Por Thierry Coutinho e Victoria Bastos*
O medo de mudanças ocasionadas por máquinas não é recente, mas já estava presente nas primeiras revoluções industriais que marcaram o surgimento do design moderno. Um dos temores era justificado pela possibilidade de que essas máquinas, quando integradas aos processos produtivos, pudessem suplantar o trabalho humano, sobretudo em setores como a indústria têxtil. Passados mais de dois séculos, o assunto retorna, desta vez relacionado aos avanços das inteligências artificiais (IAs), atualmente já empregada em diversas áreas do conhecimento.
A Midjourney é uma plataforma de IA que transforma descrições de texto em imagens. Há pouco tempo, o seu uso foi amplamente discutido quando circulou pela Internet imagens criadas pelo designer Pablo Xavier, na qual o Papa Francisco aparece vestindo uma jaqueta puffer branca, uma tendência de moda no momento. Diante disso, qual seria a relação entre as IAs e as áreas da indústria criativa, como o Design de Moda?
As IAs podem ajudar os designers a criar e personalizar novos designs, fornecendo informações com base nas preferências do consumidor e nas tendências do mercado. Os algoritmos de IA podem analisar dados como mídias sociais, pesquisas on-line e padrões de vendas para prever as últimas tendências da moda. Outro benefício diz respeito à otimização do processo produtivo, prevendo a demanda por diferentes produtos, gerenciando o estoque e reduzindo o desperdício. Robôs operados via IA podem ser usados para automatizar tarefas, como corte, costura e embalagem, economizando tempo e reduzindo os custos de produção.
Além de criar e produzir, as IAs são capazes de auxiliar a comunicação e a comercialização de produtos e ideias de design, ajudando empresas a criar campanhas de marketing mais personalizadas e analisando dados do consumidor, como histórico de compras, comportamento de navegação e atividade de mídia social. As empresas podem usar essas informações para atingir públicos específicos com mensagens e produtos relevantes. Quanto às vendas, os chatbots com IA têm a capacidade de fornecer atendimento e suporte ao cliente, respondendo a perguntas e fornecendo recomendações aos clientes. Isso pode ajudar a melhorar a satisfação do cliente e aumentar as vendas.
No entanto, é importante que haja um balanço entre a velocidade com a qual as IAs produzem informações e o volume de produção e consumo, em um momento em que a sustentabilidade e o consumo consciente se tornam pautas e ações cada vez mais prioritárias. É fundamental que as empresas considerem as implicações éticas de seu uso de IA e trabalhem para mitigar quaisquer impactos negativos, estejam eles relacionados aos danos ambientais ou a exploração da mão de obra empregada na práxis do design de moda.
No geral, a IA tem o potencial de transformar a indústria da moda de várias maneiras. Ao alavancar as tecnologias que fazem uso desse tipo de inteligência, as empresas de moda podem criar produtos e serviços mais eficientes, sustentáveis e personalizados.
AUTORES:
Thierry Coutinho é doutor em Comunicação e Analista dos cursos de Design da Faculdade SENAI CETIQT. Victoria Bastos é mestre em Design e Coordenadora do curso de Design do SENAI CETIQT.