A ‘Consciência Circular’ foi protagonista durante os três dias da Colombiatex de las Américas 2023, com o propósito de promover a sustentabilidade do setor
Com mais de 27.000 visitantes, a Colombiatex de las Américas 2023 abriu a agenda da indústria têxtil-confeccionista da região, alcançando um público histórico que supera em 11% o indicador pré-pandemia de 2020, que foi de 24.300 pessoas. Da mesma forma, 18 mil compradores tiveram a oportunidade de fazer networking, ampliar seus conhecimentos e gerar novas oportunidades de negócios.
Na 35a edição da Colombiatex de las Américas, mais de 16 mil compradores nacionais de regiões como Antioquia, Cundinamarca, Santander e Valle del Cauca e 2 mil compradores de 21 países, incluindo Equador, Peru, México, Estados Unidos e Venezuela, expressaram sua satisfação com o evento. Oitenta e seis por cento deles afirmaram fechar negócios ou fazê-lo no curto-médio prazo, principalmente de países como Colômbia 79%, Peru 6% Equador 5%, Estados Unidos 2%, entre outros, de acordo com informações checadas pelo Invamer, instituto colombiano de pesquisa e assessoria de mercado.
“A Colombiatex de las Américas 2023 reflete o dinamismo e o potencial de crescimento da indústria da moda, ratificando nosso país como epicentro de conhecimento e relacionamento de toda a sua cadeia de valor. Somos testemunhas de que essas plataformas conectam a Colômbia a novos mercados, promovendo novas oportunidades de negócios”, afirma Sebastián Diez, presidente executivo do Inexmoda.
De acordo com a delegação convidada pelo Ministério do Comércio, Indústria e Turismo, através do ProColombia, e que integrou 274 empresas de 17 mercados, reportou parcialmente compras imediatas no valor de cerca de US$ 6 milhões.
Os empreendedores do Sistema Moda refletiram a importância da ‘Consciência Circular’ na indústria, por meio de processos e práticas cada vez mais sustentáveis, como água limpa e saneamento, energia acessível e não poluente, produção e consumo responsáveis, entre outros. A Rota da Sustentabilidade contou com a participação de 85 empresas expositoras, que destacaram suas inovações e contribuições para o cuidado com o meio ambiente. Da mesma forma, as tendências foram protagonistas por meio do tradicional ‘Fórum de Tendências’, com um total de 15 conferências.
“Para esta edição, os visitantes destacaram a ‘Biblioteca de Materiais’, um novo espaço da feira, no qual visitantes, expositores e compradores conheceram têxteis e insumos sustentáveis que podem ser aplicados na criação de peças de vestuário e confecções”, afirma Maite Cantero, coordenadora de Pesquisa e Inovação do Inexmoda.
Por sua vez, o Pavilhão do Conhecimento Inexmoda-Sapiencia permitiu que os empresários se atualizassem sobre os temas mais relevantes do Sistema Moda, evidenciando a importância da tecnologia e das tendências do vestuário e do consumo. Durante os três dias, este espaço icônico da feira recebeu um total de 4.000 participantes presenciais e 20.000 pessoas conectadas via streaming, que puderam acessar 27 conferências gratuitas de especialistas e líderes do setor. “A Agência de Ensino Superior de Medellín – Sapiencia, participa da feira como um elo entre a academia e a indústria da moda através do Pavilhão do Conhecimento. Assim construímos o futuro para nossas gerações em um ambiente saudável e próspero”, afirmou diz Carlos Alberto Chaparro, CEO da Sapiencia.
A Colombiatex de las Américas 2023, também foi o espaço de socialização das novas feiras que serão realizadas no país. A Inexmoda e a Messe Frankfurt – grupo líder na realização de feiras globais – apresentaram a ‘Heimtextil Colombia’ no âmbito da Colombiatex de las Américas, a feira que impulsionará as categorias de decoração e casa no continente. O evento de negócios acontecerá de 23 a 25 de abril de 2024 na cidade de Medellín e contará com mais de 100 expositores de 21 países e 4.000 compradores e visitantes.
A feira não só fomentou relacionamentos e negócios entre os atores mais relevantes do Sistema da Moda, como também gerou um impacto positivo para Medellín, cidade-sede do evento Feira. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Medellín, o gasto com turismo (entre todas as categorias de gastos) é estimado em aproximadamente US$ 12,2 milhões.
Da mesma forma, 49,4% dos participantes eram habitantes locais de Medellín e Região Metropolitana, enquanto 36,3% eram turistas nacionais e 14,3% turistas estrangeiros. Por sua vez, segundo a Associação Colombiana de Hotelaria e Turismo (Cotelco), a ocupação hoteleira de segunda-feira, 23 de janeiro a quarta-feira, 25 de janeiro, foi de 87,1%.
Foto: Divulgação / Inexmoda