Por meio de webinars, startup auxilia varejistas com capacitação voltada para a conformidade regulatória
A startup Etiqueta Certa, especialista em conformidade regulatória de etiquetas para produtos têxteis, firma parcerias com grandes varejistas do Brasil para promover a capacitação do setor têxtil. O objetivo é ensinar sobre as leis de etiquetagem do país, garantindo a conformidade das etiquetas com as normas – reduzindo assim, as devoluções e perdas de produtos irregulares.
A iniciativa surge em um momento crítico para a indústria, que enfrenta diversos desafios relacionados à conformidade regulatória e à necessidade de reduzir os leads times de produção. As devoluções de produtos com etiquetas irregulares impactam a lucratividade e geram um desperdício significativo de recursos, e, pensando em reverter esse cenário, a Etiqueta Certa promove webinars que fornecem conhecimento acessível e prático para os profissionais da área.
“Cerca de 50% dos apontamentos de defeitos nas inspeções de qualidade das principais marcas varejistas de moda são por conta de erros nas etiquetas. Ao observar os processos nos magazines, identificamos que o lead time médio de desenvolvimento e aprovação de um layout novo de etiqueta envolvendo fornecedor e varejista pode chegar a duas semanas, o que é impensável na dinâmica do fast fashion; usando o sistema Etiqueta Certa, esse tempo reduz para 40 segundos”, afirma Karine Liotino, CEO da Etiqueta Certa.
A parceria, já iniciada com a Marisa e outra grande varejista de moda, destaca a importância da iniciativa. Ambas as varejistas, reconhecidas por seu compromisso com a qualidade e a transparência, se uniram à Etiqueta Certa para capacitar seus fornecedores nacionais e internacionais.
Nos webinars já realizados, mais de 350 profissionais representando fornecedores do Brasil e da Ásia participaram. Os tópicos abordados incluíram as principais legislações sobre etiquetagem no Brasil, e dicas práticas para garantir a conformidade. A expectativa é que, com a continuidade dessas capacitações, os varejistas consigam não apenas reduzir as devoluções, mas também melhorar a experiência do consumidor.
“Na Marisa, consideramos os webinars de capacitação da Etiqueta Certa fundamentais para garantir que tanto nossos fornecedores quanto nosso time estejam atualizados com as leis nacionais vigentes e as melhores práticas do mercado. Esses treinamentos nos permitem atuar de forma preventiva, evitando problemas e garantindo que nossos produtos estejam sempre em conformidade. Essa iniciativa não só fortalece a operação do varejo, como também contribui para o desenvolvimento do setor têxtil como um todo”, afirma Wagner Maciel, coordenador de qualidade da Marisa.
Karine Liotino reitera que a startup pretende expandir essas parcerias e incluir mais varejistas no programa, ampliando o alcance da capacitação e contribuindo para um mercado têxtil mais sustentável e responsável. Com a crescente demanda por transparência e responsabilidade nas cadeias produtivas, a iniciativa se mostra promissora para a melhoria da conformidade e a redução de perdas no setor.