Você está aqui
Home > Fique por dentro > COMBATE AO TRABALHO INFANTIL REQUER AÇÕES CONCRETAS

COMBATE AO TRABALHO INFANTIL REQUER AÇÕES CONCRETAS

Cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estão envolvidos em trabalho infantil no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), reforça seu compromisso em contribuir ativamente para a erradicação do trabalho infantil.

“A ABVTEX está empenhada em promover uma cadeia produtiva mais ética e responsável, livre do trabalho infantil. Nosso compromisso é adotar medidas concretas para que as empresas atuem de acordo com os princípios éticos e legais estabelecidos”, afirma o diretor-executivo da entidade, Edmundo Lima.

O Programa ABVTEX – considerado o maior esforço setorial da cadeia de valor da moda no Brasil em prol da responsabilidade social, do compliance e na promoção do trabalho digno, combatendo o uso de trabalho análogo ao escravo, infantil e estrangeiro irregular por fabricantes e seus subcontratados – tem contribuído ativamente com o combate ao trabalho infantil.

Outra iniciativa da associação é o apoio ao curso oferecido pelo SENAI de capacitação para o jovem aprendiz, que oferece oportunidades de aprendizado e inserção no mercado de trabalho para jovens que estão iniciando suas carreiras, conforme determina a legislação brasileira.

“É essencial estabelecer políticas e diretrizes claras que imponham padrões mínimos de conduta em relação a essas práticas, bem como realizar ações de monitoramento pelas empresas e fiscalização pelo governo para assegurar a conformidade e as melhores práticas”, complementa Lima.

Deixe um comentário

Top