Você está aqui
Home > Destaque > COMO A DIGITALIZAÇÃO ESTÁ IMPULSIONANDO O CRESCIMENTO: VIABILIDADE FUTURA DA INDÚSTRIA TÊXTIL É DISCUTIDA EM PAINEL PRÉVIO DA TECHTEXTIL + TEXPROCESS 2024

COMO A DIGITALIZAÇÃO ESTÁ IMPULSIONANDO O CRESCIMENTO: VIABILIDADE FUTURA DA INDÚSTRIA TÊXTIL É DISCUTIDA EM PAINEL PRÉVIO DA TECHTEXTIL + TEXPROCESS 2024

Feiras acontecem simultaneamente de 23 a 25 de abril em Frankfurt, Alemanha, trazendo os lançamentos de ponta em maquinários e soluções aos setores têxtil e confeccionista

Como a digitalização está afetando a indústria têxtil em termos de inovação? Como pode a digitalização ser utilizada para enfrentar os desafios atuais do setor? Quais são os últimos desenvolvimentos? Como será o futuro digital da indústria têxtil? Em um painel de discussão antes das edições deste ano da Techtextil e Texprocess, especialistas consideraram estas e outras questões e fizeram uma antevisão das feiras comerciais, que acontecem de 23 a 26 de abril de 2024 em Frankfurt, na Alemanha.

A digitalização não conquistou, de forma nenhuma, um lugar nos processos de trabalho de muitas empresas. Um estudo realizado pelo Instituto Econômico Alemão em 2022 revelou que, por exemplo, apenas 31% das empresas alemãs são capazes de utilizar os dados de forma eficiente. No entanto, é essencial que as empresas melhorem a sua infraestrutura digital porque os regulamentos legais, como a estratégia da União Europeia (UE) para os têxteis sustentáveis ​​e circulares e o passaporte de produto digital associado, exigem um nível correspondente de digitalização. Ao mesmo tempo, a digitalização ajuda a satisfazer os requisitos de sustentabilidade dos clientes e parceiros, melhorando, por exemplo, a transparência da cadeia de abastecimento ou o cálculo de recursos. Assim, as empresas que desejam permanecer competitivas e produzir de forma eficiente e flexível não podem mais evitar as tecnologias digitais, pois a digitalização oferece soluções para muitos dos desafios que a indústria enfrenta atualmente.

“Os setores têm um enorme potencial de inovação, especialmente no domínio da digitalização. Só podemos concretizar isso por meio de uma troca internacional conjunta de informações. A indústria global reúne-se na Techtextil e na Texprocess, e o diálogo, a transferência de conhecimento, as inovações únicas e as soluções multifacetadas fortalecem empresas em sua jornada para o futuro”, disse Olaf Schmidt, vice-presidente de Têxteis e Tecnologias Têxteis da Messe Frankfurt.

ENFRENTANDO DESAFIOS COM A DIGITALIZAÇÃO

A digitalização ajuda as empresas a enfrentar os desafios que as suas indústrias têm atualmente e a permanecer competitivas. As empresas podem tirar partido dos desenvolvimentos digitais para combater a escassez de matérias-primas e de mão-de-obra, os custos de energia ou o aumento dos requisitos de sustentabilidade e produzir de forma mais eficiente, rápida, flexível, transparente e econômica.

“Os requisitos legislativos e de consumo em constante mudança, bem como a escassez de mão de obra e as condições comerciais mais difíceis devido a mudanças geopolíticas, colocam constantemente novos desafios aos fabricantes de vestuário e aos processadores de têxteis técnicos. Os fabricantes de máquinas, sistemas e soluções para processamento de materiais têxteis disponibilizam as alternativas necessárias. Por meio da digitalização e da automação para maior flexibilidade, sustentabilidade, qualidade e maior potencial do produto, ajudamos os nossos clientes na sua produção e, ao mesmo tempo, garantimos um impulso na inovação”, explicou Elgar Straub, diretor-geral da VDMA.

PESQUISADORES E INDÚSTRIA ESTÃO PROMOVENDO INOVAÇÃO

Embora muitas empresas já tenham digitalizado fases individuais das suas cadeias de processo, é essencial que toda a cadeia de valor têxtil seja digitalizada e todas as lacunas preenchidas para que a indústria possa concretizar plenamente o seu potencial.

“Cadeias de valor resilientes e sustentáveis ​​são vitais para a viabilidade da indústria têxtil no futuro, e a base para isso é a digitalização de todas as fases do processo. Para tal, os pesquisadores e a indústria devem trabalhar em estreita colaboração. Novas formas de cooperação, como a inovação aberta, garantem velocidade e eficiência”, disse o Prof. Thomas Gries.

DIGITALIZAÇÃO ABRE UM NOVO POTENCIAL

A digitalização oferta inúmeras novas oportunidades para tecnologias e produtos têxteis. E os últimos desenvolvimentos estarão em exposição na Techtextil e na Texprocess 2024. Lá, expositores internacionais apresentarão seus mais recentes lançamentos. O espectro abrange desde tecnologias de produção, passando por máquinas de processamento têxtil, fibras, fios e não-tecidos, até têxteis funcionais e inteligentes.

A variedade de indústrias em que os produtos são utilizados é única, dos setores médico e de mobilidade até a indústria da construção, em todas as áreas de aplicação. Além disso, a digitalização está fazendo a indústria têxtil avançar significativamente: os procedimentos de fabricação e processamento podem tornar-se mais eficientes, e os produtos inteligentes podem criar valor agregado.

Foto: Jean-Luc Valentin/Messe Frankfurt

Deixe um comentário

Top