Maior evento de design e materiais sustentáveis ao setor coureiro-calçadista, moveleiro e confeccionista apresenta mais de mil novos produtos entre os dias 23 e 24 de janeiro
Nesta terça-feira (23), o Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre (RS), estará de portas abertas para receber os visitantes do Inspiramais 2025_I – Intergeracional, maior salão latino-americano voltado aos setores de couro, calçados, confecção, bijuterias e movelaria, reunindo 150 expositores.
Além dos estandes, o evento traz uma série de palestras e apresentações aos visitantes.
Promovido pela Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel), o Inspiramais tem o patrocínio do Sebrae Nacional.
CINCO GERAÇÕES COEXISTINDO
Nesta 29ª edição, o Inspiramais nos convida a pensar na questão “intergeracional”, pois pela primeira vez na história, temos 5 gerações coexistindo, com necessidades, desejos e preferências de compras diversos. O assunto será desdobrado na programação de palestras e tendências do evento, como no Conexão Inspiramais, apresentada por Walter Rodrigues, estilista e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do evento.
“A questão é: como conectar essas pessoas? Como proporcionar experiências de consumo satisfatórias para essa diversidade de consumidores?”, destaca Rodrigues, ressaltando que o etarismo foi o ponto de partida da pesquisa. “O Intergeracional não distingue idades, produz para pessoas de 10 a 85 anos. É uma moda para pessoas.”
PIRÂMIDE DE TENDÊNCIAS
Já consolidado no Inspiramais, o formato de pirâmide de tendências continua. Walter Rodrigues conta que nos 10% da pirâmide (topo), sob o tema Estimulante, estão materiais coloridos, excêntricos, com muitas texturas, volumes e brilhos, muito presentes nas coleções de grifes como Dries Van Noten, Sunnei, Paco Rabanne, Schiaparelli Haute Couture, Alexander McQueen, Valentino, entre outras. Já nos 30%, com tema Techform, aparece a contraposição, com materiais mais funcionais e linguagem mais neutra e discreta, superfícies lisas e acabamentos mais suaves, que trazem aspectos tecnológicos, como tingimentos feitos com bactérias e sem uso de recursos hídricos, por exemplo. Essa estética está presente em grifes como Loewe, Prada, Henrik Vibskov, Hermès, Dolce & Gabbana, entre outras.
Já os 60% da base da pirâmide, que vêm do tema Primal, da edição 2023, a pesquisa buscou incentivar técnicas de produção mais limpas, definindo um cenário no qual técnicas ancestrais deveriam servir de base para a “produção de materiais sedutores”. Segundo Rodrigues, com a amenização da pandemia, as pessoas entenderam a importância do toque, abrindo espaço para materiais com texturas diversas, de rugosos e mais rústicos aos mais delicados.
A cartela da pesquisa é composta por 30 cores, com destaque para as tonalidades de rosa, terrosos e azuis.
PREVIEW DO COURO 2025_II
O trio de especialistas – Walter Rodrigues, Marnei Carminatti e Ramon Soares -, apresentará no dia 24 de janeiro o Preview do Couro 2025_II – Periféricos, antecipando as inspirações e tendências em design do couro da próxima edição do Inspiramais, que acontece no segundo semestre de 2024.
A programação completa do Inspiramais 2025_I – Intergeracional pode ser conferida em: https://www.inspiramais.com.br/programacao