Lançado pela Cora Design em parceria com a positiv.a, e-book gratuito mostra como cuidar melhor de roupas e calçados para que durem mais, incentivando o consumo consciente e a circularidade na moda
Em prol de um consumo mais consciente e valorização dos profissionais que trabalham na moda e dos cuidados com o planeta, a Cora Design, consultoria estratégica para sustentabilidade e inovação social na moda, e a positiv.a, maior marca ecológica de produtos de limpeza e autocuidado do Brasil, lançaram, durante o Brasil Eco Fashion Week 2023, o “Guia do Guarda-Roupa Sustentável”, um e-book completo sobre cuidados para as roupas, sapatos e acessórios durarem mais e o jeito certo de descartá-los.
O Guia tem como objetivo promover a economia circular e fortalecer uma rede que está atuando para que se vestir seja um ato de impacto positivo, considerando que a indústria da moda é responsável por 10% das emissões de Carbono no planeta, com a fase de uso sendo responsável por 24% das emissões de gases de efeito estufa, segundo dados da Unep (United Nations Environment Programme). Por este motivo, o setor está entre uma das principais áreas de foco da busca por sustentabilidade.
Estimular o cuidado das peças não é uma preocupação apenas no Brasil: na França, foi criado um sistema de subsídio, pagando-se para quem fizer reparos em roupas e calçados. O objetivo? Reduzir o desperdício e a poluição da indústria têxtil. Lá ou aqui, o resultado de tratar roupas e calçados como descartáveis é ver montanhas de roupas virando lixo.
E qual a importância de cuidar das nossas roupas para que elas durem mais? Essa é uma pergunta que, há algumas décadas, soaria óbvia – costuras e reparos eram comuns, afinal. Com o passar do tempo, no entanto, o trabalho de manutenção de nossas peças foi ficando de lado. Comprar roupas ficou mais barato e, para muita gente, elas se tornaram itens descartáveis. Uma lógica de consumo que, diante dos problemas socioambientais que estamos enfrentando, precisa mudar.
Retomando o hábito da manutenção, prolongamos o tempo de uso das peças e tomamos melhores decisões ao fim do período de uso. No lugar de descartar, circular.
Nessa linha, o material traz dicas valiosas e explica de uma forma simples e clara, quais cuidados devem ser adotados para prolongar a vida útil das roupas, sapatos e acessórios, o jeito certo de descartá-los, a importância da etiqueta, a melhor forma de lavar e higienizar, além de contar a origem de cada material e diferenças de produtos com nomes semelhantes.
Além da Cora Design e da positiv.a, duas empresas brasileiras certificadas pelo Sistema B, que indica uma rede de negócios de real impacto positivo, o projeto envolve outras 32 marcas. A lista de apoiadores evidencia o poder do coletivo para criar soluções que apoiem um presente e um futuro com mais sustentabilidade, menos desperdício e mais cuidado com as pessoas e o planeta.
Conheça as marcas apoiadoras e patrocinadoras:
Grupo Malwee, Linus, Ambiente Verde, Cotton Move, Yby Bank, Banco de Tecido, COMAS, Ideia Crua, DATERRA, Flavia Aranha, Demode, Korui, Caon Lingerie, Uhnika, Re, CÓS, Moda Limpa, Armário Coletivo, Guru de Brechó, Armários Revoltos, Revista Costura Perfeita, Change for Good, Voice, Is.Nau e Le Impact.
Apoio institucional : Fashion Revolution, Colabora Moda Sustentável, Sistema B, Instituto Akatu, Rio Ethical Fashion, Instituto Ecotece e Brasil Eco Fashion Week.