DIA DOS PAIS 2025: VESTUÁRIO LIDERA RANKING DE PRESENTES

Levantamento da YouGov mostra sinais de diversificação nesse mercado, com categorias como experiências e produtos para pets ganhando espaço

Mesmo com a liderança consolidada da categoria de vestuário (roupas e calçados), um novo levantamento da YouGov Brasil, multinacional referência em pesquisa de consumo online, revela mudanças sutis nas intenções de compra para o Dia dos Pais que podem representar grandes impactos financeiros. Categorias como alimentos, beleza e entretenimento recuaram discretamente, enquanto nichos emergentes, como produtos para pets e experiências personalizadas, começam a ganhar espaço. Para marcas e profissionais de marketing, captar esses movimentos com antecedência pode ser decisivo na hora de definir estratégias promocionais e de comunicação.

“Quando cada ponto percentual representa milhões em receita, não dá para ignorar nem as menores variações”, afirma David Eastman, diretor-geral da YouGov para América Latina. Ele destaca que uma queda de 0,6 ponto pode ser um problema de R$1,6 milhão e um ganho de 0,03 ponto, uma oportunidade de R$ 77 mil. “Quem enxerga esses sinais antes da concorrência sai na frente”, diz.

Na análise dessas mudanças, ainda que sutis, mas de impactos relevantes, foi levado em conta um ticket médio estimado em R$ 258 por presente (dados SPC Brasil & CNDL, 2023). Cada ponto percentual nas intenções de compra representa cerca de R$ 2,58 milhões por milhão de compradores ativos. Nesse cenário ficou claro que:

  • a categoria de alimentos e bebidas, que vinha em ascensão, recuou 0,63 ponto percentual, o que pode significar até R$1,6 milhão a menos em vendas;
  • já os ingressos para eventos cresceram modestamente (+0,03 ponto), o que pode representar R$ 77 mil adicionais para marcas que souberem explorar o nicho;
  • produtos para pets, até então irrelevantes nas datas comemorativas, aparecem no radar como uma categoria emergente, especialmente entre consumidores mais jovens.

Os dados oferecem oportunidades para marcas que se antecipam ao movimento, adaptando suas estratégias de marketing e posicionamento de mídia a essas mudanças de comportamento. Entre os principais resultados, Eastman aponta que:

  • roupas, calçados e bolsas continuam liderando a lista, com uma leve queda em relação a 2024. Ainda assim, representam mais de 21% das intenções de compra ajustadas para o Dia dos Pais;
  • alimentos e bebidas, além de produtos de beleza, permanecem no topo das preferências, mas perderam força – o que pode indicar saturação ou mudanças sutis de perfil do consumidor;
  • itens relacionados ao entretenimento (como jogos, livros e experiências) continuam relevantes, mas também registraram quedas pequenas, dentro da margem de erro;
  • presentes como equipamentos esportivos e cartões-presente mostram estabilidade ou leve crescimento, apontando para um público que valoriza praticidade e experiências personalizadas;
  • mesmo mudanças discretas, como 0,3 ou 0,5 ponto percentual, representam milhões de reais em movimento para o varejo. É um alerta para marcas que ainda estão definindo suas campanhas promocionais.

Em todos os estudos, ele volta a reforçar a importância das análises de variações, mesmo parecendo mínimas. “Cada ponto percentual de preferência por categoria pode representar centenas de milhões de reais circulando no varejo e isso é uma informação valiosa, tanto para marcas quanto para o comércio como um todo”, conclui.

METODOLOGIA

A ferramenta YouGov Profiles é alimentada por dados coletados diariamente por meio de pesquisas contínuas, com uma amostra robusta de mais de 70 mil brasileiros (o tamanho da amostra varia de acordo com o país). Os dados do Profiles Brasil são representativos em âmbito nacional e cuidadosamente ponderados por idade, gênero e região, garantindo alta precisão e relevância nas análises.