Com dois representantes de cada região do Brasil, pela primeira vez, o concurso irá promover uma final que abrange todo o país
O Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, concurso promovido pelo movimento Sou de Algodão e a Casa de Criadores, divulgou os 10 finalistas, no último dia 5 de julho. Pela primeira vez, a grande final será com dois representantes de cada região do Brasil. Além disso, o 3º Desafio bateu recorde de inscrições, com mais de 950, superando as duas primeiras edições juntas. Agora, os nomes revelados terão aproximadamente quatro meses para se preparar e desenvolver uma nova coleção.
“Estamos entusiasmados em anunciar os talentos que passaram para a próxima fase do concurso. Ter uma final com candidatos de todas as regiões do Brasil celebra a diversidade e a riqueza brasileira, dando oportunidade e visibilidade a estudantes que representam o futuro do setor. O 3º Desafio é uma forma de revelar novos nomes e promover a criatividade e a inovação na moda nacional”, comemora André Hidalgo, diretor da Casa de Criadores.
Durante a grande final, que deve acontecer em novembro deste ano, em uma edição presencial da Casa de Criadores, em São Paulo, os finalistas exibirão suas coleções em um desfile e, os três primeiro colocados vão receber produtos das tecelagens parceiras do movimento e um programa de orientação profissional, promovido por apoiadores do concurso. O grande vencedor será contemplado com um prêmio no valor de R$ 30 mil, e passará a integrar o line-up oficial da Casa de Criadores a partir da primeira edição do próximo ano. O professor orientador do primeiro colocado também será reconhecido com um prêmio: uma bolsa orientação no valor de R$ 10 mil, destinada à pesquisa sobre algodão. Em edições passadas, o Desafio revelou nomes como Mateus Cardoso, Dario Mittmann, Rodrigo Evangelista e Guilherme Dutra.
“Para nós, chegar em uma final com todas as regiões do nosso país, é sinônimo de vitória. Trabalhamos para que a moda nacional seja, cada vez mais, valorizada e reconhecida. E ficamos ainda mais felizes quando conseguimos juntar o nosso algodão brasileiro, que é uma fibra versátil e de qualidade, com o futuro do mercado”, comemora Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Abrapa e gestora do movimento Sou de Algodão.
Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa, acredita que os novos talentos revelados têm um compromisso fundamental com a responsabilidade ambiental, social e econômica ao trabalharem com o algodão nas coleções. “Esse envolvimento é crucial, pois eles são o futuro que continuarão a promover o uso desse recurso natural, reforçando a importância de uma moda mais consciente”, finaliza.
NÚMEROS DO 3º DESAFIO SOU DE ALGODÃO + CASA DE CRIADORES
Mais de 55% das inscrições são de estudantes do Sudeste, região com tradição no ensino de moda, e 2,4% são trabalhos do Norte.
Na fase da semifinal regional, foram 64 trabalhos, e os 25 jurados, todos profissionais da área da moda, avaliaram os estudantes de suas respectivas regiões. No Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Sul, foram 15 representantes cada, e o Norte teve quatro.
Cada trabalho contou com a ajuda de um professor orientador. Ao todo, foram 169 docentes, sendo 122 mulheres e 47 homens.
FINALISTAS POR REGIÃO
Centro-Oeste: Júlia Theophilo Dias de Lima, de Brasília (DF), do Instituto Federal de Brasília (IFB), orientada pela professora Rafaela Felipe Asmar / Lucas Fernando Rodrigues de Souza, de Goiânia (GO), da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), orientado pela professora Suely Moreira Borges Calafiori.
Norte: Fernanda Marcele Bastos Pereira, de Belém (PA), da Faculdade Estácio do Pará (FAP), orientada pela professora Clarisse Fonseca Chagas / Jose Bruno Silva Sacramento, de Belém (PA), da Universidade da Amazônia (Unama), orientado pelo professor Felícia Assmar Maia.
Nordeste: Artur Leovegildo de Oliveira Batista, de Crato (CE), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), orientado pela professora Cleonisia Alves Rodrigues do Vale / Natalia Ferreira de Souza Passos, de Salvador (BA), da Universidade Salvador (Unifacs), orientada pelo professor Maurício Portela.
Sul: Maria Fernanda de Oliveira dos Santos e Queren Pereira dos Santos, de Curitiba (PR), da UniSenaiPR, orientadas pela professora Amanda Calixto de Castro / Vitoria Schneider Antunes, de Porto Alegre (RS), da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RS), orientada pela professora Mariana Dourado Castro.
Sudeste: João Paulo de Freitas, do Rio de Janeiro (RJ), da Universidade Anhembi Morumbi, orientado pela professora Maria Fernanda Cintra / Laura Diniz Ferreira de Oliveira e Yohanna de Oliveira Pereira, do Rio de Janeiro (RJ), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), orientada pelo professor Walvyker Alves de Souza.