uma das marcas mais importantes do setor automotivo, inaugura um novo capítulo na história da mobilidade elétrica no país com uma experiência multimídia chamada Hyundai Mobility Experience, que aproximará o espectador de uma visão única de soluções de mobilidade do futuro, onde tecnologia e criatividade se unem para envolver o espectador por meio de audiovisuais, sons, movimento e toque.

Desfile Piel del Arból + La Petite Mort e Bretaña – Colombiamoda 2022 / Divulgação

PRIMEIRO MERCADO DE MODA CIRCULAR

Por sua vez, o primeiro Mercado de Moda Circular será uma das novidades desta edição da Colombiamoda. De mãos dadas com o Sistema Coca-Cola, formado pela Coca-Cola FEMSA e a Coca-Cola Company, será desenvolvido um cenário que busca tornar visível como as segundas chances na moda moldam a transformação da indústria, principalmente nos segmentos casual, esportivo, calçado, urbano e loungewear.

Segundo o Laboratório de Conhecimento Inexmoda em aliança com Raddar e Sectorial, o mercado de roupas de segunda mão foi fortalecido pelo consumo digital, registrando vendas de até 32% em Bogotá, 7% em Medellín, Cali com 6% e Barranquilla com 3%.

“Com esta aliança entre o Sistema Coca-Cola e o Inexmoda, vamos apoiar onze empreendedores que compartilham da nossa visão de um mundo sem desperdício e que buscam, assim como nós, fazer a diferença. Nesse sentido, o Mercado de Moda Circular, o primeiro da história da feira, soma-se aos esforços que promovemos há décadas e nos quais a circularidade tem sido protagonista. Continuaremos exaltando o valor das segundas chances, que se refletem em nossas garrafas, tanto de vidro quanto PET, para que completem seu ciclo e sejam reutilizadas, inclusive nas roupas da moda”, afirma Johana Cerpa, vice-presidente de Assuntos Jurídicos e Corporativos da Coca-Cola FEMSA Colômbia.

EIXO DE CONHECIMENTO

Este ano, as conferências do Pavilhão do Conhecimento e do Fórum de Tendências contarão com a presença de líderes e especialistas na área da circularidade, que apresentarão as oportunidades e os desafios que a moda tem para continuar a evoluir rumo a uma indústria mais consciente, social e ambientalmente.

No primeiro dia de evento, Jorge Rodríguez Ospina, gerente geral da Cueros Vélez, Yanet Londoño, presidente-executiva da Hermeco e Sebastián Diez, presidente-executivo da Inexmoda, falarão sobre como integrar estratégias de sustentabilidade e internacionalização.

Além disso, Claudia Bahamón, fundadora da Beclaword e do Sello de Moda Sustentável, Mauricio Rodríguez, presidente da CO2CERO, e Alejandro Crocker, designer, contarão, a partir de suas experiências, a verdade da moda sustentável, na quinta-feira, dia 27 de julho, às 12h20, no Pavilhão do Conhecimento. Este espaço terminará com a entrega dos Prêmios de Sustentabilidade, um reconhecimento a cinco empresas que se destacam pelas suas práticas sustentáveis ​​e circulares, nas vertentes ambiental, cultural, social e econômica.

BIBLIOTECA DE MATERIAIS

A Biblioteca de Materiais retorna como um espaço para atualizar os visitantes sobre materiais e novidades têxteis que prometem inovação para o futuro em diferentes setores. Além disso, nas passarelas da Colombiamoda 2023, estilistas e marcas apresentarão suas coleções com compromissos com a moda circular, sustentabilidade, inovação e transformação social.

“Colombiamoda + Colombiatex 2023, através de seus diferentes cenários, demonstrará que a moda é um motor de mudança em diferentes aspectos, entre os quais se destaca a circularidade como ferramenta para criar novas realidades e oportunidades na Colômbia e na região”, disse a diretora de Marketing e Comunicação do Inexmoda.

O Inexmoda espera reunir mais de 50 mil espectadores de todo o mundo em um espaço cheio de inspiração e expressões, contribuindo para a economia local com a geração de 4 mil empregos e um benefício econômico de US$ 10 milhões no país, mobilizando também ações para uma transição adequada do setor para a circularidade, transformando, em parceria com a Recimed, mais de 9 toneladas de resíduos gerados pela feira, em matéria-prima reciclável.

Desfile Malva X Andrés Pajón – Colombiamoda 2022 / Divulgação

PASSARELAS EM DESTAQUE

  • “Amazonas”, do designer Diego Guarnizo, com sua homenagem à selva colombiana (e brasileira) e um apelo ao cuidado dos recursos naturais e das florestas;
  • A Disney apresentará a coleção “Reflections of Wonder” com marcas locais para comemorar seus 100 anos de história;
  • A Orozco chegará junto com a Fundação Alma Rosa e a Vicunha Têxtil, com um apelo para a detecção precoce do câncer de mama;
  • Andrés Pajón celebrará seus 10 anos de maneira especial na semana de moda colombiana;
  • A marca de beachwear Chamela chega para mostrar seus designs exclusivos;
  • Mercedes Campuzano consolida sua proposta de guarda-roupa ao apresentar uma coleção que explora novos caminhos para o resortwear.

(Foto de Abertura: Desfile Feliza, Diego Guarnizo e Ministério da Cultura da Colômbia – Colombiamoda 2022 / Divulgação)

Deixe um comentário

Top